Capa da Publicação

Naruto: As mortes mais tristes do anime

Por Gabriel Mattos

Naruto pode impressionar por seus jutsus elaborados e arcos empolgantes, mas os momentos que mais marcaram a memória dos fãs foram as trágicas mortes dos personagens mais queridos.

Poucos personagens nos deixaram na fase clássica do anime, mas cada perda teve um impacto profundo para moldar nossos jovens genins em adultos que enfrentariam os mais profundos horrores da guerra. Relembre as mortes mais tristes do anime, em ordem cronológica!

Imagem de capa do item

Rin

Quando conhecemos Kakashi Hatake, ele já demonstrava os impactos de ter perdido seus amigos para a guerra. Depois de vê-lo sendo consumido por essas lembranças ao longo de centenas de episódios, é de quebrar o coração assistir a tragédia acontecer em primeira mão: especialmente a morte de Rin Nohara.

A kunoichi pediu para o próprio Kakashi ceifar sua vida. Após ser sequestrada, a Besta de Três Caudas Isobu foi selada dentro dela. Era uma armadilha para destruir Konoha e Rin não queria ser o estopim de uma tragédia. Sem saída, ela morreu nas mãos de seu amigo, sem saber que Obito assistia em choque.

Imagem de capa do item

Os pais do Naruto - Minato e Kushina

A morte de Rin leva Obito a um ciclo lamentável de dor que faz muitas vítimas: as mais tristes são os pais de Naruto. A primeira cena do anime relata brevemente como eles morreram, mas Naruto só descobre toda a verdade depois de crescido — em uma luta complicada em Naruto Shippuden.

Neste reencontro emocionante, Kushina Uzumaki conta o quanto esperou pelo nascimento de Naruto e o quanto ele significava não só para ela, como também para Minato, o Quarto Hokage. O casal escolhe morrer, sobretudo, para proteger o seu filho de um ataque direto da Kurama. A única solução foi selar a criatura no ventre de Naruto, mas não antes de uma comovente despedida que botou muito marmanjo para chorar.

Imagem de capa do item

Haku e Zabuza Momochi

Haku e Zabuza Momochi são os primeiros adversários do Time 7, contratados para assassinar o construtor da Ponte Naruto. Mesmo que o Demônio da Névoa Oculta fosse responsável por verdadeiras atrocidades, Haku enxergava apenas suas qualidades e morreu para protegê-lo em um dos momentos mais tocantes do anime.

O próprio Zabuza, que até então parecia um monstro sem coração, se comoveu e decidiu fazer a coisa certa pelo menos uma vez na vida — vingar seu pupilo mesmo que isso significasse a sua morte. Como pedido final, Zabuza foi enterrado junto ao Haku, mostrando que todo mundo tem o potencial de se redimir.

Imagem de capa do item

O Terceiro Hokage, Hiruzen

O Terceiro Hokage era um doce velhinho que vistoriava tudo que acontecia na Aldeia da Folha para garantir que todos estavam bem. Acima de tudo, foi ele quem indiretamente cuidou de Naruto durante sua solitária infância como órfão, sempre acobertando as travessuras de um garoto emocionalmente ferido.

Por isso sua morte, após uma longa batalha contra um de seus pupilos, foi tão sofrida. Depois de tudo que Hiruzen fez por Konoha, vê-lo enfrentar seus antigos mestres e Orochimaru foi de partir o coração. Ele lutou por seu povo até o fim e sua morte foi sentida por todos da vila.

Imagem de capa do item

Asuma Sarutobi

Não havíamos acompanhado tanto da vida de Asuma até Naruto Shippuden, mas quando finalmente nos apegamos pelo carismático professor, sua vida é ceifada sem cerimônia por membros da Akatsuki.

Ele tinha uma relação muito próxima com seus alunos — Ino, Chouji e Shikamaru — e sua despedida trouxe um misto de luto e vingança a todos ao seu redor. Especialmente para Shikamaru, que sabia de seu romance com Kurenai e da criança que ambos esperavam. Foi um ponto de virada que tornou a caçada à Akatsuki ainda mais pessoal.

