Os 10 melhores heróis e heroínas da ficção de 2022

Capa da Publicação

Os 10 melhores heróis e heroínas da ficção de 2022

Por Chris Rantin

O ano de 2022 foi marcado por heróis e heroínas incríveis. Alguns trouxeram personalidades complexas, outros um bom humor inabalável e ainda tiveram ainda aqueles que chegaram carregados por uma aura mais sombria. E assim, independente de qualquer coisa, eles abrilhantaram o ano trazendo muito entretenimento e diversão. 

Mas quais foram os melhores heróis e heroínas da ficção de 2022? A equipe da Legião dos Heróis votou e, apesar de ter sido uma votação bem apertada, conseguimos eleger os 10 personagens mais marcantes desta categoria. Então bora confira os melhores heróis do ano segundo a LH!

Imagem de capa do item

Demolidor (Mulher-Hulk: Defensora de Heróis)

Matt Murdock chegou no MCU de fininho. Depois de uma breve participação em Homem-Aranha: Sem Volta Para a Casa, o icônico personagem finalmente vestiu seu uniforme de Demolidor em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis.

Trazendo todo o carisma do personagem, Charlie Cox explorou um lado mais tranquilo e bem humorado do Demolidor, algo que não havíamos visto aparecer muito na sua série da Netflix. Além disso, o romance com a Gigante de Jade também agradou, especialmente pela química dos atores.

Levando tudo isso em consideração, não tinha como não abrir nossa lista com o Homem Sem Medo, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Elsa Bloodstone (Lobisomem na Noite)

De longe uma das produções mais interessantes da Fase 4 do MCU, Lobisomem na Noite apresentou uma história sombria e um núcleo mais fantástico ao universo da Marvel. Com uma estética que presta homenagem aos clássicos do horror, o especial lançado no Halloween introduziu personagens marcantes., mas ninguém foi tão cativante quanto Elsa Bloodstone.

A caçadora de monstros da Marvel conta com uma personalidade forte e um senso de humor peculiar. Boa de briga, a heroína vivida por Laura Donnelly enfrentou o legado da sua família, fez amizade com criaturas assustadoras e provou ser uma excelente adição ao MCU.

Imagem de capa do item

Poderosa Thor (Thor: Amor e Trovão)

A Jane Foster de Natalie Portman foi um dos grandes desperdícios no começo do MCU. A cientista brilhante, vivida por uma atriz incrível, acabou ofuscada por filmes de qualidade duvidosa — e que até hoje são considerados por muitos fãs como os piores deste universo compartilhado.

Em 2022, porém, Jane Foster finalmente teve a chance de retornar e brilhar como a Poderosa Thor, chegando em Thor: Amor e Trovão como uma heroína incrível, tendo cenas de ação insanas e uma história bem dramática.

Imagem de capa do item

Shuri (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)

Após o falecimento de Chadwick Boseman, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre teve a difícil missão de continuar o legado de um dos heróis mais impactantes do MCU. Entre dúvidas e teorias sobre quem assumiria o protagonismo da franquia, vimos que Shuri foi a responsável por encarnar o papel de protetora de Wakanda.

Neste filme, a personagem de Letitia Wright retorna com um arco dramático que fala sobre luto de uma forma bastante vulnerável, fazendo com que Shuri seja uma Pantera Negra absurdamente humana — em todas suas qualidades e defeitos — e uma heroína muito interessante de se acompanhar nos cinemas.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel

Uma das séries do Disney+ mais elogiadas foi Ms. Marvel, trazendo um estilo único, personagens cativantes e finalmente introduzindo a adorável Kamala Khan ao MCU.

A heroína vivida por Iman Vellani é carismática, engraçada, apaixonante e cheia de vida. Além de trazer um coração imenso e um grande carinho por super-heróis, Ms. Marvel ainda precisa lidar com dramas adolescentes, problemas familiares e lutar para encontrar sua própria identidade neste mundo louco. Tudo isso resultou em uma jornada épica que fez com que a heroína rapidamente se tornasse uma das personagens mais queridas de todo o MCU.

Imagem de capa do item

Mulher-Hulk (Mulher-Hulk: Defensora de Heróis)

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis finalmente apresentou aos fãs do MCU uma das personagens mais legais dos quadrinhos da Marvel: Jennifer Walters, a prima de Bruce Banner que acaba se tornando a poderosa Mulher-Hulk.

Interpretada pela talentosíssima Tatiana Maslany, a Gigante de Jade teve a chance de brilhar em uma série que atacou, sem nenhum pudor, o comportamento tóxico dos fãs e alguns clichês do próprio MCU. Como uma heroína cheia de personalidade e extremamente divertida, Mulher-Hulk se destaca dentro do MCU por sua capacidade de quebrar a quarta parede e de irritar nerdola como ninguém.

Imagem de capa do item

Sandman

Sandman é um herói? Talvez na definição clássica da palavra, o Senhor do Sonhar acabe fugindo deste conceito, mas é inegável que o personagem criado por Neil Gaiman possuí histórias heroicas clássicas e que, neste ano, ele brilhou muito em sua série.

Sombrio, de poucas palavras e muito dramático, o perpétuo vivido por Tom Sturridge é praticamente um emo de milhares de anos. Apesar de trazer emoções complexas e uma relação peculiar com a humanidade — e de tomar algumas decisões bem duvidosas ao longo da história — o personagem conquistou a LH e foi considerado um dos melhores heróis de 2022.

Imagem de capa do item

Mulher-Gato (The Batman)

Abrindo nosso top 3 está ela, a icônica e inigualável Selina Kylie, mais conhecida pela alcunha de Mulher-Gato!

Perigosa, sedutora, violenta e com um passado sombrio, a personagem vivida por Zoë Kravitz brilhou em The Batman, esbanjando química com o protagonista do filme.

Trazendo suas garras afiadas e figurinos espetaculares, a gatuna roubou o coração dos fãs — e de Bruce Wayne — ao mostrar as nuances e motivações desta personagem clássica da DC Comics. Sendo essencial para o desenrolar da narrativa e do desenvolvimento do Morcegão, a anti-heroína foi uma das melhores personagem do ano.

Imagem de capa do item

Morte (Sandman)

Mais uma vez, você pode estar se perguntando: e a Morte é heroína? Assim como Sandman, pode ser difícil de encaixar a personificação deste conceito tão grandioso nesta categoria, mas ela foi uma das figuras mais icônicas do ano.

Trazendo uma performance delicada e espetacular, Kirby Howell-Baptiste foi responsável por protagonizar um dos episódios mais bonitos e emocionantes da primeira temporada de Sandman. Com sua empatia e bom humor, a Morte trouxe reflexões importantes e foi tão marcante a ponto de conquistar o segundo lugar do nosso ranking.

Imagem de capa do item

Batman (The Batman)

Por fim, não teve pra ninguém: Batman reinou supremo no topo do ranking de melhores heróis de 2022!

Ainda que algumas pessoas possam reclamar da saturação do personagem da DC Comics, o que vimos em The Batman foi algo espetacular, especialmente pela maneira em que a identidade e complexidade deste icônico herói é construída ao longo das três horas de duração do filme.

Robert Pattinson entregou uma performance memorável como o Cruzado Encapuzado, explorando a vulnerabilidade e humanidade desta figura que é repleta de traumas. Acompanhar os primeiros passos do herói em uma Gotham absurdamente sombria foi fascinante, especialmente por conseguirmos ver como o personagem acabou se tornando um símbolo de esperança para toda a cidade.