Capa da Publicação

A mitologia no Universo Marvel!

Por Gus Fiaux

Selecionamos divindades e semidivindades mitológicas específicas que são constantemente lembradas no Universo Marvel, seja através de aparições recorrentes, transformação de alguns deles em super-heróis ou menções regulares. Deixamos alguns de lado em prol de uma lista mais “popular”.

Então gostaríamos de lembrar, honrosamente do panteão Xian (chineses), Vodu (Africanos), Teteoh (Astecas), Tenger (Mongóis), Manidoog (Nativos americanos), Jumala (Finlandeses) e Amatsu-Kami (Japoneses), que são alguns entre os populares que não entraram na lista.

A lista foi baseada numa sugestão do fã Guilherme Fernandes, através do nosso snapchat, legiaodosherois.

Imagem de capa do item

Asgardianos (Nórdicos)

Os deuses de Asgard tem importância fundamental no Universo Marvel, sendo a raça divina mais explorada pela Casa das Ideias ao longo dos anos, em grande parte graças ao deus Thor, que se tornou um dos principais heróis, figurando entre os Vingadores. Eles são liderados, mais comumente por Odin, o Pai de Todos.

A maioria dos deuses vive no reino mágico de Asgard (ou Asgárdia, dependendo do tempo e da tradução), um dos dez reinos principais. Outros mundos também habitados por divindades e seres ligados aos Asgardianos são Muspleheim, Jotunheim e Svartalfheim.

Principais representantes: Thor, Odin, Loki, Tyr, Balder, Sif, Valquíria.

Imagem de capa do item

Ennead (Egípcios)

Os deuses venerados no Antigo Egito também tem grande dose de importância no Universo Marvel. Porém, diferente dos Asgardianos, eles não são participantes ativos dos eventos que acontecem no universo atual.

Na realidade, apenas um deles é de renome, Khonshu, o deus da lua e da vingança, que por sua vez, encontrou um avatar no corpo de Marc Spector, o Cavaleiro da Lua.

Principais representantes: Khonshu, Anubis, Ra, Seth, Nun, Nut, Osiris, Ammon.

Imagem de capa do item

Olimpianos (Gregos e Romanos)

Os Olimpianos são uma raça extradimensional que foi adorada pelos gregos e romanos na idade antiga. Eles passaram a viver em uma dimensão compacta cujo nexo com a Terra existe em algum lugar do Monte Olimpo. Eles coexistiam no imaginário grego e romano, apesar de possuírem denominações diferentes em cada lugar (Zeus/Júpiter).

Com o tempo, todos eles (com exceção de Poseidon/Netuno, patrono dos Atlantes) deixaram de necessitar a adoração dos seres humanos, mesmo que alguns dos seus continuassem na ativa, como heróis ou vilões, que é o caso de Ares e de Hércules.

Principais representantes: Zeus, Hércules, Hera, Ares, Apolo, Atena, Dionísio.

Imagem de capa do item

Tuatha de Danaans (Celtas)

Com história desconhecida, os deuses celtas em sua maioria eram venerados antes da instalação do cristianismo pelo Rei Artur na Bretanha. Seus poderes geralmente tinham a ver com uma forte manipulação e potencial mágico.

Sua importância no Universo Marvel se deu, principalmente, por recorrentes aparições nos conselhos de deuses, bem como em personagens como Anacronismo, que possui os poderes de um deus celta, ou em Niamh Chinn Oir, a Dama do Lago. Eles também são grande fonte de poder de personagens como Dr. Druida, Capitão Britânia e Morgana Le Fay.

Principais representantes: Dama do Lago, Caibre, Anacronismo, Morrighan e Tiranis.

Imagem de capa do item

Cristã

A mitologia cristã também não deixa de aparecer na Marvel, tendo exemplares principalmente em histórias como as do Justiceiro, Noturno e Motoqueiro Fantasma. As principais representações que temos vêm de anjos, muitas das vezes nada amigáveis e enviados para a Terra para caçar demônios, como é o caso de Rute.

Há também uma raça de mutantes descendentes diretos dos anjos, dos quais vem as origens de Warren Worthington III, o Anjo. Aliás, os anjos foram criados por Yahweh, entidade mitológica responsável pelo surgimento das três principais religiões vindas de Abraão.

Principais representantes: Ruth, Zadkiel, Yahweh.

Imagem de capa do item

Daevas (Indianos)

Os deuses indianos também possuem sua história e raízes bem desconhecidas, mas são figuras lembradas, especialmente por personagens com raízes na Índia.

Nada se sabe deles atualmente, exceto que continuam sendo adorados em grandes porções do mundo.

Principais representantes: Ganesh, Indra, Brahma, Vishnu, Shiva, Yama.

Imagem de capa do item

Dievas (Eslavos e Russos)

Humanos em aparência, os Dievas podem alterar sua aparência de diversas formas, caso queiram. Assim como todos outros grupos de divindades no Universo Marvel, eles são seres extradimensionais que encontraram uma morada num nexo entre a Terra e esse espaço externo, sendo adorados por povos de origem eslava.

O principal exemplo que podemos relembrar é Perun, que, de alguma forma, teve sua divindade tirada, tornando-se apenas um ser poderoso, e tornando-se um herói e agente do governo russo, quase de forma análoga ao Thor.

Principais representantes: Perun, Svarog, Stribog, Saule.

Imagem de capa do item

Senhores do Inferno

Cada mitologia possui seu próprio inferno, com líderes demoníacos. Entretanto, sempre se batalha pelo título de "Diabo", que é como se fosse o líder infernal supremo. Entre essas divindades, temos Mefisto, Hela, Coração Negro, Dormammu e Marduk Kurios (o atual Diabo).

Eles normalmente estão espalhando o caos e o terror pela Terra, fazendo barganhas a troco de almas e outras formas injustas de comércio.

Principais representantes: Marduk Kurios, Lúcifer, Hela, Dormammu.

Imagem de capa do item

Eternos

Um caso a parte do item que virá a seguir, os Eternos são membros de uma raça primordial criada pelos Celestiais na Terra. Ao colonizar a Terra, eles foram comumente confundidos com deuses de outros Panteões, e se mudaram para Olympia, próximo ao Monte Olimpo, onde, por um tempo, foram adorados como se fossem os deuses gregos.

Eles são inimigos dos Deviantes, outra raça criada pelos Celestiais, porém uma raça que "deu errado".

Principais representantes: Ikaris, Zuras, Azura (Thena), Ajax, Legba.

Imagem de capa do item

Criações da Marvel

A própria Marvel expandiu seu ramo de criações e mitologias dentro de seu universo, criando algumas divindades próprias. Exemplos clássicos disso são a entidade Fênix, adorada pelo Império Shi'ar, e outros seres como Dormammu, Oshtur, Agamotto, Watoomb, dentre outras que fornecem poder mágico ao Dr. Estranho e outros seres místicos.

Wiccano, o filho da Feiticeira Escarlate, se tornará o Demiurgo, uma divindade criadora de universos; bem como o Apocalipse é a divindade principal do clã Akkaba. Outros personagens adorados como deuses são as mutantes Tempestade e Selene.

Adam Warlock se tornou uma divindade intergalática, e assim vai. Além disso, a Marvel contribuiu com criações dentro das mitologias já estabelecidas. Assim surgiram os Três Guerreiros e Amora, a Encantor, por exemplo.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux