10 músicas mais usadas nos filmes e séries de TV

Capa da Publicação

10 músicas mais usadas nos filmes e séries de TV

Por Jaqueline Sousa

Entre todos os elementos que ajudam a construir a narrativa audiovisual de um filme ou uma série de TV, a música certamente é um dos aspectos mais importantes. Diversos momentos cinematográficos e televisivos já ficaram marcados na mente do público por causa das canções que os embalam – muitas são tão famosas que frequentemente aparecem em produções dos mais variados gêneros por aí.

Pensando nisso, selecionamos as 10 músicas mais usadas em filmes e séries de TV!

Take on Me - a-ha

Poucas canções encapsulam toda a energia dançante e marcante da década de 1980 quanto Take on Me da banda norueguesa a-ha. Grande fenômeno do new wave, a canção faz parte do icônico álbum Hunting High and Low, lançado em 1985, e até os dias de hoje é a música mais popular do grupo.

Desde que veio ao mundo, Take on Me foi usada diversas vezes em filmes e séries de TV. A canção já apareceu em Super Mario Bros. O Filme (2023), na primeira temporada de The Last of Us, Deadpool 2 (2018), La La Land (2016) e na sitcom Uma Família da Pesada, apenas para citar alguns títulos.

Eye of the Tiger - Survivor

Outra canção com ares cinematográficos e televisivos é Eye of the Tiger, do grupo Survivor. A música, que dá título ao álbum lançado em 1982, costuma ser a escolha perfeita – e mais popular – para aqueles momentos em que um personagem está prestes a lutar por alguma coisa (muitas vezes, literalmente).

No cinema, Eye of the Tiger é comumente associada à franquia do Rocky Balboa, já que ela fez parte da trilha sonora de Rocky III: O Desafio Supremo (1982). Desde então, a música já apareceu em inúmeras produções da indústria, como Shazam! (2019) e até mesmo a série The Big Bang Theory.

Stayin' Alive - Bee Gees

O maior hit da carreira dos Bee Gees também já apareceu em diversas produções cinematográficas e televisivas por aí. Stayin’ Alive tem uma batida tão única e contagiante que é praticamente impossível ficar parado ao som dela. Logo, não é à toa que o cinema e a TV tenham usado isso a seu favor.

Lançada originalmente em 1977, Stayin’ Alive foi um grande marco na época após a estreia do filme Os Embalos de Sábado à Noite (1977), já que a canção fez parte da trilha sonora da produção estrelada por John Travolta.

Isso foi só o começo da história de um dos hits mais marcantes da história da música. O sucesso de Stayin’ Alive foi tanto que até os dias de hoje a canção é usada em filmes e séries de TV, como Alvin e os Esquilos 2 (2009), Madagascar (2005), Jogador N° 1 (2018), Glee e Os Simpsons.

U Can’t Touch This - MC Hammer

Uma das canções mais famosas do rap, U Can’t Touch This já apareceu em diversas produções da indústria cinematográfica e televisiva. De autoria do rapper MC Hammer, a música entrou nas paradas de sucesso na década de 1990 com o lançamento do álbum Please Hammer, Don't Hurt 'Em.

Entre os usos mais conhecidos da canção em produções audiovisuais estão os filmes A Proposta (2009), O Espanta Tubarões (2004) e As Panteras Detonando (2003). No universo das séries, a música já deu as caras em Fuller House e Lucifer.

Sweet Home Alabama - Lynyrd Skynyrd

Lançada em 1974, a música Sweet Home Alabama é um dos grandes hits da banda Lynyrd Skynyrd, e seu ritmo contagiante já marcou presença em inúmeras produções hollywoodianas.

O uso mais icônico e conhecido de Sweet Home Alabama foi feito em Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994), um dos maiores sucessos da carreira de Tom Hanks. Além disso, a canção serviu de inspiração para o filme Doce Lar (2002), uma comédia romântica com Reese Witherspoon cujo título original é o mesmo da música do Lynyrd Skynyrd.

Os filmes Con Air: A Rota da Fuga (1997) e Joe Sujo (2001) também usaram a canção em suas trilhas.

Back in Black - AC/DC

Clássico do rock, Back in Black, da banda AC/DC, também é uma música extremamente utilizada em filmes e séries de TV. A canção faz parte do icônico álbum homônimo lançado em 1980, e desde então se tornou uma das canções mais populares da história da música.

No universo do entretenimento, Back in Black já apareceu em filmes como Escola do Rock (2003), Homem de Ferro 2 (2010) e Homem-Aranha: Longe de Casa (2019). A música também esteve na trilha sonora de Cobra Kai.

Let’s Get It On - Marvin Gaye

Lançada em 1973, Let's Get It On, de Marvin Gaye, é mais uma música que filmes e séries de TV usam sem parcimônia. Um dos maiores hits da carreira do cantor, o uso mais lembrado da canção está na comédia Austin Powers: O Agente Bond Cama (1999), onde ela é usada em um momento em que um personagem vai seduzir o outro.

Usada na maioria das vezes com um tom de comédia, Let’s Get It On também já esteve presente na trilha sonora de séries como The Flash e Ugly Betty. A canção também aparece nos filmes CODA (2021) e Alta Fidelidade (2000).

London Calling - The Clash

London calling to the faraway towns... A canção London Calling marcou a carreira do The Clash, influente banda inglesa de punk rock, quando veio ao mundo, em 1979. Desde então, ela é a escolha mais popular dos filmes e séries de TV quando vemos personagens chegando em Londres, na Inglaterra, por exemplo.

Entre as produções que já usaram London Calling na trilha sonora estão os filmes 007: Um Novo Dia Para Morrer (2002), Atômica (2017), Invocação do Mal 2 (2016) e Tudo que uma Garota Quer (2003).

Push It - Salt-N-Pepa

O trio feminino de rap Salt-N-Pepa tem alguns hits para chamarem de seus na carreira, sendo que um dos mais conhecidos é Push It. A canção foi lançada em 1986 e segue aparecendo em diversas obras cinematográficas e televisivas até os dias de hoje.

Alguns dos exemplos mais populares estão nas séries Brooklyn Nine-Nine, Glee, Derry Girls e Scandal. Já nos cinemas, a canção geralmente aparece em comédias, como Do que os Homens Gostam (2019) e O Virgem de 40 Anos (2005).

Evidências - Chitãozinho & Xororó

Praticamente um patrimônio brasileiro, a música Evidências da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó também já marcou presença em diversas produções nacionais. De novelas a salas de karaokê, a canção até inspirou o filme Evidências do Amor, longa estrelado por Fábio Porchat e Sandy.

Outros usos recentes da canção foram nas novelas A Dona do Pedaço (2019), produção estrelada por Juliana Paes, e Travessia (2022), em uma versão cantada por Roberto Carlos.