Capa da Publicação

Os 10 melhores momentos entre Naruto e Sasuke

Por Melissa de Viveiros

Naruto e Sasuke são a principal base da obra de Masashi Kishimoto. Enquanto a construção de sua amizade ao longo da fase clássica é parte fundamental da jornada do protagonista, sua separação é tão significativa que marca o fim dessa primeira parte. Sua relação conturbada, mesmo enquanto distante, não deixa de ter grande peso no crescimento e desenvolvimento do personagem principal, com suas tentativas de encontrar seu amigo e trazê-lo de volta a um caminho melhor se tornando parte principal de sua motivação.

Ao longo desses altos e baixos, a dupla protagonizou alguns grandes momentos, seja lutando lado a lado ou se enfrentando. Nesta lista, selecionamos os 10 melhores momentos entre Sasuke e Naruto!

Imagem de capa do item

Treinamento

A rivalidade de Naruto e Sasuke marca muito de toda a série. Embora se torne bem mais violenta com seus confrontos se tornando mais diretos, a princípio a competição se manifesta principalmente nas tentativas dos dois de se melhorarem. Ambos dão o seu melhor visando não ficar para trás, o que os leva a crescer e evoluir cada vez mais.

Um dos momentos mais significativos nesse aspecto é o treinamento da dupla no País das Ondas. Após o encontro inicial da equipe com Zabuza, Kakashi decide que melhorar o controle de chakra dos três é essencial. Sakura imediatamente é bem sucedida no teste, o que deixa Naruto e Sasuke disputando entre si para dominarem a técnica antes do outro.

Inicialmente, Sasuke se sai melhor. Logo, porém, Naruto o ultrapassa, melhorando rapidamente ao seguir os conselhos de Sakura. O Uchiha pergunta a ele o que a garota havia contado a Naruto, e os dois continuam se esforçando para chegarem ao topo de suas respectivas árvores.

O momento também mostra um pouco da amizade dos dois. Ao fim de tudo, com ambos exaustos, os garotos se apoiam enquanto retornam a seu sensei e colega de equipe.

Imagem de capa do item

Batalha na ponte

Toda a saga no País das Ondas é bastante marcante para os dois. Isso porque a relação deles já teve algum tempo para se desenvolver, mas muda ainda mais durante esse período. Entre todo desenvolvimento, uma das cenas mais marcantes é quando Sasuke arrisca sua própria vida protegendo Naruto de Haku.

Na cena, os dois se esforçam para enfrentar o companheiro de Zabuza em sua prisão de espelhos. Vendo que o Sharingan dava vantagem ao Uchiha, Haku decide matar Naruto primeiro. Para protegê-lo, Sasuke usa seu próprio corpo como escudo.

O protagonista questiona o porquê, enquanto Sasuke é atingido pelas agulhas, ao que seu rival responde apenas que seu corpo havia se movido sozinho. Com seus pontos vitais sendo atingidos, ele parece morrer, o que torna o momento ainda mais emocional, tanto para seu amigo, quanto para os espectadores.

Imagem de capa do item

O primeiro encontro com Orochimaru

Orochimaru se mostrou como um dos grandes vilões da série, tendo agido como catalisador de alguns grandes momentos. Mesmo sua primeira aparição é bastante notável, mas ainda que ele se destaque, Naruto e Sasuke também têm seu momento de brilhar.

A princípio, o protagonista havia se separado de seu time quando eles foram atacados pelo vilão. Assim, Sasuke tenta enfrentá-lo, mas logo percebe que seu adversário está muito acima de seu nível. Prestes a desistir em busca de sobreviver e manter seus companheiros vivos, o Uchiha é interrompido por seu rival, que o impede de fazê-lo.

Naruto não perde tempo e enfrenta Orochimaru diretamente, conseguindo até derrotar a cobra gigante que ele havia invocado. Fazendo referência a um momento anterior dos dois, o personagem pergunta se Sasuke estava com medo, o chamando de gatinho medroso. Apesar disso, ele acaba sendo derrotado.

No fim, mesmo diante dessa derrota, o último Uchiha se sente inspirado pelas ações de seu amigo. Ele volta para a luta determinado, impressionando o antagonista com suas habilidades. No fim, isso resulta em Sasuke recebendo a Marca da Maldição, mas esse não deixa de ser um ótimo momento dos dois, em que a dupla principal se inspira e se protege, mesmo através de sua competição.

Imagem de capa do item

A luta no hospital

Apesar de a dupla melhorar e crescer junta, eventualmente seus caminhos começam a divergir. Seu primeiro conflito realmente notável ocorre no telhado de um hospital, onde eles se enfrentam abertamente. Os dois chegam a utilizar suas maiores técnicas, o chidori e o rasengan um contra o outro, apesar do risco real que elas apresentam.

A briga é gerada por inveja da parte de Sasuke, que sente que ficou para trás graças aos avanços de Naruto. Embora o Uchiha ainda esteja se recuperando, ele desafia seu rival a uma luta. Inicialmente, a proposta é recusada, mas eles acabam se enfrentando. As coisas se tornam bastante sérias depressa, e é preciso que Kakashi os interrompam antes que eles machuquem Sakura ou a si mesmos.

No fim, o confronto torna tudo pior. Quando a briga acaba, Sasuke se torna ainda mais ressentido, principalmente após perceber o dano causado pelo rasengan de seu oponente.

Imagem de capa do item

Confronto no Vale do Fim

A rivalidade dos dois atinge seu clímax quando Sasuke decide deixar a Vila. Ainda que seja uma decisão dele, há um esforço por parte dos ninjas de Konoha de o resgatarem, acreditando que ele havia sido levado pelos ninjas do som à força.

Finalmente, Naruto o alcança no Vale do Fim. O confronto dos dois é intenso, muito além dos poderes. Eles utilizam toda sua força um contra o outro, mas ainda que pareça que exista uma inimizade crescente, fica claro que não é simples assim.

É apenas nesse ponto que a dupla reconhece sua amizade diretamente. Ainda que não entenda a motivação do protagonista à princípio, Sasuke acaba entendendo que Naruto o vê não apenas como um amigo, mas como um irmão. Esse não é o fim da história dos dois, embora seja o fim de um capítulo. Todo o confronto é significativo o suficiente para fazer do momento o último grande evento da Parte I de Naruto.

Imagem de capa do item

Reunião

Se o Vale do Fim apresenta a conclusão de uma parte da história com um grande momento, a reunião dos dois em Naruto Shippuden é igualmente marcante. Apesar do tempo que se passa, o Time 7 não desiste de Sasuke. Eventualmente, isso leva ele e Naruto a se reunirem.

O momento é extremamente tenso. Quando finalmente a equipe chega até o Uchiha, fica claro o quão emotiva a reunião é, apesar disso. Ainda que Naruto e Sakura se emocionem, Sasuke não demonstra qualquer reação. Quando ele decide se aproximar de seu antigo amigo, o pupilo de Orochimaru faz um movimento que sugere um abraço -- mas que logo se mostra como uma ameaça.

Aqui, a rivalidade dos dois realmente se afasta da amizade. Embora Naruto seja insistente, Sasuke se recusa a deixar a escuridão de lado. A icônica cena que mostra essa mudança se tornou uma das mais marcantes de toda a série.

Imagem de capa do item

Time 7 Reunido

Apesar de não ser protagonizado apenas por Naruto e Sasuke, a reunião do Time 7 é outro momento incrível da franquia. Depois de seu confronto inicial no começo da fase Shippuden, leva tempo até que os caminhos dos dois se cruzem novamente e eles lutem lado a lado. Como esperado, isso torna o ocorrido bastante significativo, não só para ambos como para a história em si.

Isso só acontece durante a Quarta Guerra, após Sasuke decidir mudar seu caminho. Voltando a buscar proteger a Vila da Folha, o Uchiha fica mais uma vez ao lado de seus antigos companheiros. Apesar da desconfiança demonstrada pelos outros ninjas da geração mais jovem da Vila da Folha, Naruto apoia seu antigo amigo, confiante na sinceridade de sua escolha.

A cena vinha sendo aguardada pelos fãs havia anos, já que todos queriam que a equipe do protagonista conseguisse superar suas desavenças e caminhar unida mais uma vez. Apesar disso, a mudança de lado de Sasuke não agradou a todos, principalmente por ele subitamente decidir declarar que ele se tornaria o próximo Hokage. Mesmo considerando isso, não deixa de ser um momento de grande importância para a história.

Imagem de capa do item

O Sábio dos Seis Caminhos

A Quarta Guerra se mostrou bastante duradoura, e mesmo após a reunião no campo de batalha, os dois acabam se separando novamente. Madara não é um oponente qualquer, e entre colocar seus planos em prática conseguindo capturar as Bestas com Caudas e usar seus próprios poderes e habilidades extraordinários, o antagonista deixa ambos à beira da morte.

É nesse estado que ambos encontram o Sábio dos Seis Caminhos. Ele revela sua história, contando sobre seus filhos Asura e Indra, bem como sua mãe, Kaguya. Hagoromo também conta que Naruto e Sasuke são as reencarnações de seus filhos, sendo a geração mais recente de um conflito que vinha ocorrendo há centenas de anos.

Além de dar um contexto maior para o confronto dos dois e seu profundo laço, a cena é importante para estabelecer o caminho adiante. Embora não estejam juntos, os dois passam por experiências semelhantes, terminando da mesma forma ao receber metade dos poderes de Hagoromo. Daí em diante, porém, depende deles como seguir em frente -- quebrando o ciclo de ódio que os unia ou desbravando um novo caminho.

Imagem de capa do item

A Última Batalha no Vale do Fim

A reunião do Time 7 foi bastante aguardada, e muitos queriam ver Sasuke e Naruto reforjarem sua amizade enfim. Ainda assim, algo igualmente aguardado era um novo confronto entre os dois, finalizando a disputa iniciada ainda na fase Clássica da série. Isso só ocorreu bem ao fim da história, depois da Guerra e com Madara e Kaguya ambos derrotados.

Quando isso ocorre, porém, o resultado é mais que equivalente ao que se esperava. O protagonista e seu grande rival retornam ao Vale do Fim para uma última batalha, que começa com uma troca de socos semelhante à seu confronto de anos atrás. A situação rapidamente escala, e dados os enormes poderes que ambos conseguiram, a luta se torna grandiosa. Eles se enfrentam até não possuírem mais chakra, revertendo ao taijutsu mais uma vez.

Reunindo suas últimas forças, eles se atacam mais uma vez, colocando chidori contra rasengan. É apenas então que a luta é concluída, de modo tão reminiscente aos primeiros confrontos dos dois.

Imagem de capa do item

Reconciliação

O resultado do confronto é um momento tão marcante quanto a batalha em si. Depois de se enfrentarem com tudo que tinham, os dois passam um tempo desacordados até recobrarem os sentidos e perceberem a enorme destruição que causaram no Vale do Fim. A dupla não fica em estado melhor que o local. Como resultado do embate direto entre o rasengan e o chidori, ambos perdem um braço, além de acordarem incapazes de se mexer.

Mas as consequências da luta vão muito além do físico, principalmente porque esse momento permite a eles conversarem abertamente, talvez em parte graças à inabilidade de se moverem. Pela primeira vez, Sasuke de fato escuta a explicação de Naruto sobre o porquê de ele se importar tanto e não ter desistido dele apesar de tudo. Entre momentos acordados e inconscientes, o Uchiha percebe seu desejo de retornar a seus companheiros, admitindo pela primeira vez que precisa tanto de seu amigo quanto o contrário.

A cena é bastante emotiva, mas se torna ainda mais quando o ninja renegado revela que pretende tirar a própria vida para pagar por seus crimes, ao que Naruto responde que não irá permitir. O apoio incondicional leva Sasuke às lágrimas, e ele reflete sobre o modo como os dois vieram a entender os sentimentos um do outro. Depois de uma longa jornada, ele finalmente entende seu melhor amigo, algo que permite a ele deixar a escuridão para trás e encontrar um futuro melhor.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_