Imagem de capa do item

Jiraya, o ero-sennin

A próxima vítima da Akatsuki destruiu o emocional de todos os fãs de Naruto — estou falando do sábio tarado Jiraya. O ninja sempre tentou manter sua vida pessoal escondida, mas aos poucos descobrimos o quanto ele se importava com seu afilhado, Naruto, e com um trio de ninjas que conheceu na Vila da Chuva.

O velho sannin carregava um sentimento de culpa, como se houvesse falhado com os ninjas da Chuva, e o conflito final contra Pain trouxe à tona todo o seu remorso. Após a notícia de sua morte, Naruto passou por um luto deprimente junto com uma legião de fãs.

Imagem de capa do item

Itachi Uchiha

Itachi foi responsável pelo genocídio do clã Uchiha, mas nunca teve coragem de ferir seu irmão. Porém, por esconder a verdade de Sasuke, este cresceu nutrindo um ódio profundo que resultaria na morte de seu irmão. Itachi morreu em paz, em mais uma tentativa de proteger Sasuke, mas o seu segredo logo foi exposto.

Suas ações foram puramente motivadas para impedir uma guerra civil. Tudo que ele desejava era proteger a Vila da Folha e o Hokage usou sua lealdade para acabar com sua própria família. E no fim, morreu sorrindo para seu irmão, com a certeza de ter concluído seu objetivo. Um destino nobre para uma alma bastante atormentada.

Imagem de capa do item

Konan

Nagato precisava morrer — depois de causar a destruição de Konoha, a morte temporária de personagens muito queridos e o assassinato definitivo de Jiraya. Mas a Konan? Aí foi demais.

Depois do sacrifício de seu amigo, Konan decidiu abandonar o caminho do ódio para defender o legado de Nagato. Ela não queria ver seu amigo sendo usado para causar guerras mais uma vez, mas Tobi tinha outros planos. Ele localizou a kunoichi e, depois de uma luta nada justa, assassinou Konan por mero capricho. Foi triste observar alguém morrendo com tanta lealdade por aqueles que amava.

Imagem de capa do item

Neji Hyuuga

No início, Neji era uma criança amargurada que mataria sua própria prima para mostrar o seu poder. Muitos anos depois, ele morreu defendendo exatamente Hinata de um fim abrupto.

O conflito de Neji sempre foi com seu destino e ele morreu nos seus próprios termos, protegendo o futuro de seu clã. Um dos ninjas mais habilidosos da Folha foi uma das perdas mais dolorosas da Quarta Grande Guerra Ninja.

Imagem de capa do item

Shikaku Nara e Inoichi Yamanaka

No ápice da Guerra Ninja, Madara percebeu que a chave para derrotar a Aliança Ninja era cortar o mal pela raiz — explodir a base de comando que coordenava todos os ataques. Shikaku Nara e Inoichi Yamanaka, dois dos ninjas mais inteligentes da Vila da Folha, sabiam que estavam para morrer, mas escolheram se sacrificar pelo futuro de seus filhos.

Em seus momentos finais, ao invés de fugir, eles projetaram para todos os ninjas da Aliança uma estratégia final para pôr um fim na Besta de Dez Caudas. Seus filhos, Ino e Shikamaru, ouviram suas últimas palavras quando a base foi pelos ares. Mas não há tempo para o luto em uma guerra. Eles seguraram suas lágrimas para fazer o sacrifício de Shikaku e Inoichi valer a pena.

Imagem de capa do item

Obito Uchiha

A história de Obito começa e termina em uma morte trágica. Para Kakashi, ele foi o primeiro ninja a morrer sob seu comando — completamente esmagado por uma pedra ao tentar salvar seus amigos. Mas na realidade, ele sobreviveu e viu o mundo ruir ao seu redor.

Anos depois, toda a dor o consumiu e ele decidiu criar um mundo de ilusão para que ninguém precisasse sofrer novamente. Seu passado lembra a trajetória de Naruto, mas a dor o guiou para um caminho devastador. Só ao enfrentar Naruto, ele entende todo mal que causou e morre com dignidade tentando pôr um fim nos planos de Kaguya.

Imagem de perfil
Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse