As 10 melhores sequências de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas

Capa da Publicação

As 10 melhores sequências de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas

Por Gus Fiaux

Em ativa desde 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel já nos apresentou dezenas de heróis, todos lutando em prol de um mundo melhor. Cada filme (e agora, as séries do Disney+) vem recheado com batalhas icônicas, todas colocando os heróis mais poderosos da Terra – e de outros planetas – contra seus vilões, ou até mesmo contra alguns aliados.

Desde lutas contra o Titã Louco ou batalhas bem coreografadas e com poucos efeitos de CGI, não faltam exemplos de como o MCU conseguiu criar sequências de ação originais e empolgantes. E foi pensando nisso que reunimos aqui as melhores cenas de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas!

Imagem de capa do item

A traição de Ikaris

Onde acontece: Eternos (2021)

Embora não tenha sido recebido com unanimidade pelos fãs, Eternos é uma das produções mais ousadas e originais do MCU, apresentando toda a raça de seres superpoderosos enviados à Terra pelos Celestiais, enquanto tentam defender o planeta - que, na realidade, é a incubadora para um novo deus cósmico.

Quando os Eternos descobrem esse segredo, alguns tentam parar o processo para salvar o planeta, mas Ikaris - que havia sido revelado como traidor após ter matado a líder Ajak - se volta contra seus aliados, o que resulta em uma batalha fantástica, especialmente com a presença de Makkari, a velocista do grupo, e Phastos, o inventor.

Imagem de capa do item

Luta no ônibus

Onde acontece: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Em 2021, o mundo conheceu um novo herói no MCU. Shang-Chi é uma arma viva, que conhece vários estilos de artes marciais e usa isso para deter os seus adversários. Quando ele é encurralado pelo Punho de Lâmina e os outros capangas de seu pai em um ônibus, vemos uma das cenas de ação mais frenéticas de toda a franquia.

Com muita inspiração em filmes de wuxia e artes marciais, Destin Daniel Cretton, o diretor do longa, consegue passar toda a destreza do herói sem sacrificar os momentos mais cômicos e divertidos do MCU, o que fica ainda mais interessante quando consideramos que toda a ação está acontecendo em um veículo em movimento cheio de civis e inocentes...

Imagem de capa do item

Encurralado no elevador

Onde acontece: Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Embora não tenham conseguido emplacar nenhum sucesso absoluto desde que saíram do MCU, os Irmãos Russo mostraram que sabem conduzir bem a ação desde seu primeiro filme na saga, Capitão América: O Soldado Invernal. Aqui, vemos Steve Rogers sendo caçado por vários agentes da HIDRA infiltrados na S.H.I.E.L.D..

Um dos pontos altos do filme se dá quando Steve tenta deixar o Triskelion - uma das bases da organização - e é encurralado em um elevador por vários de seus "ex-aliados", liderados por Brock Rumlow. Isso acaba resultando em uma luta muito claustrofóbica em um espaço bem apertado, enquanto o Sentinela da Liberdade derrota seus adversários de um a um.

Imagem de capa do item

Batalha musical

Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Estamos tão ancorados em um senso de "realismo e verossimilhança" que, às vezes, é difícil lembrar que estes são filmes de super-heróis e que eles podem (e devem) brincar com os conceitos mais bizarros e únicos dos quadrinhos. E essa cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura faz isso de uma forma brilhante.

Na cena, o Doutor Estranho que já conhecemos dá de cara com seu "eu maligno" de outro universo, e os dois acabam em uma batalha épica, na qual atiram notas musicais um no outro, enquanto a música acompanha cada um dos feitiços lançados pelos dois Stephen Strange. E por fim, ainda temos a morte brutal do Doutor Estranho do mal, empalado por uma cerca de metal.

Imagem de capa do item

Batalha de Titã

Onde acontece: Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Thanos é, sem dúvida, o maior vilão já apresentado no MCU até agora, e parte disso vem de seu plano obstinado para eliminar metade dos seres vivos em todo o universo. Porém, antes que pudesse colocar isso em prática, o Titã Louco precisava reunir todas as Joias do Infinito, e Vingadores: Guerra Infinita basicamente é um filme inteiro sobre essa missão.

Um dos momentos mais interessantes do filme se dá quando o Homem de Ferro, o Doutor Estranho e o Homem-Aranha se encontram com os Guardiões da Galáxia em Titã e precisam lutar contra o vilão para proteger a Joia do Tempo. A cena é brutal e resulta em momentos gloriosos, como quando o Doutor Estranho enfrenta o vilão usando suas magias e feitiços.

Imagem de capa do item

Disputa pelo trono de Wakanda

Onde acontece: Pantera Negra (2018)

O primeiro Pantera Negra é tido por muitos como o melhor filme solo de todo o Universo Cinematográfico da Marvel, e com razão. E por mais que a batalha final deixe a desejar por conta de seus efeitos visuais, não é como se o resto do filme não trouxesse alguns momentos bem empolgantes, como quando Killmonger desafia T'Challa pelo trono de Wakanda.

A batalha dos dois é travada em uma cachoeira e, o mais interessante de tudo é que eles não contam com trajes e aparatos heroicos, apenas com sua força e estratégias. Aqui, Killmonger acaba se provando melhor (e mais traiçoeiro) que seu primo, assumindo seu lugar e colocando Wakanda em uma nova era de trevas, até o ato final do longa.

Imagem de capa do item

O massacre da Feiticeira Escarlate

Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Ao longo de quinze anos, o Universo Cinematográfico da Marvel foi muitas coisas, mas quase nunca se arriscou o bastante para sair da zona de conforto. Isso mudou com a chegada de Sam Raimi à franquia, que nos ofereceu a batalha mais brutal e sangrenta vista em um filme de super-heróis na última década - ou melhor, batalha não... uma verdadeira carnificina.

Aqui, vemos a Feiticeira Escarlate completamente possessa entrando na sede dos Illuminati, em outro universo, e matando todos com facilidade. Com os dois pés fincados no horror, Raimi não deixa de entregar momentos bem grotescos, como o cérebro do Raio Negro implodindo, o Professor X tendo seu pescoço dilacerado e a Capitã Carter partida ao meio...

Imagem de capa do item

Batalha de Manhattan

Onde acontece: Os Vingadores (2012)

Lançado em 2012, Os Vingadores foi como um sonho sendo realizado. O filme fez o que muitos julgavam impossível, reunindo quatro franquias de heróis em uma única história, que colocava a equipe composta por Thor, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra e Gavião Arqueiro diretamente contra as ações de Loki.

E todo o terceiro ato do filme é glorioso, já que conta com uma sequência de ação muito bem conduzida, na qual os Heróis Mais Poderosos da Terra devem se unir para refrear a invasão dos Chitauri. Alguns pontos altos são a cena em que temos um plano-sequência dos heróis lutando contra os alienígenas e o momento em que o Golias Esmeralda "esmaga" o Deus da Trapaça.

Imagem de capa do item

Luta na ponte

Onde acontece: Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Como dito anteriormente, Capitão América: O Soldado Invernal possui algumas das melhores sequências de ação de todo o MCU, e boa parte das cenas não depende muito de efeitos digitais. Um belo exemplo disso se dá na metade do filme, quando Steve Rogers e Natasha Romanoff se veem encurralados pelo Soldado Invernal em uma ponte.

Aqui, temos vários momentos explosivos e eletrizantes conduzidos com uma grande maestria pelos Irmãos Russo, desde o momento em que Bucky Barnes usa facas para atacar Steve até a cena em que a Viúva Negra tenta escapar de uma rajada de balas. E vale lembrar que a cena culmina com Steve descobrindo a identidade de seu adversário, o que é uma baita revelação.

Imagem de capa do item

Avante, Vingadores!

Onde acontece: Vingadores: Ultimato (2019)

Até hoje, é difícil achar uma batalha que tenha sido tão gloriosa, espetacular e grandiloquente no Universo Cinematográfico da Marvel quanto a luta final entre Thanos e os Vingadores, em Ultimato. Aqui, vemos aquele que é considerado o maior crossover da história do cinema, com todos os heróis de todas as franquias se reunindo para dar uma surra no Titã Louco.

Com efeitos especiais de ponta, a sequência fica ainda melhor pelo impacto emocional de ver figuras tão distintas, como os Vingadores, Guardiões da Galáxia, os magos da Terra, os Saqueadores e até mesmo alguns dos asgardianos se juntando para atacar Thanos e seus exércitos. Vale destacar a luta entre a trindade (Homem de Ferro, Capitão América e Thor) e o vilão.