Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes já feitos sobre viagem no tempo

Por Jaqueline Sousa

A possibilidade (ou improbabilidade, talvez) da viagem no tempo é um assunto que sempre intrigou a humanidade. A temática é tão misteriosa e encantadora que, facilmente, podemos encontrá-la como premissa para diversas histórias da indústria do entretenimento, como nos livros, nas séries, nos jogos e por aí vai. 

E o cinema não fica de fora dessa. Afinal, quem nunca desejou poder voltar no tempo ou pular para o futuro e descobrir o que o aguarda por lá? Com um tema tão universal assim, é claro que Hollywood não perderia a oportunidade de dar asas à imaginação e explorar as diversas possibilidades envolvendo o assunto.

É exatamente por isso que, nesta lista, fizemos uma seleção dos 10 melhores filmes já feitos sobre viagem no tempo! Não deixe de comentar também qual é o seu filme favorito da temática!

Imagem de capa do item

De Volta Para o Futuro (1985)

Não dá para começar esta lista sem citar o clássico dos clássicos sobre viagem no tempo: De Volta Para o Futuro. O filme ficou imortalizado na cultura pop por contar com elementos icônicos, como o carro DeLorean, e ainda apresentar uma divertida e envolvente premissa.

No longa, acompanhamos o adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) que, após uma experiência do excêntrico cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) dar errado, é transportado para a década de 1950. Ali, ele acaba conhecendo as versões mais jovens de seus pais e precisa agir rápido para que o casal se apaixone antes que ele deixe de existir.

Onde assistir: Star+, Amazon Prime Video, Telecine, Google Play, Apple TV e Youtube.

Imagem de capa do item

Questão de Tempo (2013)

Em Questão de Tempo, o jovem Tim Lake (Domhnall Gleeson) descobre que é capaz de viajar no tempo e aproveita para usar a nova habilidade como uma maneira de conquistar o amor de sua vida. Porém, o resultado disso tudo pode ser mais complicado do que ele imagina.

Questão de Tempo tem direção e roteiro de Richard Curtis e também traz Rachel McAdams, Bill Nighy, Tom Hollander e Margot Robbie no elenco. É uma ótima pedida para quem curte ficção científica e também adora uma boa história de romance.

Onde assistir: Star+, Amazon Prime Video, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro é mais um clássico sobre viagem no tempo que marcou uma geração. No longa, Arnold Schwarzenegger vive o Exterminador, um assassino que saí de 2029 para voltar a 1984 com o intuito de matar Sarah Connor (Linda Hamilton) e mudar para sempre o futuro da humanidade.

Dirigido por James Cameron, o longa é relembrado até os dias de hoje como um dos grandes representantes da temática, mantendo seu impacto na cultura pop, assim como o restante da franquia.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Os Doze Macacos (1995)

Mais uma produção imperdível sobre viagem no tempo é o filme Os Doze Macacos. Na ficção científica, um condenado que vive em 2035 é enviado de volta para o passado para descobrir a causa de um vírus que dizimou quase toda a população mundial.

Os Doze Macacos é dirigido por Terry Gilliam e conta com um elenco formado por Bruce Willis, Brad Pitt, Christopher Plummer e Amanda Schull.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Apple TV.

Imagem de capa do item

No Limite do Amanhã (2014)

Estrelado pelo astro Tom Cruise, o filme No Limite do Amanhã é ambientado em um mundo que está em guerra contra os alienígenas. Nele, o major William Cage é obrigado a entrar no campo de batalha, onde acaba morrendo. Entretanto, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, revivendo os seus últimos momentos diversas vezes enquanto tenta encontrar uma forma de sair dessa situação.

Com direção de Doug Liman, No Limite do Amanhã também tem Emily Blunt e Bill Paxton no elenco.

Onde assistir: Netflix, Youtube, Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV.

Imagem de capa do item

Primer (2004)

Em Primer, dois engenheiros acidentalmente descobrem uma forma de viajar no tempo enquanto realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto em questão supostamente deveria apenas bloquear a força gravitacional para diminuir o peso interior de objetos, mas as pesquisas acabam levando os dois amigos em uma perigosa aventura pelo tempo.

Primer tem direção de Shane Carruth, que também atua no filme ao lado do ator David Sullivan.

Onde assistir: Mubi.

Imagem de capa do item

Looper: Assassinos do Futuro (2012)

E se você pudesse viajar no tempo, mas isso fosse ilegal? É essa a premissa de Looper: Assassinos do Futuro, filme do diretor Rian Johnson. A trama é ambientada em um mundo futurístico onde a viagem no tempo só está disponível de forma clandestina.

Assim, quando os mafiosos querem eliminar alguém, eles usam essa habilidade para mandar o alvo de volta ao passado, onde um matador de aluguel conhecido apenas como Looper está aguardando. Entre eles está Joe, um criminoso que logo descobre que seu chefe quer enviar o seu eu do futuro de volta no tempo para matá-lo.

O elenco de Looper: Assassinos do Futuro tem os atores Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt e Paul Dano.

Onde assistir: HBO Max, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban não é necessariamente um filme clássico de ficção científica sobre viagem no tempo. Mas se você já assistiu ao filme, certamente deve saber que o elemento é fundamental para a condução da narrativa do terceiro filme da franquia, considerado por muitos como a melhor produção da história do bruxo.

Com direção de Alfonso Cuarón, Prisioneiro de Azkaban se passa durante o terceiro ano de Harry (Daniel Radcliffe) em Hogwarts, onde mais uma ameaça passa a rondar a escola quando o temido Sirius Black (Gary Oldman) consegue escapar de Azkaban.

Onde assistir: HBO Max, Youtube, Google Play, Apple TV e Amazon Prime Video.

Imagem de capa do item

O Predestinado (2014)

Estrelado por Ethan Hawke, a ficção científica O Predestinado conta a história de um agente que recebe sua última missão: viajar no tempo para impedir que um assassino cometa um crime que vai destruir a vida de milhares de pessoas.

O Predestinado tem direção de Michael e Peter Spierig e também tem Sarah Snook, Noah Taylor e Christopher Kirby no elenco.

Onde assistir: Apple TV, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

Donnie Darko (2001)

Donnie Darko talvez seja o filme mais “estranho” sobre viagem no tempo desta lista, mas nem por isso deixa de ser um clássico contemporâneo do cinema. Dirigido por Richard Kelly, o enredo acompanha Donnie (Jake Gyllenhaal), um jovem excêntrico que começa a ter visões com um coelho gigante. Até que, certo dia, a miragem diz para ele que o mundo vai acabar dentro de um mês. Embora não acredite a princípio, Donnie muda de ideia quando uma turbina de avião cai em sua casa.

Além de Gyllenhaal, Donnie Darko tem Drew Barrymore, Maggie Gyllenhaal, Jena Malone, Seth Rogen e Patrick Swayze no elenco.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Telecine, Youtube e Google Play.

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss