Capa da Publicação

Natasha Romanoff: Tudo sobre a Viúva Negra da Marvel

Por Gus Fiaux

Uma das grandes personagens popularizadas pelo Universo Cinematográfico da Marvel, a Viúva Negra é uma figura com uma rica e importantíssima história nos quadrinhos, tendo começado sua carreira como vilã e passado por uma grande jornada de redenção, até se tornar uma das heroínas mais valorosas que já estiveram nos Vingadores.

Conhecida por muitos nomes — desde Natalia Romanova até a versão “americanizada”, Natasha Romanoff –, a personagem tem muitas semelhanças com sua contraparte do MCU, mas também muitas diferenças, além de ser aliada de vários heróis inusitados nas HQs. Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a Viúva Negra!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores da Viúva Negra

Em janeiro de 1964, chegava às bancas norte-americanas a 52ª edição da HQ Tales of Suspense, título que na época era estrelado pelo Homem de Ferro. A revista conta com a primeiríssima aparição da Viúva Negra nas histórias da Marvel Comics, tendo sido uma criação de Stan Lee e dos ilustradores Don Rico e Don Heck.

Embora hoje tenha sido popularizada como uma grande heroína a serviço de agências como a S.H.I.E.L.D. e grupos como os Vingadores, a espiã era inicialmente uma grande vilã soviética, que tentava roubar e sabotar planos do governo norte-americano e de Tony Stark, que era visto como uma grande ameaça pela KGB. Só depois a personagem ganhou sua trama de redenção.

Imagem de capa do item

Natasha Romanoff: Origens

Antes de adotar o nome "americanizado" Natasha Romanoff, a espiã que nós conhecemos como Viúva Negra era Natalia Alianovna Romanova, uma mulher treinada, desde jovem, pela Sala Vermelha, uma organização com laços com a KGB, que treinava jovens mulheres para se tornarem assassinas e espiãs letais para servir ao governo soviético.

Quando jovem, Natalia foi casada como Alexi Shostakov, sem saber que ele era, na verdade, o Guardião Vermelho, um grande herói soviético. Em algumas versões da história da personagem, ela teria sido uma bailarina, já em outros retcons, isso não passa de uma série de memórias implantadas em Natalia para lhe garantir um disfarce apropriado.

Em seus primeiros anos, ela foi enviada aos Estados Unidos para se infiltrar e sabotar projetos norte-americanos. Eventualmente, a personagem passa por uma trama de redenção e é convidada pelo Capitão América para se unir aos Vingadores. Com isso, Natasha Romanoff se torna uma genuína aliada para os americanos, ajudando a enfrentar vários vilões e agentes secretos.

Imagem de capa do item

Equipes da Viúva Negra

Durante boa parte de sua história, a Viúva Negra participou de diversos grupos heroicos nos quadrinhos. Ela surgiu como uma aliada ocasional para os Vingadores, mas logo se tornou uma integrante oficial da equipe, ao lado de um grupo de ex-vilões, como o Gavião Arqueiro, o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate.

A personagem sempre teve uma forte ligação com os Heróis Mais Poderosos da Terra, participando de várias "subdivisões" da equipe, como os Novos Vingadores, os Poderosos Vingadores durante a Guerra Civil e uma equipe tática chamada de Vingadores Secretos. Mais recentemente, ela se juntou aos Vingadores Selvagens.

Ela também fez parte da formação original dos Campeões, um grupo que surgiu na década de 70 e que contava com membros "inusitados". Outras de suas participações incluem: os Heróis de Aluguel, a Brigada Infinita, os Cavaleiros Marvel e também as Senhoras Libertadoras. Por fim, a espiã também tem afiliação com a S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

Parcerias da Viúva Negra

Apesar de ter feito parte de diversas equipes ao longo dos anos, a Viúva Negra também é muito lembrada pelas parcerias estabelecidas com heróis específicos. Em seu início nas HQs, ela era uma grande aliada do Gavião Arqueiro, e ambos começaram sua carreira como vilões recorrentes do Homem de Ferro, antes de se tornarem membros dos Vingadores.

Posteriormente, Natasha aparece em várias aventuras do Capitão América - que a ajudou a encontrar redenção - e do próprio Homem de Ferro. Na década de 70, a espiã começou uma parceria longa com o Demolidor, e isso acabou desenvolvendo um romance entre os dois. Até hoje, ela nutre um grande carinho pelo Homem Sem Medo.

Em fases mais recentes, a personagem se tornou muito próxima do Soldado Invernal, inclusive, alguns retcons contam como ela foi treinada por ele, quando ainda estava na Sala Vermelha. Os dois também tiveram um romance atribulado, e vez ou outra se esbarram e se ajudam nas HQs. Outra parceria que não deve ser esquecida é com Jessica Drew, a Mulher-Aranha.

Imagem de capa do item

Outras Viúvas Negras

Assim como no cinema, o programa das Viúvas Negras na Sala Vermelha desenvolveu não apenas a heroína que conhecemos, mas diversas assassinas letais, que serviam como espiãs ao redor do mundo. A maior parte delas não foi explorada nos quadrinhos, mas há algumas que se destacam Stefanya Melnikova, Anya Derevkova e Yelena Belova.

De todas essas, Yelena é a mais famosa, tendo passado anos como uma vilã e rival para Natasha. Após sua apresentação no Universo Cinematográfico da Marvel, a personagem passou por uma reformulação nas HQs, adotando o codinome Viúva Branca e se tornando uma aliada para Natasha, enquanto tentam libertar as Viúvas Negras que ainda são reféns da Sala Vermelha.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de Natasha Romanoff

Nos quadrinhos - diferente de sua contraparte cinematográfica -, a Viúva Negra sofreu testes e experimentos nas mãos do governo russo, e recebeu uma variante do soro do supersoldado, embora muito menos poderoso que a versão original, pertencente ao Capitão América. Com esse soro, ela possui uma longevidade maior e atributos físicos levemente sobre-humanos.

Natalia Romanova é expert em diversos tipos de luta, como judô, boxe, aikido, savate e caratê, além de ser uma acrobata e bailarina profissional. A personagem tem proficiência com diversos tipos de armas brancas e de fogo, além de ser uma mestre dos disfarces, detetive, estrategista e saber táticas de espionagem. Ela também é poliglota, tendo domínio de mais de seis idiomas.

Imagem de capa do item

Adaptações de Natasha Romanoff

Fora dos quadrinhos, Natasha Romanova já teve diversas adaptações ao longo dos anos. Para começar, há dois livros focados na personagem, escritos por Margaret Stohl, sendo eles Vermelho Eterno e Vingança Vermelha, ambos já publicados no Brasil. Além disso, a personagem quase teve um filme solo pela Lionsgate, que teria David Hayter como diretor, antes de ser cancelado.

Nas animações, a personagem já apareceu nas séries: Esquadrão de Heróis, Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, Avengers Assemble, Ultimate Homem-Aranha, Marvel Future Avengers e muitos outros, além dos filmes animados Os Supremos, Os Supremos II, Vingadores Confidencial: Viúva Negra e Justiceiro e Homem de Ferro: A Batalha Contra Ezekiel Stane.

Nos jogos, sua presença também é muito extensa, sendo jogável em títulos como Super Hero Squad Online, Marvel Ultimate Alliance (PSP), Contest of Champions, Strike Force, Future Fight, LEGO Marvel Super Heroes, Marvel's Avengers, LEGO Marvel's Avengers, Marvel vs. Capcom: Infinite e diversos outros. A personagem também inspirou duas skins no Fortnite.

Imagem de capa do item

Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel

Além de suas adaptações pregressas, a Viúva Negra ganhou uma grande participação no Universo Cinematográfico da Marvel, tendo aparecido pela primeira vez em Homem de Ferro 2, de 2010. De lá para cá, a heroína esteve em oito filmes (e uma cena pós-créditos de outro), o último destes sendo o próprio filme solo da personagem, lançado em 2021.

A personagem é interpretada por Scarlett Johansson e sua história é bem parecida com os quadrinhos: ela originalmente era uma agente russa que se tornou vilã, mas quando a conhecemos, ela já é uma espiã a serviço dos EUA e da S.H.I.E.L.D.. Na versão cinematográfica, ela é uma das fundadoras dos Vingadores e esteve presente em todos os filmes da equipe até agora.

A heroína teve um grande arco ao longo de seus onze anos de participação nos filmes do MCU, tendo se sacrificado em Vingadores: Ultimato de modo a garantir que os heróis tivessem a chance de derrotar Thanos de uma vez por todas. Seu filme solo, por sua vez, é situado entre os eventos de Guerra Civil e Guerra Infinita, e apresenta a nova Viúva Negra da franquia, Yelena Belova.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux