Capa da Publicação

Ms. Marvel: 25 easter-eggs e referências no primeiro episódio da série

Por Gus Fiaux

Na última quarta-feira (08), tivemos a estreia de Ms. Marvel, a mais nova produção do Universo Cinematográfico da Marvel no Disney+. A série nos apresenta a mais jovem heroína desse mundo incrível, Kamala Khan – que, acima de tudo, é uma grande fã de super-heróis que, um dia, se vê com seus próprios poderes especiais.

Em seu primeiro capítulo, a série faz um excelente trabalho ao nos apresentar ao núcleo de Kamala e o que a diferencia dos demais heróis desse universo, mas também traz umas mudanças significativas aos quadrinhos da personagem. Aqui, listamos 25 easter-eggs e referências no primeiro episódio de Ms. Marvel!

Imagem de capa do item

Goose

A cena de abertura do episódio já começa nos dando um banho de easter-eggs, pois mostra uma recriação dos eventos de Vingadores: Ultimato, contada pelo ponto de vista de Kamala Khan.

É importante notar que, quando o Gavião Arqueiro aparece, podemos ver ao seu lado um gatinho desenhado com cara de mau - e essa pode ser uma referência a Goose, a gatinha de Capitã Marvel, que na verdade é uma alienígena da raça flerken.

Imagem de capa do item

Escudo quebrado

Outra referência curiosa que podemos notar aqui no começo é que, na hora de mostrar a batalha final de Ultimato, na qual os Vingadores se unem na derradeira luta contra Thanos, Kamala tem um grande olho para detalhes.

Isso porque o Capitão América, que aparece desenhado bem no centro do conflito, aparece com seu escudo de vibranium partido. E se lembramos bem dos eventos de Ultimato, é exatamente isso que acontece quando o herói enfrenta o Titã Louco.

Imagem de capa do item

Papagaio?

Após falar dos demais Vingadores, Kamala Khan começa a se concentrar em sua heroína favorita: a Capitã Marvel. Aqui, em dado momento, vemos a foto de um pássaro, seguida por um caça militar, e então Carol Danvers.

A cena pode trazer dois significados diferentes. Primeiro que é uma referência à icônica frase: "É um pássaro? Um avião? Não, é o Superman!", que ficou bem popular para se referir ao grande herói da DC Comics.

A segunda interpretação vem do pássaro, que parece um papagaio ou uma cacatua. Vale lembrar que, nas HQs, o primeiro vilão de Kamala foi uma ave antropomórfica. E essa nem foi a única referência a ele no episódio...

Imagem de capa do item

Homem-Formiga

Embora a batalha final de Ultimato tenha sido testemunhada apenas por membros da comunidade heroica, parece que o público sabe muito do que aconteceu durante a guerra final contra Thanos. E o episódio dá uma grande justificativa para isso.

Em dado momento, descobrimos que o Homem-Formiga começou a dar várias entrevistas em um podcast - e inclusive, é isso que Kamala usa como fonte para criar seu vídeo. Ou seja, Scott Lang pode ter sido o responsável por explicar ao mundo o que aconteceu na Mansão dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Thor Gamer

Em dado momento do episódio, Kamala Khan fala sobre sua teoria de que Thor, o Deus do Trovão, seria um gamer. E veja só: a heroína está muito correta em sua suposição, ao menos segundo Vingadores: Ultimato.

Após ter falhado em impedir o Titã Louco em Guerra Infinita, o Filho de Odin teria ficado muito depressivo. Ele então encontrou conforto nos jogos, em particular Fortnite, onde até fez um rival - NoobMaster69.

Imagem de capa do item

Os vários visuais da Capitã Marvel

Enquanto Kamala Khan fala de sua heroína favorita, a Capitã Marvel, podemos ver vários visuais icônicos de Carol nas HQs - alguns que inclusive nem foram adaptados para o cinema.

Esse é o caso do traje original que Carol Danvers usou nos quadrinhos, quando se transformou em Ms. Marvel. Além disso, temos um segmento todo dedicado a retratar todos os penteados de Carol - muitos saído direto das HQs.

Imagem de capa do item

Thanos

Nem mesmo o Titã Louco é poupado pela mente criativa de Kamala Khan. Em seu vídeo, a jovem menina cria uma versão bem inusitada de Thanos, que não se parece muito com a versão que conhecemos nos cinemas.

O Thanos visto aqui usa uma pequena coroa na cabeça e seu traje é quase inexistente. Isso faz com que nos questionemos se o público chegou, em algum momento, a ver uma imagem do grande vilão.

Imagem de capa do item

Tropa Carol

Ao falar da VingaCon, Kamala mostra uma cena de Carol Danvers no palco do evento. Na plateia, podemos ver vários cartazes, incluindo um com os dizeres "Carol Corps" - ou "Tropa Carol", em tradução livre.

Essa é uma nítida referência ao título Captain Marvel & The Carol Corps, que mostrava a Capitã Marvel em aventuras pelo espaço, junto de outras heroínas que a auxiliavam em suas missões.

