6 melhores doramas que são inspirados em crimes da vida real

Capa da Publicação

6 melhores doramas que são inspirados em crimes da vida real

Por Junno Sena

Ao longo dos anos, a Coreia do Sul apresentou alguns dos casos de assassinato mais perturbadores da história, seja na ficção, seja na realidade. De canibais a agressores sexuais, essas terríveis figuras foram levadas à justiça pelas mãos de heróis protagonizados por grandes nomes do cinema e da TV coreanas. Nessa lista, separamos alguns dos melhores doramas inspirados em crimes da vida real. Lembra de mais algum? Deixe nos comentários!

Imagem de capa do item

Além do Mal

Além do Mal se tornou uma das séries coreanas mais populares de 2021. Com um ritmo lento e atuações de cair o queixo, a história de mistério e assassinato ocorridos em uma pequena cidade coreana chamou a atenção do público. Mas, apesar das reviravoltas que parecem ser possíveis apenas na ficção, o dorama foi inspirado por um caso real.

Lee Chun-jae foi um dos assassinos mais infames da Coreia do Sul e já serviu como base para diversas produções. Conhecido pelos assassinatos em série de Hwaseong, Chun-jae ficou em atividade durante 1986 e 1994, cometendo inúmeras agressões sexuais. Seu caso permaneceu sem uma resolução por 30 anos e chegou a inspirar o filme Memórias de um Assassino, de 2003.

Imagem de capa do item

Gap-dong

Gap-dong é outra produção que aborda o caso de Lee Chun-jae, porém, ao invés de focar na resolução dos assassinatos, brinca com a linha temporal, viajando entre 1986 e 1993.

Na trama, após um fatídico acidente, um homem é acusado injustamente e acaba sendo morto. Anos mais tarde, seu filho decide se tornar um detetive para descobrir a verdade por trás do caso do temível assassino conhecido como Gap-dong.

Imagem de capa do item

Túnel

De 2017, Túnel mistura assassinato e viagem no tempo. Nela, o detetive Park Gwang-ho, interpretado por Choi Jin-hyuk, lidera um possível caso de assassino em série.

Enquanto persegue um suspeito em 1986, ele se vê atravessando um túnel que o leva direto para 2017. Precisando se ajustar a uma nova década, Gwang-ho se vê investigando o mesmo caso de assassinato. Assim como as produções anteriores, Túnel é baseado no caso de Lee Chun-jae.

Imagem de capa do item

Signal

O enredo de Signal não é uma novidade para quem gosta de histórias policiais e sobrenaturais. Nela, através de um walkie talkie misterioso, duas equipes de policiais se comunicam através do tempo e espaço, auxiliando na resolução de crimes hediondos.

Seguindo uma trama procedural, com diversos casos sendo resolvido ao longo dos episódios, a produção decidiu se aprofundar em acontecimentos reais para compor sua história e prestar uma homenagem às vítimas. Dentre eles, temos o caso de sequestro de Park Chorong Bitnari ocorrido em 1997 e o assassino em série de Hwaseong.

Imagem de capa do item

Mouse

Em Mouse, produção de 2021, Lee Seung Gi e Lee Hee Joon interpretam dois policiais que buscam resolver uma série de assassinatos que tem colocado toda a nação em um estado de caos e descontrole. O que nem todos sabem é que, entre debates sociais sobre psicopatia, a história que permeia Mouse é baseada em um caso real.

De acordo com o veículo coreano Soompi, o roteirista Choi Ran se inspirou no caso de assassinato ocorrido na Escola Elementar de Incheon em 2017. No ocorrido, dois alunos sequestraram, assassinaram e desmembraram uma garota.

Imagem de capa do item

Taxi Driver

Taxi Driver, ou Taxista, é outra produção que chamou a atenção dos fãs de doramas em 2021. Nela, acompanhamos a história de Kim Do Ki, um motorista de uma empresa de táxi que decide se vingar em nome de vítimas que não conseguiram obter justiça da lei. Um detalhe importante da história de Do Ki é que sua mãe foi morta por um assassino em série vinte anos antes.

É na identidade desse assassino que temos uma ligação com o mundo real. Isto por que o responsável pelo seu assassinato foi Oh Chul-young, personagem baseado em Yoo Young-chul, figura que aterrorizou a Coreia no início dos anos 2000. Indo atrás de casais ricos e prostitutas, Young-chu tinha uma marreta como modus operandi e dizia ser um canibal.

Já a segunda temporada do dorama trouxe casos ainda mais sombrios como os crimes de cunho sexual digitais conhecidos como Nth Room e o escândalo do Burning Sun.