Capa da Publicação

10 melhores episódios de Avatar: A Lenda de Korra

Por Evandro Lira

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Lenda de Korra é um daqueles spin-offs que preenchem bem a tarefa de expandir o universo do material original, Avatar: A Lenda de Aang. Mas além de servir como uma continuação – os eventos da série acontecem 70 anos depois – o desenho se sustenta perfeitamente sozinho, produzindo alguns episódios realmente fantásticos ao longo de suas quatro temporadas.

Nesta lista, vamos relembrar os melhores episódios de Avatar: A Lenda de Korra.

Imagem de capa do item

"Quando Extremos se Encontram"

No Livro 1 de A Lenda de Korra, somos apresentados a um momento totalmente diferente do Universo Avatar. Nele, um grupo de radicais chamado de Os Igualistas defendem que a Dobra é o principal viés de opressão na sociedade - ideias estas que tem causado um verdadeiro transtorno em Cidade da República.

Sendo assim, no episódio 8 da primeira temporada, o vereador Tarrlok assume o compromisso de lidar com os Igualistas e toma medidas bastante ditatoriais, como por exemplo, o toque de recolher para não-dobradores. Korra, então, decide confrontá-lo e é surpreendida com a revelação de que Tarrlok é nada menos que um dobrador de sangue, pois o mesmo consegue dominá-la e sequestrá-la ao final do episódio.

Além de todo o contexto político do capítulo - afinal, Korra se vê em um conflito diante da violação dos direitos civis dos não-dobradores -, "Quando Extremos se Encontram" é um grandioso ponto de virada da trama, já que começa a transformar todas as nossas convicções em incertezas e nos prepara para um lote de conspirações que veremos até o fim da temporada.

Imagem de capa do item

"Alterando os Cursos”

No décimo episódio do Livro 1, Amon leva seu plano adiante e arma um ataque em Cidade República. Korra, Mako, Asami, Bolin e Tenzin até tentam derrubar a armada do vilão, mas não é o suficiente para pará-lo. As coisas ficam ainda mais preocupantes quando os radicais atacam a Ilha do Ar, onde vive a família de Tenzin.

Lá, Lin Beifong pede para que Tenzin fuja com sua esposa e filhos já que eles são os últimos dobradores de ar. Ao perceber que os Igualistas partiram atrás do filho de Aang e Katara, Lin decide enfrentá-los sozinha. É aí que a mulher demonstra seu grande domínio de metal, derrubando os Igualistas um por um. Para o nosso horror, a filha de Toph é capturada no fim e perde sua dobra para Amon. É, sem dúvidas, um dos momentos mais chocantes de toda a série.

Toda a devoção de Lin - que rapidamente virou uma das personagens favoritas dos fãs - para com a família de Tenzin é um grande ponto alto de "Alterando os Cursos".

Imagem de capa do item

“Fim de Jogo”

Depois de várias revelações chocantes, como o fato de Amon ser na verdade um dobrador de sangue da Tribo da Água e irmão de Tarrlok, o último episódio do Livro 1 coloca todas as cartas na mesa e nos leva por um espiral de emoções. Enquanto Asami precisa enfrentar seu pai cara à cara, Korra e Mako tentam expor Amon para todos os Igualistas durante uma grande reunião - o que eles não esperavam era que o vilão estaria sob posse de Tenzin e sua família, pronto para acabar com os últimos dobradores de ar aos olhos de todos.

A Equipe Avatar no entanto frustra o plano de Amon, e Korra fica cara a cara com o inimigo. Para a nossa imensa surpresa, o vilão tira a dobra de Korra, que consegue contra-atacar com o único elemento que ela conseguiria dominar: o ar. Depois disso, Amon e Tarrlok fogem, mas Tarrlok acaba explodindo o barco deles, matando a ele e o irmão. O episódio termina com Korra finalmente se conectando com seu lado espiritual e recuperando seus poderes.

Imagem de capa do item

“Primórdios - Parte 1 e 2”

Apesar de não ser a melhor temporada da série, o Livro 2 de A Lenda de Korra é essencial para expandir o Universo Avatar. É a partir deste episódio duplo que conhecemos a história de Wan, o primeiro Avatar. Nele, Korra descobre que foi infectada por um espírito sombrio que ameaçava destruir o Espírito Avatar, e por isso ela precisava ir longe na sua própria história para descobrir o que tinha que fazer.

Na maior parte do episódio, assistimos a um estilo de animação diferente se desenrolar pela tela, onde Wan acaba por separar o espírito da luz Raava e o espírito da escuridão Vaatu. A segunda parte conta a história de como Wan ganhou a capacidade de dobrar todos os quatro elementos e como e por que ele se fundiu a Raava, tornando-se assim o primeiro Avatar.

Imagem de capa do item

“Velhas Feridas”

O sexto episódio do Livro Três de A Lenda de Korra é mais uma prova de que os roteiristas de Avatar são exímios quando decidem parar um pouquinho a história para se debruçar sobre seus personagens. Aqui, nos concentramos no passado de Lin Beifong e todos os eventos que a tornaram quem é hoje, incluindo o que levou à ruptura entre ela e a sua irmã Suyin.

Mas para além de explorar as complexas relações familiares, "Velhas Feridas" também mostra Korra e Bolin começando a aprender a dobra de metal. Longe de Zaofu, Zaheer e seu grupo descobrem o paradeiro de Korra e deduzem que ela está sob proteção do Clã de Metal.

Imagem de capa do item

“O Ultimato”

É inegável que o Livro 3 de *A Lenda de Korra é a mais insana e emocionante temporada do desenho. Não é à toa que quase metade desta lista é formada por episódios deste arco, que aqui, no décimo-primeiro capítulo nos coloca muito perto do grande clímax envolvendo a Lótus Vermelha e seu perigoso líder, Zaheer**.

O plano do vilão de acabar com a Avatar parece perto de se concluir quando ele dá seu ultimato: ele vai matar todos os dobradores de ar do Templo do Norte a menos que Korra se renda. A Equipe Avatar então decide avisar Tenzin de que a Lótus Vermelha está à caminho do Templo do Norte, mas a mensagem chega tarde demais e Tenzin, Kya, Bumi e todos os outros dobradores de ar são encurralados.

"O Ultimato" ainda conta com a aparição surpresa de ninguém menos que Zuko, personagem querido da série original.

Imagem de capa do item

"Entrar no Vazio”

A reta final do Livro 3 de *A Lenda de Korra é um show à parte. Neste penúltimo episódio, as emoções estão à flor da pele, os momentos de ação são de fazer travar a respiração e as reviravoltas são simplesmente fantásticas. Depois que Korra se rende à Zaheer**, ela descobre que foi enganada e uma intensa batalha - provavelmente a melhor da série - se inicia.

Enquanto Korra enfrenta o líder do grupo diretamente, o resto da Equipe Avatar precisa lidar com Ghazan, o dobrador de terra da Lótus Vermelha. As irmãs Beifong, por sua vez, tentam derrubar P’Li, a Mulher Combustão. Bolin descobre que tem o domínio de uma nova habilidade, a dobra de lava, e Suyin consegue dobrar sua armadura em torno da cabeça de P'Li, matando-a instantaneamente. No fim, com seu time devastado, Zaheer desbloqueia a incrível habilidade de voar e escapa capturando Korra.

Imagem de capa do item

“Veneno da Lótus Vermelha”

O último episódio do Livro 3 é de quebrar o coração. Zaheer aplica um veneno em Korra para que ela entre no Estado Avatar. O plano é matá-la imediatamente, quebrando assim o ciclo Avatar para sempre. Mas, em determinado momento, a Nação do Ar escapa das garras da Lótus Vermelha e ajudam Korra a derrotar Zaheer.

No entanto, o veneno causa estragos suficientes para que Korra precise de uma cadeira de rodas, entrando em estado de depressão. Com a Avatar fora, a nova Nação do Ar assume o papel de embaixadora mundial da paz e do equilíbrio. Assim termina a devastadora terceira temporada, com um ar melancólico e nefasto, deixando preparado o tom para o início da quarta e última temporada.

Imagem de capa do item

“Korra Sozinha”

O segundo episódio do Livro 4 de A Lenda de Korra é com certeza um dos melhores de toda a série. Nele, assistimos como foram os três anos de reabilitação de Korra após os traumáticos eventos da terceira temporada. Em uma história de autodescoberta, "Korra Sozinha" é um irmão perfeito para o episódio "Zuko Sozinho" de Avatar: A Lenda de Aang.

Assombrada por seu antigo eu no Estado Avatar, Korra parte em uma jornada na tentativa de se reconectar com Raava, mas não tem sucesso. Quando a jovem decide enfrentar a visão de si mesma, ela acaba fracassando, e para a surpresa de todos, ela acorda em Pântano, na presença da velha Toph Beifong.

Imagem de capa do item

“A Última Batalha”

O último episódio de A Lenda de Korra é cheio de reviravolta e ação, mas também repleto de momentos ternos e emocionantes, como não poderia deixar de ser. "A Última Batalha" vê a resolução do confronto entre Kuvira e a Equipe Avatar. Após uma longa e árdua luta, Korra consegue fazer Kuvira se render, e a partir daí assistimos as conclusões de todos os arcos da série.

No fim, Korra e Asami planejam uma viagem juntas ao mundo espiritual e na última cena, as duas caminham de mãos dadas em direção a um portal, marcando assim A Lenda de Korra como um dos mais conhecidos desenhos animados a apresentar personagens LGBT.

Imagem de perfil
Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira