As 10 melhores séries de 2023

Capa da Publicação

As 10 melhores séries de 2023

Por Jaqueline Sousa

Chegamos à etapa final de 2023! Ao longo do ano, muita coisa aconteceu na indústria do entretenimento, principalmente na televisão. Mesmo com uma intensa greve de roteiristas e atores afetando toda a cadeia produtiva do setor, diversas séries, entre novidades e retornos, ocuparam o nosso tempo neste ano, então nada mais justo do que relembrar aqui os principais destaques.

Assim, nesta lista, selecionamos as 10 melhores séries de 2023. Qual foi o seu programa de TV favorito do ano? Não esqueça de fazer seu ranking nos comentários!

Imagem de capa do item

Succession - Temporada 4

Exibida entre os meses de março e maio, a quarta e última temporada de Succession foi praticamente um evento televisivo em 2023. Criada por Jesse Armstrong, a série que acompanha os dramas de uma família de bilionários cujos filhos disputam a herança (e a atenção) do patriarca, dono de um bem-sucedido conglomerado de mídia, encerrou sua jornada com uma qualidade impressionante, elevando ainda mais seu prestígio na indústria.

Em vista disso, é claro que Succession não poderia ficar de fora da lista de melhores séries do ano. Com performances arrebatadoras de todo o elenco, a quarta temporada do programa da HBO consolidou seu nome na história da TV, mantendo uma excelência narrativa tão grandiosa quanto a ambição dos irmãos Roy.

Imagem de capa do item

O Urso - Temporada 2

Estrelada por Jeremy Allen White, a dramédia O Urso pegou todo mundo de surpresa em sua estreia com uma história muito bem construída sobre um conturbado chef de cozinha. Em seu segundo ano, as coisas não foram diferentes: a segunda temporada da série veio ao mundo em 2023, mantendo a qualidade e a excelência narrativa mais uma vez.

No capítulo dois de O Urso, acompanhamos Carmy (Jeremy Allen White) em sua tentativa de abrir um restaurante para dar continuidade ao sonho que compartilhava com o falecido irmão. Com novos personagens e participações especiais, a segunda temporada do programa foi, sem dúvida, um dos pontos altos da indústria televisiva neste ano.

Imagem de capa do item

The Last of Us

Inspirada na famosa franquia de videogame, a série The Last of Us começou a ser exibida pela HBO em janeiro de 2023, e o sucesso foi tanto que a emissora não demorou muito para encomendar um novo capítulo para o programa. Até mesmo quem não conhecia os jogos se encantou pela trama envolvente e pelo carisma de seus protagonistas.

Ambientada em um mundo pós-apocalíptico, a série acompanha a jornada de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) em uma perigosa missão para vencer o fungo que dizimou grande parcela da população mundial.

Imagem de capa do item

A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher marcou a última parceria de Mike Flanagan com a Netflix em grande estilo. Inspirado no conto homônimo de Edgar Allan Poe, a minissérie acompanha a jornada dos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), donos de uma empresa farmacêutica cujos herdeiros começam a morrer um por um de maneira misteriosa.

Com elementos que fazem referência à obra de Poe, A Queda da Casa de Usher une toda a atmosfera macabra dos contos do escritor ao tom melancólico e um tanto quanto satírico de Flanagan da melhor maneira possível, transformando a minissérie no projeto mais consistente e instigante da parceria do diretor com o streaming.

Imagem de capa do item

Treta

Realizada a partir de uma parceria da Netflix com a conceituada produtora A24, a série Treta surpreendeu a crítica e o público com uma trama envolvente e repleta de situações inusitadas. O programa, que conta com ótimas performances de Steven Yeun e Ali Wong, trata de temáticas pertinentes na atualidade, como questões psicológicas, problemas familiares e a busca por um propósito na vida, de um jeito honesto e muito interessante, sem deixar de captar a atenção da audiência.

Em Treta, um incidente de carro acaba despertando a fúria e os instintos mais sombrios de dois desconhecidos. Infelizes com suas próprias vidas, a dupla deixa que suas vontades obscuras os coloquem em situações emocionantes e surpreendentes.

