Os 10 melhores jogos do primeiro semestre de 2021

Capa da Publicação

Os 10 melhores jogos do primeiro semestre de 2021

Por Arthur Eloi

Enfim, o mês de julho chegou, e agora 2021 entra em seu segundo semestre. Antes de continuar para a outra metade do ano e entrar no hype dos próximos lançamentos dos games, vale parar uns minutinhos e lembrar tudo de bom que saiu até aqui, como as ambiciosas fases de Hitman 3 ou os eventos macabros de Resident Evil Village.

Listamos abaixo os 10 melhores jogos lançados no primeiro semestre de 2021!

Scott Pilgrim vs. The World: The Game - Complete Edition

Muito se fala sobre o perigo da distribuição exclusivamente digital, sobre como jogos podem simplesmente sumir sem que o consumidor possa fazer algo a respeito, e o game de Scott Pilgrim Contra o Mundo era o maior exemplo disso até agora. Lançado em 2010, a adaptação das HQs de Bryan Lee O’Malley foi retirada das lojas digitais em 2014 sem maiores avisos. Foi só em 14 de janeiro de 2021 que o prestigiado beat-em-up enfim foi relançado, trazendo novas doses de nostalgia e porradaria retrô.

O game de Scott Pilgrim Contra o Mundo está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Google Stadia e Amazon Luna.

Hitman 3

Logo em 20 de janeiro, a IO Interactive abriu a lista de lançamentos inéditos do ano com Hitman 3, a conclusão da sua trilogia de jogos stealth, iniciada lá em 2016. Aqui, o Agente 47 se envolve em uma nova conspiração global e vai atrás de uma organização secreta de espiões. Com seis novas fases, o game trouxe para a nova geração os mapas enormes, cheios de NPCs e possibilidades que elevaram o nível da franquia, além de permitir também rejogar as fases dos dois games anteriores. A recepção crítica de Hitman 3 foi excelente, apontando o título como um dos melhores do gênero e da trilogia, com nota 87 no Metacritic.

Hitman 3 está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X | S, PlayStation 5, PC, Nintendo Switch (via streaming) e Google Stadia.

The Medium

O primeiro semestre de 2021 foi muito bom para os fãs de games de terror. O primeiro exemplo disso é The Medium, lançado em 28 de janeiro. O game dos poloneses da Bloober Team era um dos mais esperados para os consoles Xbox Series X | S, ao trazer horror psicológico protagonizado por uma médium capaz de transitar entre o mundo humano e o plano dos espíritos.

The Medium teve uma recepção relativamente positiva, com elogios à sua jogabilidade em dois mundos simultâneos, e também pela inspiração em Silent Hill, algo reforçado pela trilha sonora de Akira Yamaoka, icônico compositor da franquia de terror. Curiosamente, alguns meses depois a Konami anunciou uma parceria com a Bloober Team, e é bem provável que um novo Silent Hill surja a partir dessa união.

The Medium está disponível no PC e nos Xbox Series X | S, com lançamento no PlayStation 5 marcado para 3 de setembro.

Little Nightmares II

Meio fofo e meio assustador, Little Nightmares ganhou continuação em 11 de fevereiro. O plataforma 2D trouxe de volta sua atmosfera sombria com um game que acompanha a jornada de duas crianças para entender fenômenos bizarros. A sequência foi ainda mais elogiada que o antecessor, com a crítica exaltando a tensão e o clima pesado do game.

Little Nightmares II está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X | S, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

Persona 5 Strikers

Um dos jogos mais estilosos da geração passada, Persona 5 ganhou um derivado em 23 de fevereiro. Dessa vez, o grupo de ladrões conhecidos como Phantom Thieves retornam para batalhar contra hordas gigantescas de inimigos. O game foi bastante elogiado por combinar a identidade única, a música e os personagens de Persona 5 com a frenética jogabilidade de um musou, tipo Dynasty Warriors.

Persona 5 Strikers está disponível no PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.

Yakuza: Like a Dragon

Após a franquia se tornar bastante popular fora do Japão, o oitavo game da saga Yakuza enfim foi lançado no restante do mundo em 25 de fevereiro, depois de três meses como exclusivo na Ásia. Ambientado nos dias de hoje, Like a Dragon apresenta o protagonista inédito Ichiban Kasuga, e também introduz um sistema de combate por turnos. As críticas exaltaram as mecânicas de JRPG e também o humor absurdo, característico da franquia.

Yakuza: Like a Dragon está disponível para Xbox Series X | S, PlayStation 5 e PC.

Returnal

O estúdio finlandês Housemarque é conhecido por games com pegada arcade e ridiculamente divertidos, como Dead Nation e Resogun. Em 30 de abril, o estúdio lançou Returnal, que ainda que tenha um visual mais realista e sombrio, tem muitos dos elementos que tornaram as outras obras da casa tão marcantes. Aqui, uma astronauta chamada Selena se vê presa em um loop temporal em um planeta alienígena, tendo que batalhar para descobrir segredos desse estranho lugar entre várias e várias mortes.

Returnal é exclusivo do PlayStation 5, e teve boa recepção crítica. Não a toa, alguns meses após o lançamento, a Sony anunciou a compra da Housemarque.

Resident Evil Village

Em 7 de maio foi o lançamento do blockbuster mais aguardado do ano. Resident Evil Village, o oitavo game principal da franquia de survival horror, deu continuidade à perspectiva em primeira pessoa apresentada no sétimo título. Dessa vez, porém, com uma mistura de terror pastoral e horror gótico, com Ethan Winter sofrendo por vilarejos sombrios e castelos macabros. O game foi altamente elogiado pelo seu ritmo, ação, trama e também por seus vilões marcantes, como a Lady Dimitrescu.

Resident Evil Village está disponível no Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X | S, PlayStation 5, PC e Google Stadia.

Knockout City

Uma das gratas surpresas do ano veio em 21 de maio. De cara, Knockout City não convenceu quando foi apresentado, mas a EA Games foi muito inteligente em liberar vários testes gratuitos, que rapidamente fizeram o game crescer em popularidade. Em intensas partidas de equipe, dois times se enfrentam em frenéticas disputas de queimada, cheio de jogadas ousadas e muito carisma dos personagens.

Knockout City está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

O vídeo não está mais disponível.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Quem fechou os grandes lançamentos do primeiro semestre foi Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, que chegou em 11 de junho. O game da Insomniac Games (Homem-Aranha, Sunset Overdrive) continua a trama do jogo de 2016, e traz a dupla de protagonistas transitando entre vários universos. Um dos títulos mais esperados do PlayStation 5, Em Uma Outra Dimensão não fez feio, e é o melhor exemplo das capacidades do console, tanto pelo visual de ponta, a ausência de loadings nas trocas de dimensões, e também no uso das funcionalidades do controle.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é exclusivo do PlayStation 5.