Os 10 melhores filmes de ficção científica dos anos 2000

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de ficção científica dos anos 2000

Por Jaqueline Sousa

A ficção científica é um dos gêneros mais apreciados por boa parte do público, especialmente quando estamos falando sobre cinema. Ao longo da história da sétima arte, diversas produções foram responsáveis por levar o ser humano a mundos extraordinários, quebrando todas as barreiras do tempo e do espaço.

Indo além de longas clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e Blade Runner (1983), que influenciaram o gênero de forma significativa, os anos 2000 foram bastante prolíferos para a ficção científica, já que a virada do século proporcionou novas experiências à sociedade, como o início da popularização da internet e os avanços tecnológicos que começaram a ganhar cada vez mais força.

Pensando nisso, reunimos nesta lista os 10 melhores filmes de ficção científica dos anos 2000!

Imagem de capa do item

Guerra dos Mundos (2005)

Se existe algo que intriga os seres humanos desde os primórdios da história da humanidade é o que existe além do planeta Terra, principalmente quando o assunto são os alienígenas. Por isso, não é à toa que diversas histórias na indústria abordem exatamente a temática, como o filme Guerra dos Mundos.

Com direção de Steven Spielberg, o longa é baseado no livro homônimo do escritor H. G. Wells, reconhecido por suas obras de ficção científica. Na trama, Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que está cuidando dos filhos por alguns dias. Tudo parecia normal, até que uma invasão de alienígenas coloca a vida da sua família - e de todo o mundo - em perigo.

Além de Cruise, o elenco conta com Dakota Fanning, Justin Chatwin e Miranda Otto.

Onde assistir: Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Telecine, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

A.I.: Inteligência Artificial (2001)

Além dos alienígenas, os androides são outras figuras que seguem intrigando a humanidade e continuam extremamente presentes na ficção científica. Por isso, A. I.: Inteligência Artificial não poderia ficar de fora desta lista.

O longa era um projeto de Stanley Kubrick, a mente por trás de 2001: Uma Odisseia no Espaço, que acabou indo parar nas mãos de Steven Spielberg posteriormente. No enredo, o primeiro menino-robô programado para amar é adotado por um funcionário da empresa Cybertronics e sua esposa. Apesar do garoto ir se adaptando aos poucos à nova família, ele não é aceito totalmente pelos humanos e nem mesmo pelas máquinas ao seu redor.

Jude Law e Haley Joel Osment são os destaques da trama, que aborda temáticas envolvendo a relação dos humanos com a inteligência artificial. O filme foi um marco por tratar de um assunto que só ganharia força no futuro e que, cada vez mais, invade as casas e as vidas da sociedade.

Onde assistir: HBO Max, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Distrito 9 (2009)

Em Distrito 9, acompanhamos um universo distópico onde os alienígenas ocuparam a Terra, após fugirem de seu planeta natal, que estava morrendo. No novo lar, as criaturas passam a viver em um local separado dos humanos, o Distrito 9, que fica na África do Sul. Além disso, eles também são controlados por uma empresa que não está nem um pouco interessada no bem-estar dos extraterrestres.

Até que, durante uma missão de transferência dos alienígenas para outra área, um dos agentes é contaminado por um vírus que o transforma em um simbionte. Para conseguir sobreviver, ele terá que contar com uma ajuda inesperada.

Dirigido por Neill Blomkamp, o filme tem Sharlto Copley, Jason Cope e Nathalie Boltt no elenco.

Onde assistir: Netflix, Youtube, Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV.

Imagem de capa do item

Minority Report: A Nova Lei (2002)

Mais um do cineasta Steven Spielberg, Minority Report: A Nova Lei é baseado em um conto do autor Philip K. Dick, mestre da ficção científica na literatura. A trama se passa no ano de 2054, onde um sistema consegue prever crimes que acontecerão no futuro, fazendo com que a taxa de criminalidade seja praticamente inexistente.

Até que o detetive John Anderton (Tom Cruise), um dos principais agentes no combate às atividades criminosas, descobre que ele será o responsável por um assassinato previsto pela máquina.

Minority Report também tem Colin Farrell, Samantha Morton, Max von Sydow e Neal McDonough no elenco, e traz temas como o livre-arbítrio e o determinismo.

Onde assistir: HBO Max, Youtube, Globoplay e Google Play.

Imagem de capa do item

Lunar (2009)

Estrelado por Sam Rockwell, a ficção científica Lunar conta a história de um astronauta que, após três solitários anos vivendo em uma base na Lua, finalmente pode voltar para casa e rever sua esposa. Porém, é quando ele sofre um acidente devido ao péssimo estado de sua saúde que o homem percebe que pode não estar sozinho ali.

Lunar é dirigido por Duncan Jones e aborda elementos bastante presentes no gênero, como os clones e a própria viagem espacial.

Onde assistir: Youtube, Apple TV, Google Play e Amazon Prime Video.

Imagem de capa do item

Filhos da Esperança (2002)

Filhos da Esperança é sempre lembrado como um dos melhores do gênero por ser uma obra completa e extremamente relevante entre as distopias cinematográficas. Ambientado no ano de 2027, a trama se passa em um mundo onde os humanos não podem mais procriar, fazendo com que a infertilidade se torne uma ameaça ao futuro da humanidade.

Mas é diante desse cenário pessimista que, milagrosamente, uma mulher grávida é encontrada. Para garantir sua segurança, um ativista parte em uma jornada perigosa para levá-la aos cientistas capazes de salvar o futuro da humanidade.

O filme é dirigido por Alfonso Cuarón e conta com Clive Owen, Julianne Moore, Michael Caine, Chiwetel Ejiofor e Charlie Hunnam no elenco.

Onde assistir: Apple TV, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

WALL-E (2008)

WALL-E é uma das animações mais reconhecidas da Pixar e também merece ser relembrada como um dos maiores destaques da ficção científica dos anos 2000. O longa tem como ambientação um universo onde, depois de poluírem a atmosfera e deixarem a Terra coberta de lixo, os seres humanos passam a viver em uma nave espacial.

Em vista disso, alguns robôs foram deixados no globo azul para fazer uma limpeza, como WALL-E, que passa seus dias compactando o lixo até que Eva, uma robô moderna, chega ao planeta e muda completamente sua trajetória.

A animação traz ótimas reflexões que vão além da tecnologia, como as temáticas envolvendo o meio ambiente, o consumismo e as problemáticas sobre a poluição do planeta.

Onde assistir: Disney+.

Imagem de capa do item

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é a união dos gêneros de romance e ficção científica, garantindo uma trama repleta de questionamentos filosóficos e que, provavelmente, vai te emocionar de alguma forma.

Dirigido por Michel Gondry, o filme conta a história de Joel (Jim Carrey), um homem que descobre que Clementine (Kate Winslet), seu único amor verdadeiro, literalmente o apagou da memória. Assim, Joel resolve fazer o mesmo procedimento, mas conforme as memórias de sua amada começam a desaparecer, ele percebe que ainda a ama.

Onde assistir: HBO Max, Globoplay, Star+, Amazon Prime Video, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Sinais (2002)

Sinais é um dos clássicos da ficção científica quando o assunto é alienígenas. Com direção de M. Night Shyamalan, o filme acompanha uma família que vive pacificamente em uma fazenda até que misteriosos círculos começam a aparecer na plantação, sem que haja qualquer indício de quem os fez.

O longa tem Joaquin Phoenix, Mel Gibson, Abigail Breslin, Rory Culkin, Merritt Wever e Cherry Jones no elenco. Além de explorar os elementos pertinentes ao gênero, Sinais também aborda questões relacionadas à fé.

Onde assistir: Star+.

Imagem de capa do item

Donnie Darko (2001)

Até hoje, o filme Donnie Darko ainda dá um nó na cabeça de muita gente por apresentar uma trama complexa e repleta de pontas abertas à interpretação. Uma mistura de fantasia com ficção científica, o longa conta a história de Donnie (Jake Gyllenhaal), um jovem solitário e excêntrico que tem visões com um coelho gigante.

Enquanto a estranha criatura o incentiva a cometer atos destrutivos, uma das alucinações o alerta de que o mundo irá acabar dentro de um mês. O garoto não acredita, mas quando uma turbina de avião cai em sua casa ele passa a questionar a revelação.

Donnie Darko é dirigido por Richard Kelly e também tem Drew Barrymore, Maggie Gyllenhaal, Seth Rogen, Jena Malone e Patrick Swayze no elenco.

Onde assistir: Globoplay, Telecine e Amazon Prime Video.

Qual é o seu filme de ficção científica favorito dos anos 2000? Deixe nos comentários!