Capa da Publicação

10 melhores RPGs desta geração

Por Raphael Martins

Jogos de RPG, sejam eles japoneses ou americanos, de ação ou por turnos, não podem faltar em nenhum console que se preze. Alguns deles tem histórias tão envolventes quanto seus combates épicos, se tornando clássicos de arte, influenciando futuros títulos e marcando uma geração inteira de jogadores.

Nesta lista, vamos revisitar alguns dos melhores títulos do gênero que abrilhantaram a nona geração de consoles. Faltou algum? Falem pra gente nos comentários!

Monster Hunter: World

A popular franquia de Action RPG da Capcom alcançou um novo nível em Monster Hunter: World, que contava com os maiores mapas da história da franquia e um modo multiplayer tão divertido quanto sempre foi, com até quatro jogadores simultâneos no mesmo time.

Os monstros se tornaram ainda maiores e mais estilosos, e para caçá-los, a toda uma série de novas armas para forjar e customizar. Fora que ter um "Amigato" te seguindo por aí para te ajudar ainda adiciona um toque de fofura à experiência.

Nier: Automata

Este derivado de Drakengard conta a história dos androides soldados 2B e 9S, que enquanto lutam contra máquinas para libertar o planeta Terra de seu domínio, questionam a verdadeira natureza de suas ações e do próprio conflito, enquanto descobrem a humanidade dentro de seus corações de metal.

Combinando gêneros como Shoot'em Up, aventura e até plataforma, este RPG de ação é um dos melhores trabalhos do produtor Yoko Taro e da própria Platinum Games.

Kingdom Hearts III

Depois de 14 anos, muitos jogos derivados e coletâneas com nomes complicadíssimos que mais parecem fórmulas matemáticas, Kingdom Hearts III chegou à nova geração de consoles em 2019, dando um fim a "Saga de Xeanorth" e respondendo a muitas perguntas dos fãs da franquia.

Além da conclusão da história principal, o jogo ainda trazia novos mundos inspirados em sucessos da Disney, como Toy Story, Frozen, Enrolados e Monstros S.A.

Tales of Berseria

A série Tales é uma das franquias mais tradicionais dos games, marcando presença desde o Super Nintendo. E seu mais novo exemplar, Tales of Berseria, fez juz ao legado da série.

Neste game, os jogadores encarnam a guerreira Velvet Crowe, que busca vingança após uma grande traição. Se você é um fã dessa série, certamente vale a pena conferir.

Octopath Traveler

Octopath Traveler parece ter sido feito para agradar em cheio os fãs de RPG das antigas, com gráficos no melhor estilo 16 bits e as boas e velhas batalhas por turno.

Para dar aquela inovada, o jogo ainda conta com o "Boost System", um recurso que permite aos jogadores fazerem uma série de ataques durante seu turno caso tenha pontos de boost suficientes. Ideal para quem quer uma experiência mais retrô.

Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age

Dragon Quest é mais uma tradicional franquia de RPGs japoneses, talvez até a maior de todas elas. O segredo de seu sucesso é simples: misturar inovação e tradição de maneira equilibrada, algo que foi muito bem feito no décimo primeiro título da série.

No papel de um jovem que é a reencarnação de um herói lendário, os jogadores enfrentam diversos inimigos em batalhas por turnos, explorando o vasto mundo do jogo e fazendo amigos e inimigos pelo caminho.

Final Fantasy XV

Não poderíamos fazer uma lista de melhores RPGs dessa geração sem citar o maravilhoso Final Fantasy XV, que trouxe um gameplay diferenciado à franquia e contou uma envolvente história sobre amizade, amor e destino.

No papel do príncipe Noctis e seus amigos Prompto, Ignis e Gladiolus, o jogador parte em uma jornada para salvar uma bela princesa e libertar o reino de Lucis de um império tirânico. O mundo aberto é simplesmente gigantesco, com centenas de missões secundárias e segredos escondidos.

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt foi um dos games que definiram essa geração e um dos melhores RPG de ação já lançados em todos os tempos. No papel de Geralt de Rívia, você viaja por vários reinos acompanhado de seu fiel cavalo Carpeado, matando monstros por dinheiro e decidindo o destino de muitos.

Cada uma de suas ações e interações com personagens pode mudar completamente os rumos do jogo, que se torna cada vez mais envolvente à medida que a procura por Ciri se intensifica, assim como a ameaça da Caçada Selvagem. Este game marcou época e vale cada minuto que você for gastar nele!

Bloodborne

Este RPG de ação da From Software pode ter várias semelhanças com a série Souls, como a dificuldade muito acima da média. Mas ao começar a jogar, você logo perceberá que ele tem sua própria identidade marcante.

Espere batalhas igualmente brutais, mas num ritmo muito mais acelerado e frenético que o que qualquer Souls. Para cada esquiva bem feita e golpe bem dado, você será recompensado pelo sangue de seus inimigos. Sobreviva a Yharnam se puder!

Persona 5

Liderando um bando de "ladrões de corações", você encarnará Joker, um aluno transferido e injustiçado por um crime que não cometeu. Sua missão: invadir o palácio mental de grandes criminosos e roubar seus "corações", fazendo com que se arrependam de seus crimes e se entreguem por conta própria à polícia.

Persona 5 é o ponto mais alto da franquia, equilibrando com perfeição personagens marcantes, sistema de batalha de fácil compreensão, história instigante uma trilha sonora simplesmente memorável. Não deixe de jogar este!

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael