Melhores heróis e heroínas da ficção de 2021

Capa da Publicação

Melhores heróis e heroínas da ficção de 2021

Por Chris Rantin

2020 foi um ano muito difícil, enquanto lidamos com a pandemia, ansiedade e a escassez de entretenimento. Mas então veio 2021, trazendo um pouco de esperança em tempos sombrios graças ao avanço da vacinação. Com isso, tivemos uma retomada das produções e o lançamento de muita coisa que havia sido adiada no ano anterior. 

Por esse motivo, tivemos inúmeras produções de heróis chegando nos cinemas e nos streaming, trazendo personagens maravilhosos que deixaram nosso ano mais alegre e suportável. Para exaltar os melhores heróis e heroínas da ficção de 2021, a Legião dos Heróis organizou uma votação interna e assim ranqueou aqueles que mais brilharam no nosso entretenimento. Bora conferir como ficou nossa lista?

Imagem de capa do item

10º - Druig

Filme: Eternos

Onde assistir: Chega em breve no Disney+

Durante a divulgação de Eternos, ninguém deu muita importância para Druig. Aparecendo pouco nos trailers e com uma expressão de poucos amigos, todo mundo esperava que o Universo Cinematográfico Marvel fosse adaptar o personagem como o vilão caricato que ele é nos quadrinhos. Contudo, o filme seguiu por um caminho bem diferente, transformando Druig em um anti-herói que está cansado da violência e da destruição da humanidade.

Para deixa tudo ainda melhor, Barry Keoghan trouxe muita complexidade para o personagem, especialmente nas suas interações com Makkari, o que resultou em um Eterno divertido, sombrio e um pouco rebelde -- exatamente o que agradou a LH dentre todos os heróis do filme.

Imagem de capa do item

9º - Monica Rambeau

Série: WandaVision

Onde assistir: Disney+

WandaVision introduziu muita coisa incrível no MCU. Vimos a jornada de Wanda, conhecemos os gêmeos Maximoff, fomos apresentados a Agatha Harkness e descobrimos que a realidade pode ser mais frágil do que imaginávamos. Contudo, uma das melhores coisas da série foi rever uma figura conhecida: Monica Rambeau, que vimos pela primeira vez em Capitã Marvel.

Agora vivida por Teyonah Parris, Monica agora é uma agente da SWORD, tendo retornado do Blip -- em uma cena muito dramática, diga-se de passagem -- e caído diretamente na confusão de Westview. Determinada, empática e muito corajosa, ela foi uma das únicas a se posicionar contra o que considerava errado, arriscando a própria vida para tentar ajudar Wanda e sua família. No processo, a personagem descobriu seus poderes e trouxe muito bom humor para a realidade da Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

8º - Makkari

Filme: Eternos

Onde assistir: Chega em breve no Disney+

O oitavo lugar também veio de Eternos. A nossa bela Makkari chegou ligeiro e, mesmo aparecendo relativamente pouco no filme, roubou nossos corações e se tornou a queridinha da LH. Com um humor único, poderes muito bem utilizados e uma sequência de ação que simplesmente arrepiou o público, Makkari brilhou entre todos os heróis do filme comandado por Chloé Zhao e mal podemos esperar para ver mais da nossa lenda.

Além disso, Makkari chega trazendo uma representatividade muito bem-vinda -- e até tardia -- pro Universo Cinematográfico Marvel. Interpretada pela encantadora Lauren Ridloff, uma atriz negra surda, a Eterna velocista se tornou a primeira heroína deficiente auditiva de todo o MCU.

Imagem de capa do item

7º Caça-Ratos II

Filme: O Esquadrão Suicida

Onde assistir: HBO Max

O Esquadrão Suicida teve a difícil missão de provar ao público que mesmo após um filme imensamente criticado, a Força Tarefa X da DC Comics podia dar muito certo nos cinemas. Com o trabalho de James Gunn isso aconteceu e tivemos um filme extremamente violento e que não teve medo em matar seus personagens.

Entre tanto sangue e violência, Caça Ratos II, interpretada por Daniela Melchior conquistou o público e a LH por seu jeito meigo, com muita doçura e preguiça em meio aos perigos de Corto Maltese. Ao lado do seu fiel ratinho Sebastian, a personagem provou que é mais forte do que aparenta, sendo uma das protagonistas adoráveis do filme.

Imagem de capa do item

6º - Yelena Belova

Filme: Viúva Negra

Série: Gavião Arqueiro

Onde assistir: Disney+

Quando o tardio filme da Viúva Negra foi lançado, os fãs já sabiam qual era o amargo destino de Natasha Romanoff, encarando a aventura solo da personagem como sua última despedida. Ninguém esperava, no entanto, que Yelena Belova arrebatasse o coração dos fãs de uma forma tão espetacular.

Ainda que nos quadrinhos Yelena seja uma vilã, o Universo Cinematográfico Marvel adaptou a personagem como irmã de Natasha, uma agente parte das Viúvas Negras que quer ter sua liberdade e identidade. Engraçada e bem espontânea com seus sentimentos -- como nas cenas em que sofre por sua família postiça não agir, de fato, como a família que ela tanto desejava -- a Yelena trouxe muita personalidade e estilo para o filme, muito graças ao trabalho da talentosa Florence Pugh, que retornou em Gavião-Arqueiro para mostrar toda a letalidade e carisma da agente.