Imagem de capa do item

Fanfics

Assim como nos quadrinhos, vemos que um dos hobbies favoritos da jovem Kamala é escrever fanfics. Porém, se nas HQs ela costuma fazer isso em sites como o whatpadd, aqui vemos que ela produz vídeos para o YouTube.

E enquanto vasculhamos o canal da menina, podemos ver que um dos vídeos imagina uma viagem romântica para o Homem-Formiga e a Vespa em Paris.

Curiosamente, nos quadrinhos, ela chegou a escrever uma história parecida - só que era protagonizada por Ciclope e Emma Frost, ambos tendo um passeio romântico na Cidade das Luzes.

Imagem de capa do item

Homenagens ilustres

Cortando para a escola de Kamala Khan, temos um tributo respeitável aos criadores da heroína, localizado em uma placa que fica do lado de fora do colégio. Aqui, podemos ler os nomes de G. Willow Wilson, Jamie McKelvie, Adrian Alphona e Stephen Wacker.

Os quatro são os responsáveis pela criação de Kamala Khan nas HQs, ao lado da editora Sana Amanat (que não é mencionada aqui). Além destes, outros artistas são homenageados na placa, como Takeshi Miyazawa e Nico León.

Imagem de capa do item

Sr. Wilson

Porém, as homenagens não acabam por aí. Assim que Kamala Khan chega na escola, ela é levada à sala do diretor, Sr. Wilson, que é interpretado por Jordan Firstman. Apesar de ser o diretor da escola, ele é bem jovem e decora sua sala com cartazes e fotos de gatos.

Seu nome também é uma homenagem a G. Willow Wilson, a escritora que criou Kamala nas HQs e escreveu boa parte de suas primeiras histórias. Ainda que não trabalhe mais diretamente com a personagem, a autora possui um grande carinho por sua criação.

Imagem de capa do item

Mulan

Na cena da sala do diretor, temos não apenas uma, mas duas referências à Mulan, um dos maiores clássicos animados da Disney. Aqui, Wilson tenta fazer um discurso motivacional a Kamala, mas acaba recitando frases de Reflection (ou Imagem, na tradução brasileira), uma das canções do longa.

A própria Kamala percebe isso e cita diretamente o filme. Logo em seguida, nós podemos ver os rostos de Kamala e do Sr. Wilson divididos por uma listra azul, algo que parece bem similar à cena onde Reflection é cantada no filme - onde vemos metade do rosto de Mulan, e metade do seu reflexo.

Imagem de capa do item

Realidades (não tão) alternativas

Ao voltar para casa com seu melhor amigo Bruno, Kamala Khan começa a imaginar cenários estrelados pela Capitã Marvel - e nesse processo, ela imagina como seria se Carol fosse a Maga Suprema ou então fosse um zumbi.

Acontece que, em HQs recentes, Danvers chegou a pedir ajuda do Doutor Estranho para aprender magia. E também não podemos nos esquecer de Zumbis Marvel, saga que inclusive influenciou a série What If...?.

Imagem de capa do item

Hulk

Em dado momento, a mãe de Kamala Khan invade seu quarto para dizer que permite que ela vá até a VingaCon - com duas condições: o pai de Kamala precisa ir junto e os dois iriam vestidos de Hulk.

E embora seja engraçado ver o Sr. Khan pintado de verde, há um detalhe bem curioso aqui: as fantasias são feitas com salwat kameez, um traje tradicional da Ásia.

Eventualmente, Kamala usa um salwat kameez para fazer seu próprio traje heroico, o que significa que sua mãe acabou a inspirando - mesmo que elas não tenham concordado sobre a fantasia do Gigante Esmeralda.

Imagem de capa do item

Thomas Edison

No começo da lista, falamos sobre como havia um possível easter-egg de um vilão importante da Ms. Marvel - pois bem, quando Bruno e Kamala estão conversando no topo de um prédio, podemos ler o nome Edison Electric em uma placa.

Essa parece ser uma referência direta a Thomas Edison, o "pai da energia elétrica". Acontece que o vilão de Kamala nas HQs também se chama Thomas Edison e é um clone do inventor, que acabou sofrendo alterações genéticas e se tornou uma cacatua antropomórfica.

O personagem é bem importante no primeiro arco de histórias de Kamala nas HQs e adotou o codinome Inventor.

Imagem de capa do item

Pouso Heroico

Enquanto passa o plano de escapar e ir para a VingaCon para Bruno, a garota faz uma referência curiosa: ao sair de seu quarto, ela faz um pouso heroico no chão, que é descrito aqui como a "descida graciosa". Essa pode ser uma referência a Deadpool e também a Viúva Negra.

Curiosamente, note uma coisa: em sua fantasia, Kamala aparece com um traje bem mais "próximo" do uniforme que a Capitã Marvel utiliza, com direito a cabelos e uma pintura mais bem acabada. Ao vermos a fantasia em si, nós percebemos que ela não teve muito tempo para deixar igual ao original...

Imagem de capa do item

Acampamento Leigh

A VingaCon acontece em um dos locais mais importantes do Universo Cinematográfico da Marvel: o Acampamento Leigh. E se você não sabe que diabo é isso, trata-se do lugar onde Steve Rogers passou por todo o treinamento militar antes de se tornar o Capitão América.

O local já havia aparecido anteriormente em O Primeiro Vingador, mas em Capitão América: O Soldado Invernal, descobrimos que lá fica um dos backups de Armin Zola, ex-agente da HIDRA que se infiltrou na S.H.I.E.L.D. e conseguiu reviver sua organização terrorista.

Imagem de capa do item

Música memorável

Outra referência importante a Capitão América: O Primeiro Vingador acontece quando Kamala Khan e Bruno entram na VingaCon. A música que está tocando no ambiente é alta e nos soa bem familiar.

Se trata de "The Star Spangled Man With a Plan", que também é tocada no primeiro filme do Sentinela da Liberdade. A música foi criada como uma das propagandas usadas pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, que eram estreladas por Steve Rogers.

Imagem de capa do item

O traseiro da América

A VingaCon nos traz outro banho de referências, desde uma gigantesca estátua do Homem-Formiga até uma réplica enorme do Mjölnir. No entanto, são as fanarts que se destacam aqui - especialmente uma que traz o Capitão América e seu "traseiro da América".

Essa é uma clara referência a Vingadores: Ultimato, onde temos várias piadas se referindo ao tamanho da bunda de Steve Rogers - tanto que ele mesmo faz piadas com isso. Bom saber que isso continua sendo motivo de discussão, mesmo depois da aposentadoria de Rogers.

Imagem de capa do item

Sr. Árvore

Uma curiosidade interessante a respeito da VingaCon é notar como os humanos ainda não entendem muito bem os Guardiões da Galáxia - por mais que eles sejam idolatrados por terem ajudado os Vingadores a lutar contra o Titã Louco.

Em um momento, podemos ver um DVD do documentário: "The Peter Quill Star-Boy Story" ("A História de Peter Quill, o Garoto das Estrelas"). Em uma camisa, podemos ver a estampa do Groot com o nome "Sr. Árvore", o que indica que ninguém na Terra sabe o nome do poderoso alienígena.

Imagem de capa do item

Tributo aos caídos

E parece que o mundo sempre será grato aos esforços dos Vingadores, ainda mais daqueles que tombaram no conflito para salvarem a humanidade. É por isso que vemos uma arte com homenagens à Viúva Negra e ao Homem de Ferro.

A Viúva se sacrificou em um planeta alienígena (Vormir) para recuperar a Joia da Alma, enquanto o Homem de Ferro perdeu sua vida ao usar a Manopla do Infinito para exterminar Thanos de uma vez por todas. E em grande parte dos filmes mais recentes do MCU, seu legado é lembrado.

Imagem de capa do item

Zoe Zimmer

Uma das personagens mais curiosas dos quadrinhos - que também está na série - é Zoe Zimmer. Ela é a garota mais popular do colégio de Kamala Khan e inicialmente, é uma rival da heroína, praticando bullying contra ela - porém, as duas acabam se tornando amigas posteriormente.

Nas HQs, ela é a primeira civil salva pela Ms. Marvel, assim como na série. Além disso, ela usa um traje que parece muito inspirado pelo primeiro visual de Carol Danvers nos quadrinhos, com direito a uma faixa vermelha na cintura.

Imagem de capa do item

Poderes elásticos

Uma das maiores críticas levantada pelos fãs diz respeito à mudança feita nos poderes de Kamala Khan - diferente das HQs, ela não possui o dom de se esticar. Em vez disso, ela é capaz de criar construtos de energia a partir do bracelete que sua avó mandou para sua mãe.

Porém, o episódio ainda faz uma ou outra referência ao dom original da Ms. Marvel nos quadrinhos. Por exemplo, quando ela parte para resgatar Zoe Zimmer de uma queda mortal, podemos ver o construto de um braço se alongando, algo que ela costuma fazer bastante nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Artes

O quarto de Kamala Khan é um prato cheio para quem tem olhos mais atentos, por conter dezenas de easter-eggs, tanto do MCU quanto dos quadrinhos. Provavelmente veremos mais coisas no futuro, mas no primeiro episódio, algo se destaca.

Nas paredes, podemos ver várias ilustrações e artes da Capitã Marvel - e muitas dessas são capas dos quadrinhos da Marvel. Entre as artes reveladas, podemos ver algumas de Kris Anka, Jamie McKelvie e David López, entre outros.

Imagem de capa do item

Controle de Danos

Diferente das outras séries do MCU, Ms. Marvel já possui uma cena pós-créditos desde seu primeiro episódio. E aqui, podemos ver agentes do Departamento de Controle de Danos recebendo e reagindo aos vídeos dos poderes de Kamala Khan.

Essa organização já havia sido estabelecida nos filmes do Homem-Aranha, como sendo os agentes que lidam com os efeitos das ações de super-heróis. Na série, podemos ver o Agente P. Cleary (vivido por Arian Moayed), que já apareceu em Sem Volta para Casa, interrogando Peter e seus amigos.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux