Capa da Publicação

As 15 músicas de filmes mais emblemáticas de todos os tempos

Por Jaqueline Sousa

A parceria entre música e cinema é um dos elementos fundamentais para a construção de uma história. Isso porque uma trilha sonora bem feita é capaz de proporcionar uma experiência incrível quando está associada à imagens. Assim, diversas emoções são despertadas durante o decorrer da narrativa, garantindo que o público se envolva ainda mais com o filme. 

Pensando nisso, reunimos nesta lista 15 músicas emblemáticas que ficarão marcadas para sempre na história da sétima arte. É impossível escutá-las sem lembrar de grandes clássicos do cinema!

My Heart Will Go On - Titanic

Quem aí não se emocionou com a linda (e trágica) história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet)? Dirigido por James Cameron, Titanic deixou sua marca na história do cinema com uma trama envolvente e elementos técnicos impressionantes. Não é à toa que o filme segue como um dos maiores recordistas do Oscar, com 11 estatuetas no total.

Agora, basta ouvir as primeiras notas de My Heart Will Go On, música de Céline Dion, que os lencinhos já são acionados. Afinal, não tem como não lembrar da icônica cena em que Jack e Rose estão abraçados na proa da embarcação, imitando um voo. Sem dúvida, uma das canções mais emblemáticas de todos os tempos.

I’ll Always Love You - O Guarda-Costas

Outra canção que embalou os corações apaixonados foi I’ll Always Love You, da inesquecível cantora Whitney Houston. A música fez parte da trilha sonora do clássico O Guarda-Costas e também emocionou o público ao trazer um romance entre uma atriz, que é vivida pela própria Houston, e um guarda-costas, interpretado por Kevin Costner.

Mas o que muita gente não sabe é que I’ll Always Love You é, na verdade, um cover de uma música da cantora country Dolly Parton. Porém, o grande sucesso só veio mesmo através da voz de Whitney e com o lançamento do filme.

I Don’t Want to Miss a Thing - Armagedom

Com os poderosos vocais de Steven Tyler, da banda Aerosmith, a música I Don’t Want to Miss a Thing é mais uma canção que até hoje faz muita gente deitar a cabeça no travesseiro e chorar relembrando de algum amor do passado. Mas você sabia que ela faz parte da trilha sonora do filme Armagedom?

Estrelado por Bruce Willis e Liv Tyler (a filha de Steven Tyler), o filme acompanha uma catástrofe iminente que promete acabar com a vida na Terra. Para tentar salvar a humanidade, uma equipe nem um pouco convencional é acionada para uma missão perigosa. Partindo dessa sinopse, a letra da música até ganha uma interpretação meio sombria, não?

Over the Rainbow - O Mágico de Oz

Indo muito além do arco-íris, a canção Over the Rainbow também faz parte das músicas mais emblemáticas do cinema. E nada melhor do que O Mágico de Oz para trazer uma letra que fala sobre esperança e realização de sonhos, fazendo com que o público se envolva com a jornada de Dorothy.

(I’ve Had) The Time of My Life - Dirty Dancing: Ritmo Quente

Se tem uma cena que ficou imortalizada no imaginário do público é aquela em que Patrick Swayze levanta Jennifer Grey no ar durante uma sequência de dança em Dirty Dancing: Ritmo Quente. O momento foi tão icônico que ele ainda é reproduzido em muitas produções audiovisuais da atualidade.

E, com essa temática, claro que não poderia faltar canções emblemáticas para acompanhar a trama. A mais relevante delas é (I’ve Had) The Time of My Life, uma música clássica dos anos 1980, que é performada por Bill Medley e Jennifer Warnes. A canção toca justamente durante a sequência final do filme, marcando a libertação e o romance dos protagonistas.

A Thousand Miles - As Branquelas

Impossível ouvir os primeiros segundos de A Thousand Miles, da cantora Vanessa Carlton, sem lembrar imediatamente de As Branquelas, uma das comédias mais famosas da história do cinema. A clássica cena onde a canção aparece é protagonizada pelo ator Terry Crews, o que fez com que a música se tornasse um grande fenômeno da época.

Take My Breath Away - Top Gun

O romance entre Maverick e Charlie, em Top Gun, precisava de uma música à altura para servir como trilha sonora desse intenso relacionamento. E foi exatamente isso que a trama recebeu com Take My Breath Away, da banda Berlin.

A canção emocionou os românticos de plantão e garantiu uma ambientação envolvente, digna de um videoclipe. A música é tão icônica que realmente te dá uma sensação de tirar o fôlego!

Shallow - Nasce uma Estrela

“Diz aí, você está feliz nesse mundo moderno?” Shallow até pode ser a canção mais recente da lista, mas isso não significa que ela não tenha seus méritos. A música, que faz parte da trilha sonora de Nasce Uma Estrela, fez um sucesso estrondoso entre o público com o dueto entre Lady Gaga e Bradley Cooper, os protagonistas do longa. Você certamente deve ter escutado muito por aí o “juntos e shallow now”, o que só comprova toda a imponência e relevância da composição no cinema.

Beauty and the Beast - A Bela e a Fera

A história de A Bela e a Fera segue mantendo sua posição de relevância até os dias de hoje. O conto já foi adaptado inúmeras vezes em produções audiovisuais, mas foi com o filme animado da Disney, em 1991, que a princesa Bela ganhou o coração de crianças e adultos de vez.

E como uma clássica história da empresa do Mickey, as canções também fazem parte da narrativa, como Sentimentos São, ou Beauty and the Beast, na versão original em inglês. A música traz toda aquela atmosfera romântica e inesquecível, emocionando os telespectadores ao redor do mundo.

A Whole New World - Aladdin

Já que estamos falando sobre a Disney, não podemos deixar de citar Um Mundo Ideal (ou A Whole New World, em sua versão original), do clássico Aladdin. A história do jovem que liberta um gênio da lâmpada capaz de lhe conceder três desejos é uma das mais celebradas pelo público, por isso a canção se tornou extremamente famosa. Afinal, quem nunca quis sair voando por um tapete mágico em busca de mundos incríveis?

Let It Go - Frozen

Frozen, mais um sucesso gigantesco da Disney, dispensa apresentações. A história das irmãs Elsa e Anna conquistou o público de forma impressionante, e muito disso se deu por meio da música Let It Go, seja ela na versão da cantora Demi Lovato ou na voz de Idina Menzel.

A canção percorreu o mundo por um bom tempo após o lançamento do filme, deixando sua marca na sétima arte e garantindo o posto de uma das músicas mais emblemáticas do estúdio, assim como do cinema.

You’re the One That I Want - Grease

Estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John, o musical Grease ainda é o queridinho de muita gente por aí, e está repleto de canções de sucesso que logo nos transportam para o universo do filme.

Entre as músicas mais celebradas de Grease está You’re the One That I Want. A canção é cantada por Travolta e Olivia e marca um dos momentos mais legais do longa.

Footloose - Footloose: Ritmo Louco

Lançado nos anos 1980, Footloose: Ritmo Louco acompanha a jornada do jovem Ren McCormack (Kevin Bacon) na tentativa de fazer com que a pequena cidade onde vive deixe de proibir seus habitantes a ouvirem música ou a dançarem. E é ao som da canção Footloose, do cantor Kenny Loggins, que o espírito de rebeldia de Ren vai enfrentar todos os obstáculos para alcançar a liberdade de se expressar.

Flashdance… What a Feeling - Flashdance: Em Ritmo de Embalo

A canção Flashdance… What a Feeling, de Irene Cara, foi feita especialmente para acompanhar a narrativa de Flashdance: Em Ritmo de Embalo, o que faz com maestria. Na trama, uma jovem que trabalha à noite em um bar tem a oportunidade de entrar em uma prestigiada academia de dança, logo nada melhor do que uma trilha sonora icônica para dar ritmo a esse clássico do cinema.

Eye of the Tiger - Rocky III

Além de ser um dos maiores hits da banda de rock Survivor, a música Eye of the Tiger virou um hino, especialmente entre esportistas, após fazer parte da trilha sonora de Rocky III, terceiro filme de Rocky Balboa, o personagem inesquecível de Sylvester Stallone.

Com uma guitarra poderosa e que remete à cenas de ação, não havia uma música melhor além dessa para representar toda a determinação de Rocky durante suas lutas. Sem dúvida, é o tipo de som que te deixa animado na hora!

Imagem de capa do item

Quais canções ganharam um Oscar?

Falando em músicas de filmes que são emblemáticas, é claro que muitas delas conquistaram uma estatueta no Oscar, a premiação mais importante do cinema. Das 15 canções citadas nesta lista, oito venceram o prestigiado prêmio.

São elas: My Heart Will Go On (Titanic), Over the Rainbow (O Mágico de Oz), (I’ve Had) The Time of My Life (Dirty Dancing), Take My Breath Away (Top Gun), Shallow (Nasce Uma Estrela), Beauty and the Beast (A Bela e a Fera), A Whole New World (Aladdin), Let It Go (Frozen) e Flashdance… What a Feeling (Flashdance: Em Ritmo de Embalo).

Consegue lembrar de outra música que deixou sua marca na história do cinema? Não deixe de comentar!

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss