Os 10 melhores vilões da ficção em 2021

Capa da Publicação

Os 10 melhores vilões da ficção em 2021

Por Junno Sena

Carismáticos, inescrupulosos, bem vestidos. A verdade é que, seja amor ou ódio, odiamos amar alguns personagens. Desde líderes que regem com mão de ferro até mulheres poderosas que subjugam qualquer um com apenas um olhar.

Em 2021, tivemos momentos icônicos quando falamos em vilões. Fosse com plot twists regados a música e “Eu também matei o Sparky!” ou o idoso frágil se mostrando um manipulador de primeira, mesmo com tantas dificuldades políticas e sociais nesse ano, foi bom ver o mal sendo feito por personagens tão interessantes.

Pensando em relembrar alguns desses momentos, abrimos uma votação interna com a equipe da Legião dos Heróis para decidir quais foram os Melhores Vilões de 2021. Desde séries até jogos e filmes, conseguimos reunir uma verdadeira Legião de Vilões. 

Nota: Em caso de empate, predomina-se a ordem de lançamento, determinando a posição em que cada personagem ocupa na lista.

Imagem de capa do item

10º - Il Nam

Série: Round 6

Onde assistir: Netflix

Mesmo que Round 6 tenha mantido seu público em uma mentira de que, no final, tudo daria certo, a verdade é que o mais diabólico da trama foi o seu vilão. Deixando de lado todos os subordinados, o que mais dói é pensar no simpático e carismático Il Nam. Se duvida da vilania desse personagem, já parou para pensar na prova da bolinha de gude?

O senhor preferiu ficar de fora dos grupos porque sabia que, quem sobrasse, passaria para a fase final. Se isso já não é o suficiente para odiá-lo e, ao mesmo tempo, admitir que o amou durante a maior parte da série, não sei como convencê-lo.

Imagem de capa do item

9º - General Kirigan

Série: Sombra e Ossos

Onde assistir: Netflix

Conseguindo melhorar e complexificar o universo dos livros de Sombra e Ossos, a série da Netflix deu vida ao Darkling, destacando tanto seus trejeitos sedutores como suas características mais repulsivas. Mesmo com o relacionamento de Alina e Malyen sendo tão adorável, é impossível não sentir uma certa atração pela interpretação de Ben Barnes.

O ator consegue fazer a cor preta ser popular em um dia quente de verão. E, quando o público compreende que toda a sua estética não é apenas gosto pessoal, mas vilania, a descoberta não se torna forçada. Pelo contrário, personificando o Príncipe de Maquiavél, Kirigan se torna apenas mais e mais interessante.

Imagem de capa do item

8º - Gabriel

Filme: Maligno

Onde assistir: HBO Max

Inspirado pelo movimento cinematográfico giallo, todo o drama ao redor de Gabriel é, no mínimo, divertido. Surgido a partir de uma bizarrice biológica, a concepção do assassino consegue prender a atenção do público. Desde a forma estranha com que se move até o seu “rosto” nojento e sua origem, tudo torna um personagem único.

No longa, James Wan tenta trazer uma abordagem diferente para o seu estilo de cinema. Indo atrás de inspirações que o convencional não está tão disposto a fazer, a construção de Gabriel em Maligno é marcante, seja para quem gostou do filme ou não.

Imagem de capa do item

7º - Wenwu

Filme: Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Onde assistir: Disney+

O mandarim voltou! Não com seus anéis luxuosos, nem com a barba cinematográfica de Ben Kingsley em Homem de Ferro 3, ou mesmo com este título, criticado no próprio longa. Ao invés disso, o personagem vem tentando consertar os erros do passado e, junto com isso, trazendo um novo herói para a Marvel.

O pai impetuoso, mas de coração mole, tem carisma, uma história triste e um bom momento de redenção. Mesmo que os fins não justifiquem os meios ou que sua crença numa solução para o que não tinha resposta tenha o levado a um fim trágico, essa nova abordagem conseguiu limpar a antiga adaptação e, também, toda a problemática do “perigo amarelo” criada nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

6º - Starro

Filme: Esquadrão Suicida 2

Onde assistir: HBO Max

O anúncio da sequência de Esquadrão Suicida veio com o alento de que ela seria dirigida por James Gunn. Depois do fracasso de crítica e público do primeiro filme, parecia difícil a nova empreitada do Universo Cinematográfico da DC dar certo, mas deu. Com um elenco e personagens cativantes, Starro foi um dos elementos que tomaram a atenção do público.

O parasita-estrela-do-mar-alienígena já era parte do grupo de vilões mais bizarros e curiosos da DC Comics, e sua estreia no cinema não foi diferente. Em uma sequência de ação de conseguir tirar o fôlego, risadas e até uma lágrima se você for emotivo, Starro brilhou como a estrela que ele é.

Imagem de capa do item

5º - Candyman

Filme: A Lenda de Candyman

Onde assistir: Para alugar na Apple TV

Entre maldições do espelho e terror racial, Candyman foi um dos favoritos do terror em 2021. Com Yahya Abdul-Mateen II no papel de Anthony McCoy, nos aprofundamos melhor neste já tão conhecido vilão do horror. A história novamente se joga em questões como gentrificação e racismo, mas dessa vez, o mal parece ainda mais palpável.

A cena final, que parece unir toda a franquia, traz um gosto novo para a lenda chamada Candyman, mas ao mesmo tempo, o rosto de Tony Todd volta ao papel. Entre nostalgia e um novo começo para o personagem, é impossível ignorar como o vilão foi marcante para 2021.

Imagem de capa do item

4º - Carnificina

Filme: Venom - Tempo de Carnificina

Onde assistir: Para alugar no Prime Vídeo ou Apple TV

Mesmo com as críticas não favorecendo a sequência de Venom, o longa ainda assim se destaca por seu vilão. A trama protagonizada por Eddie e o simbionte tem a participação de Woody Harrelson como Cletus Kasady, também conhecido como Carnificina. Com isso, o hall da infâmia dos vilões do Cabeça de Teia aumentou mais um pouco com uma atuação divertida.

Woody consegue entregar o personagem psicopata que é Cletus. Sem contar que a forma como o simbionte vermelho tenta ir contra os desejos de Cletus adiciona profundidade ao personagem e cria um bom paralelo com o que já conhecemos dessa raça alienígena.

Imagem de capa do item

3º - Silco

Série: Arcane

Onde assistir: Netflix

Expandindo o universo de League of Legends, Arcane conquistou os fãs dos jogos e também quem possuía interesse na franquia, mas que por questões como jogabilidade, regras e fandom, nunca se viu entrando no mundo de LoL. E com tantos personagens carismáticos, o rosto marcante de Silco ficou na mente dos espectadores.

Seja pela sua origem triste ou pela forma como o vilão trata Jinx, é fácil cair na dualidade amor e ódio com Silco. A morte de Vander pode ter sido um golpe baixo para muita gente, mas a verdade é que Silco representa um contraponto interessante na animação, não sendo apenas um vilão vazio procurando poder e influência. O tempo todo, ele tenta atingir uma justiça que foi negada a ele e ao seu povo -- o problema é não ter escrúpulos para atingir seus objetivos.

Imagem de capa do item

2º - Dimitrescu

Jogo: Resident Evil Village

Disponível para: Playstation 4 e 5, XBox One e Series X e PC

Mesmo com uma atuação rápida na história de Ethan, Dimitrescu ganhou o coração dos jogadores (e não jogadores) da franquia. Com seu design único, das garras imensas até o andar sensual, mas também ameaçador, a vilã ganhou diversos cosplays e artes feitas por fãs em sua homenagem.

Tão carismática que entra no campo de vilões que odiamos amar, Dimitrescu junto de suas filhas e sua mansão conseguem resgatar o estilo clássico do game. Fazendo uma homenagem aos primeiros jogos da franquia, enfrentar a personagem se torna tanto interessante quanto prazeroso e assustador.

Imagem de capa do item

1º - Agatha Harkness

Série: Wandavision

Onde assistir: Disney+

A boa senhora de olhar doce deu lugar à atuação animada e contagiante de Kathryn Hahn em Wandavision. Mesmo com diversos indícios e teorias da real origem da personagem, It's been Agatha All Along veio com duas certezas: (1) que não foi o Mephisto e (2) que o início da Marvel nas séries de TV foi bombástico.

A presença marcante de Kathryn foi tamanha que a garantiu uma série spin-off que está em produção pela Disney+. Iniciando sua trajetória na série como Agnes, a vizinha intrometida de Wanda e Visão, a sobrevivente da Caça às Bruxas de Salem ainda tem muito o que contar. O que se provou apenas um aperitivo para a sua história foi, para a equipe do Legião dos Heróis, o ponto alto do ano para os vilões.

Imagem de capa do item

Menção Honrosa - Duende Verde

Filme: Homem-Aranha - Sem Volta para Casa

Onde assistir: Atualmente em cartaz nos cinemas

Com o lançamento tão recente de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e a votação de melhores vilões já rolando, foi difícil incluir o Duende Verde de Willem Dafoe, mas também impossível esquecer dele. Sendo o primeiro vilão que o Cabeça de Teia enfrentou no cinema, o retorno do antagonista é um marco histórico para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas que se sustenta sem depender apenas de nostalgia.

Ao fazer todas as suas cenas de ação, Defoe transmite para o público toda a sua animação em retornar ao papel. O ator não apenas retornou à franquia, ele se divertiu fazendo isso. E bom, o público também ficou muito feliz com esse retorno, que trouxe um dos vilões mais significativos para o Homem-Aranha de Holland até agora.