Os 10 melhores trajes dos super-heróis no MCU

Capa da Publicação

Os 10 melhores trajes dos super-heróis no MCU

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel ficou muito conhecido, desde o início, pelo jeito que os filmes sempre se aproximaram de forma fiel ao material original, seja na narrativa ou no próprio visual, com trajes que – apesar de serem um tantinho mais “realistas” – não deixam a desejar no quesito cores, brilho e o aspecto mais cartunesco dos quadrinhos.

Desde heróis como o Doutor Estranho e a Capitã Marvel até os membros da trindade da Marvel, como Thor Capitão América, não faltam exemplos de trajes bem bonitos e interessantes no MCU. E com isso em mente, listamos aqui os 10 melhores trajes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Imagem de capa do item

Cavaleiro da Lua

Embora Cavaleiro da Lua tenha sido uma série divisiva entre os fãs, por deixar de lado o ar mais sombrio das histórias do herói nos quadrinhos para abraçar um humor mais infanto-juvenil, seria injusto dizer que o traje usado por Oscar Isaac não é, no mínimo, belíssimo - ou melhor, os trajes, já que temos mais de um ao longo da série.

O visual usa e abusa da iconografia egípcia para dar ao herói uma identidade única e bem diferente de outros superseres do Universo Cinematográfico da Marvel, o que teria contribuído com o clima de estranheza em uma história do personagem - isto é, se a Marvel Studios e a Disney tivessem dado o braço a torcer e feito uma trama insana, como as HQs de Marc Spector.

Imagem de capa do item

Senhor das Estrelas

Quando a Marvel Studios anunciou que faria um filme dos Guardiões da Galáxia, muitos ficaram de orelha em pé, crentes de que esse seria um dos primeiros fracassos comerciais da franquia. Graças a James Gunn, isso não aconteceu e, de brinde, temos alguns dos heróis mais populares do MCU e dos filmes de super-heróis em geral.

O visual colorido dos filmes contrasta diretamente com os trajes do Senhor das Estrelas, que apresentam um "rebelde". São roupas casuais, com direito a uma jaqueta de couro - que se transforma em sobretudo no segundo filme da equipe. E para fechar com chave de ouro, ainda temos uma máscara que não só esconde a identidade do herói, como também o dá um ar de mistério.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Desde que foi apresentada ao MCU, Wanda Maximoff sofria críticas dos fãs por conta de seus trajes, que nem sequer tentavam arranhar a superfície da beleza dos visuais clássicos das HQs. WandaVision mudou isso, nos dando um traje mais "arcano" para a personagem, com direito à clássica tiara que sempre figura entre seus visuais mais icônicos.

No entanto, o traje mais bonito veio justamente com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, onde a personagem abraça seu lado mais sombrio e, portanto, ganha um novo visual para combinar com seu novo papel de vilã. É triste que tenha demorado tanto tempo para Elizabeth Olsen vestir um traje mais fiel à Wanda das HQs, mas valeu a pena a espera.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Quando o Rei de Wakanda foi apresentado no MCU em Capitão América: Guerra Civil, ele ainda era um príncipe e não fazia ideia do que o esperava pela frente. T'Challa se torna o Pantera Negra após o triste assassinato de seu pai, e até hoje, nenhum visual do herói supera o primeiro traje heroico utilizado por ele.

O que torna a roupa de Guerra Civil tão interessante é a forma como ela foi criada de verdade, e Chadwick Boseman teve que vesti-la em cena. É bem diferente dos trajes que vieram depois, o que inclui o visual do primeiro filme solo do herói, que é construído majoritariamente com efeitos digitais. Aqui, por outro lado, temos um traje com textura, forma e materialidade.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel

Carol Danvers veio para mudar o jogo no MCU, desde o easter-egg de sua participação em Vingadores: Guerra Infinita. Menos de um ano após isso, ela ganharia seu filme solo e seríamos brindados com um dos trajes mais bonitos e fiéis de toda a franquia, especialmente considerando como o visual soa muito mais como um traje militar do que como uma fantasia heroica.

É igualmente interessante que o visual visto em Capitã Marvel seja, pelo menos a princípio, um traje de guerra dos Kree que só posteriormente se torna um uniforme digno para uma heroína. Ela usou variantes do traje, como em Vingadores: Ultimato, mas o visual do filme solo continua sendo um dos mais bonitos, imponentes e icônicos da franquia da Marvel.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel

Tal mentora, tal aprendiz. Kamala Khan foi uma das figuras mais curiosas e interessantes apresentadas na Fase 4 do MCU, já que veio representando os fãs mais jovens de super-heróis, que deliram com histórias épicas. Ela não começa como uma heroína já de cara, mas aprende a se tornar uma após ter uma vazão para seus poderes.

O traje final da heroína é bem interessante por referenciar diretamente a sua cultura e seu legado, ao mesmo tempo em que é bem fiel ao visual que vimos nas HQs da personagem. Mais do que isso, é uma roupa com história, que se liga à forma como a heroína passa a confiar em sua família. Resta imaginar o motivo que levou As Marvels a substituir esse traje por outro.

Imagem de capa do item

Thor

O Deus do Trovão sempre teve uma história complicada no MCU, uma vez que boa parte dos cineastas e produtores envolvidos na franquia não sabiam qual tom usar nas histórias do herói. E embora seus visuais sempre tenham sido bem interessantes, o mais bonito deles veio com Vingadores: Guerra Infinita, representando uma mudança de ares para o herói.

Para muitos, esse é o visual definitivo do Thor na franquia, justamente por abordar sua evolução como personagem e por representar o equilíbrio entre sua origem asgardiana e a influência que a Terra teve sob ele. É uma pena que esse legado tenha sido rapidamente destruído em Vingadores: Ultimato e piorado em Thor: Amor e Trovão.

Imagem de capa do item

Capitão América

Assim como o Deus do Trovão, o Capitão América sempre teve trajes bem curiosos, que capturavam toda a essência cartunesca do personagem e suas histórias nas HQs. Com Vingadores: Ultimato, no entanto, temos o traje mais belo do Sentinela da Liberdade, que consegue capturar bem o impacto do Capitão América no mundo.

O visual é relativamente simples e não difere muito de suas versões anteriores - no entanto, destaca-se aqui o uso de uma textura de "escamas", o que torna o traje bem fiel aos visuais clássicos do herói nas HQs. Além disso, um outro complemento digno de nota - e que não faz parte do traje em si - é o martelo Mjölnir, que confere a Steve Rogers ainda mais autoridade.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Às vezes, menos é mais. Simplicidade é algo que parece ter sido esquecido na nova leva de filmes de super-heróis, e isso nos faz ficar nostálgicos com a era em que até mesmo os visuais não eram um carnaval ambulante. O traje que melhor representa isso é o da Viúva Negra, conforme visto em Homem de Ferro 2.

Aqui, temos a clássica roupa de uma espiã que precisa usar a mobilidade de seu corpo para cumprir suas missões especiais - e com direito ao cabelo ruivo ondulado que dá um charme especial. É uma pena que os trajes posteriores da heroína tenham se entregue a um exagero desnecessário, quando o visual mais "clean" é muito mais condizente com seu papel de espiã.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho

Para finalizar, temos aquele que é considerado por muitos como a melhor das adaptações visuais já feitas pelo Universo Cinematográfico da Marvel. Lá em 2016, o estúdio estava expandindo seu escopo com Doutor Estranho, o primeiro filme da franquia que iria explorar temas místicos e fugir do clima de ficção científica que imperava na Marvel Studios até então.

Para isso, era necessário criar um visual totalmente único para o Mestre das Artes Místicas, que mostrasse como ele lutava com magia arcana, e não com seus próprios punhos. O resultado é uma roupa bem diferente das HQs, mas que passa todo o ar fantástico presente nas histórias de Stephen Strange, fazendo dele um herói singular na vastidão do MCU.