Imagem de capa do item

5º - Shang-Chi

Filme: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Onde assistir: Disney+

O que dizer de Shang-Chi que mal conhecemos e já consideramos pacas? O mestre das artes marciais brilhou no seu filme solo Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis que chegou para corrigir um dos maiores problemas do MCU, além de trazer mais representatividade asiática para esse universo cinematográfico. E o herói fez isso de forma brilhante, sendo uma figura que encantou tanto a LH que acabou conquistando o quinto lugar na nossa lista.

Simu Liu apresentou ao público um herói divertido, engraçado e bom de briga que teve que lutar contra seu próprio passado e o legado sombrio de sua família. Garantindo algumas das melhores lutas do ano, o herói tem muito potencial e mal podemos esperar para ver mais do lutador -- e dos Dez Anéis -- no futuro do Universo Cinematográfico Marvel.

Imagem de capa do item

4º - Feiticeira Escarlate

Série: WandaVision

Onde assistir: Disney+

2021 iniciou uma nova aposta do Universo Cinematográfico Marvel: contar algumas histórias, dos personagens que não tiveram oportunidade de brilhar como mereciam nos cinemas, no formato de séries e minisséries no Disney+. Esse novo modelo começou com força total, trazendo WandaVision para as telinhas, destacando a jornada emocionante de Wanda Maximoff através do seu luto.

Carrega de referências e teorias que, a série foi o gás que a Fase 4 do MCU precisava, sendo considerada por muitos como uma das melhores produções do ano. Mas nada disso seria possível sem a Feiticeira Escarlate, que emocionou o público com sua vulnerabilidade e dor. Nós, da Legião dos Heróis, também fomos cativados pela performance de Elizabeth Olsen, enquanto a atriz navegava pelas nuances e crescimento de Wanda em sua própria narrativa. Agora é só esperar para ver o que Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura trará para a personagem!

Imagem de capa do item

3º - Capitão América

Série: Falcão e o Soldado Invernal

Onde assistir: Disney+

O Falcão de Anthony Mackie já era figura conhecida do MCU, mas nunca teve a chance de ganhar o destaque que merecia. Essa oportunidade surgiu em Falcão e o Soldado Invernal, segunda série do MCU no Dinsey+, que tinha como premissa mostrar o herói alado aceitando (e ressignificando) o escudo do Capitão América.

Trazendo debates raciais importantes para o Universo Cinematográfico Marvel, assim como uma discussão muito relevante sobre violência e o que o Capitão América deveria representar, o Falcão foi um dos personagens mais importantes de 2021. Seu humor, integridade, coragem e honestidade fizeram com que o herói brilhasse no terceiro lugar do nosso ranking, tendo conquistado toda a LH com sua luta -- e calado os haters que não aceitavam um Capitão América negro.

Imagem de capa do item

2º - Arlequina

Filme: O Esquadrão Suicida

Onde assistir: HBO Max

Atualmente é impossível falar da DC Comics sem reconhecer Arlequina como o quarto pilar da editora. Sendo um sucesso em todas as mídias que aparece, a Palhacinha do Crime ascendeu do status de vilã divertida para uma das maiores anti-heroínas e ícone LGBT da editora. Após Margot Robbie encarnar a personagem em live-action, Arlequina só conquistou ainda mais fãs e neste ano, com O Esquadrão Suicida, vimos um novo lado da divertida personagem.

Continuando a jornada de independência de Arlequina, algo que começou no bem-feito Aves de Rapina, O Esquadrão Suicida apresentou a anti-heroína como uma figura mais segura de si mesma e que está pronta para seguir em frente com sua vida. Mostrando um lado ainda mais violento da palhacinha, o filme também conseguiu trabalhar o humor peculiar da personagem, bem como sua carga heroica em fazer o que é certo, mesmo quando isso a coloca em um lugar bem difícil. Por ser tão maravilhosa, Arlequina conquistou o segundo lugar no nosso ranking.

Imagem de capa do item

1º - Kate Bishop

Série: Gavião Arqueiro

Onde assistir: Disney+

No fim, não teve pra ninguém! O primeiro lugar é da heroína que chegou no mês passado, sendo introduzida na série Gavião Arqueiro, mas que já conquistou o coração de todo mundo. Carismática, incrivelmente talentosa e maravilhosamente bem interpretada por Hailee Steinfeld, a Gaviã Arqueira Kate Bishop é sem dúvida uma das heroínas mais divertidas que o Universo Cinematográfico da Marvel já nos apresentou.

Longe de ser uma heroína perfeita, é justamente esse aspecto humano e jovial que conquistou a LH. Com um futuro promissor pela frente -- inclusive a aguardada formação dos Jovens Vingadores -- Kate traz toda a personalidade e humor que faltou no Gavião Arqueiro nesses mais dez anos do MCU. E é por isso que o primeiro lugar é dela.