Imagem de capa do item

Barry - Temporada 4

Abraçando um lado ainda mais sombrio e críticas mais ácidas ao universo do entretenimento, a quarta e última temporada de Barry caminhou por estradas bastante insanas e bizarras para encerrar sua jornada na TV. Estrelada por Bill Hader, que também assina a criação, a roteirização e a direção de vários episódios do programa, a série conquistou o público com sua trama inusitada, o que se consolidou no encerramento da produção.

Na quarta temporada de Barry, o personagem titular enfrenta uma dura realidade na prisão até que uma reviravolta o coloca em uma das jornadas mais alucinantes de sua vida. Com um final bastante divisivo, a série da HBO usou ao máximo seu humor sombrio para consolidar seu nome na indústria televisiva em excelente estilo.

Imagem de capa do item

Na Mira do Júri

Uma das comédias mais diferentes do ano, Na Mira do Júri conseguiu captar a atenção do público e da crítica especializada com uma ideia bastante inusitada. Na trama, acompanhamos os bastidores de um julgamento de júri nos EUA pela visão de Ronald Gladden, um dos jurados do caso. O que ele não sabe, porém, é que ele é o único não ator na corte e que o processo é totalmente encenado.

Usando um formato de falso documentário, Na Mira do Júri coloca Ronald no meio de atores como James Marsden (que interpreta ele mesmo), enquanto apresenta situações absurdas para o protagonista, que realmente não fazia ideia de que o julgamento era apenas uma encenação. Por mais “esquisita” que a proposta possa parecer, a comédia consegue a todo instante captar a sua atenção com o desenrolar do caso, assim como a dedicação de Ronald.

Imagem de capa do item

The Marvelous Mrs. Maisel - Temporada 5

Mais uma série que encerrou sua trajetória em 2023 com muita emoção e qualidade foi The Marvelous Mrs. Maisel. Estrelada por Rachel Brosnahan, o programa segue a história de Miriam “Midge” Maisel durante os anos 50, uma mulher que acreditava ter a vida perfeita até que uma chocante reviravolta a coloca em uma missão inusitada: torna-se uma comediante bem-sucedida.

Em seu quinto e último ano, The Marvelous Mrs. Maisel se beneficia mais uma vez do estilo ácido e frenético da criadora Amy Sherman-Palladino, finalizando a história de Midge de maneira agridoce e com muita qualidade. Além disso, claro, a performance de Brosnahan, que já ganhou diversos prêmios pelo papel, como o Emmy, também atinge um novo nível de excelência na última temporada do programa do Prime Video.

Imagem de capa do item

Os Outros

Lançada no final de maio, a série nacional Os Outros deu o que falar por aqui quando chegou ao catálogo do Globoplay. Sucesso entre o público e a crítica, a série estrelada por nomes como Adriana Esteves e Maeve Jinkings fez um ótimo retrato das consequências de uma sociedade polarizada e de como a intolerância pode levar a resultados trágicos.

Na trama da primeira temporada, duas famílias que vivem em um condomínio da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entram em pé de guerra depois que seus filhos entram em uma briga. O ocorrido é apenas o ponto de partida para uma série de situações caóticas, onde cada lado se mostra capaz de fazer qualquer coisa para provar que tem razão no caso.

Imagem de capa do item

Gen V

Gen V, o spin-off de The Boys também foi uma boa surpresa de 2023. Apesar de ter vindo ao mundo na sombra de sua antecessora, a produção conseguiu caminhar com as próprias pernas sem deixar a essência da franquia de lado, apresentando personagens interessantes e uma trama bastante envolvente.

Ambientada na prestigiada Universidade de Godolkin, Gen V acompanha um grupo de universitários com poderes especiais, que entram na instituição comandada pela Vought para se tornarem a próxima geração de super-heróis bem-sucedidos. Até que, enquanto buscam por popularidade e boas notas na faculdade, eles percebem que algo muito incomum e esquisito anda acontecendo na faculdade, dando início a uma série de acontecimentos violentos e traumáticos.