Os 10 momentos mais insanos da franquia Velozes e Furiosos

Capa da Publicação

Os 10 momentos mais insanos da franquia Velozes e Furiosos

Por Gus Fiaux

Uma das franquias cinematográficas mais rentáveis e populares dos últimos anos, Velozes & Furiosos sempre teve momentos marcantes, desde cenas de ação improváveis a batalhas completamente inacreditáveis. Com o passar dos anos, a franquia pareceu ficar cada vez mais insana e bizarra.

Atualmente, podemos ver carros pulando de prédios, bombas explodindo de maneira completamente irracional e resgates nada convencionais. Pensando nisso, resolvemos listar aqui os 10 momentos mais insanos da saga de Velozes & Furiosos, com pelo menos um item dedicado a cada filme!

Créditos: Universal Pictures

O primeiro racha final (Velozes & Furiosos)

Quando a franquia começou, em 2001, a proposta era bem mais simples e "pé-no-chão" do que é hoje. O primeiro longa é, pura e simplesmente, um filme sobre rachas de carros, estrelado por Paul Walker e Vin Diesel. Ainda assim, há uma cena bem marcante aqui.

O racha final entre Dom Toretto e Brian O'Conner era para ser uma corrida simples, de apenas quatrocentos metros. Ainda assim, eles passam muito tempo dirigindo e ainda precisam fugir de um trem - isso sem falar no acidente em que Dom se envolve com um caminhão, no fim.

Aterrissagem no iate (+Velozes +Furiosos)

Ainda que o segundo filme da saga seja sempre menosprezado pelos fãs, há alguns momentos genuinamente divertidos aqui - especialmente a cena de ação vivida por Roman Pearce (Tyrese Gibson) e Brian O'Conner (Paul Walker).

Ao fim do filme, a dupla pretende interceptar um iate - mas há um problema: eles estão em um carro, enquanto o barco já está em movimento no mar. Felizmente, a estrada à sua frente acaba em uma rampa, e os dois pousam exatamente na traseira do iate, prontos para enfrentar os vilões...

Corrida letal (Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio)

Lançado em 2006, Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio é um divisor de águas entre os fãs da franquia. Há quem considere um dos melhores da franquia, e há quem o ache o mais fraco. Por outro lado, o filme surpreendeu ao seguir uma história nova, apresentando o adorado Han Lue.

Assim como o primeiro filme, o longa não tem lá corridas muito fora da realidade, mas a cena de abertura traz alguns momentos mais divertidos. Aqui, dois competidores - incluindo o protagonista Sean Boswell entram no racha pela namorada de um deles, e acabam destruindo casas na corrida.

Por um triz... (Velozes & Furiosos 4)

A franquia teve uma grande ressurreição em 2009 com Velozes & Furiosos 4, que começou a apostar em sequências ainda mais malucas de ação. E o filme já mostra a que veio em sua cena de abertura, que mostra Toretto e Letty extraviando um tanque de combustível na República Dominicana.

A cena por si só começa "normal", mas tudo fica bizarro conforme o plano dá errado e Dom e Letty se veem encurralados. É exatamente nessa hora que o personagem de Vin Diesel se prova um gênio, passando com seu carro por baixo de um tanque explosivo, escapando da morte certa por um triz...

Ônibus desgovernado (Velozes & Furiosos 5: Operação Rio)

Dirigido por Justin Lin, o quinto filme da franquia trouxe mudanças significativas para a saga. É aqui que começam as cenas realmente impossíveis e as sequências de ação mais bizarras de toda a franquia. A começar pela cena inicial.

Na cena, a Família precisa resgatar Dom Toretto, que está a bordo de um ônibus. Para isso, eles interceptam o veículo de uma forma nada convencional - O'Conner para seu carro na frente do ônibus, que capota violentamente. Apesar disso, nem Brian e nem os passageiros do ônibus se machucam.

O resgate que desafia a gravidade (Velozes & Furiosos 6)

Considerado até hoje por muitos como o momento mais inacreditável de toda a saga, a batalha final de Velozes & Furiosos 6 é recheada de cenas incríveis, mas nada supera como Dominic Toretto desafia a gravidade para salvar sua amada Letty Ortiz.

A cena traz o mercenário Owen Shaw pilotando um tanque em alta velocidade. Na sequência final, Dom precisa pular de seu carro para salvar Letty, que é arremessada de cima do tanque - tudo isso por cima do vão de um viaduto. Não tem como ficar mais insano que isso...

A casa explosiva de Toretto (Velozes & Furiosos 7)

O sétimo capítulo da franquia é, sem dúvidas, um dos mais emocionantes - por trazer a despedida definitiva de Brian O'Conner, após o falecimento inesperado de Paul Walker. Ainda assim, o longa tem vários momentos incríveis e completamente malucos.

Por isso, aqui temos não apenas um, mas dois momentos do filme. O primeiro deles se trata de quando Deckard Shaw planta uma bomba na casa de Dom Toretto. A bomba explode sem ferir ninguém e sem causar dano em nenhuma outra casa nas redondezas. Que precisão milimétrica!

Carro voador (Velozes & Furiosos 7)

Como já ficou bem claro, não há nada que Dominic Toretto não possa fazer por trás de um volante. E isso inclui pular um prédio. Essa cena ficou imortalizada na cabeça dos fãs, e foi usada em quase todos os trailers de Velozes & Furiosos 7.

Na cena, Toretto e O'Conner estão dirigindo um carro em um prédio em Abu Dhabi, enquanto fazem de tudo para escapar de Deckard Shaw. Até aí, tudo bem, mas a cena toma um caminho glorioso quando a dupla pula de um prédio para o outro a bordo do veículo - sem ganharem um arranhão!

Fuga dos Torpedos (Velozes & Furiosos 8)

Embora os bastidores de Velozes & Furiosos 8 tenham virado o centro de uma briga homérica entre Dwayne Johnson e Vin Diesel, o filme ainda tem várias cenas de ação brilhantes e muito divertidas. Talvez, um dos melhores momentos venha no clímax do longa.

Aqui, vemos os heróis e os vilões correndo sobre o gelo a mil por hora, até que um submarino dispara seus torpedos para deter a Família. A cena fica ainda mais divertida quando Luke Hobbs abre a porta de seu carro para desviar um torpedo manualmente, que explode um dos carros inimigos.

Luke Hobbs vs. Helicóptero (Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw)

Como podemos ver, Luke Hobbs - o personagem interpretado por The Rock - é bem conhecido por suas façanhas impossíveis. E no spin-off de 2019, Hobbs & Shaw, ele eleva isso à décima potência, especialmente na batalha final com o vilão Brixton.

Na sequência de ação, Brixton (Idris Elba) pilota um helicóptero enquanto tenta atacar Luke e Deckard Shaw em um carro. Hobbs fica na traseira da caminhonete e "laça" o helicóptero com uma corrente. Os veículos então desviam de bombas e outros carros destruídos, em uma perseguição insana.