Capa da Publicação

10 melhores cinebiografias sobre lendas da música

Por Jaqueline Sousa

Não é de hoje que as cinebiografias musicais geram uma grande comoção em Hollywood. Muito disso vem do interesse, seja de fãs ou do público em geral, em ver a história daquele artista ou daquela banda famosa sendo representada nas telonas.

Assim, ao longo da história do cinema, diversas celebridades do ramo da música já tiveram uma cinebiografia para chamar de sua. É por isso que nós reunimos aqui os 10 melhores filmes sobre lendas da música!

Imagem de capa do item

Rocketman (2019)

Começando por uma das cinebiografias mais recentes desta lista, Rocketman traz o ator Taron Egerton como o emblemático Elton John, dono de hits memoráveis como Tiny Dancer e o que dá título ao filme. O musical é uma jornada épica pela vida e a carreira de um dos compositores mais importantes do cenário da música.

Dirigido por Dexter Fletcher, o longa acompanha a trajetória do talentoso pianista desde a infância, quando ainda era chamado de Reginald Dwight, até se tornar um grande astro durante a década de 1970.

Acompanhando Egerton, o elenco de Rocketman tem Richard Madden, Bryce Dallas Howard, Jamie Bell e Kit Connor no elenco.

Onde assistir: Netflix, Star+, Amazon Prime Video, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Tina: A Verdadeira História de Tina Turner (1993)

Dona de uma voz impressionante, Tina Turner também tem uma cinebiografia para homenageá-la. Intitulada Tina: A Verdadeira História de Tina Turner, o filme mostra a jornada da cantora desde o anonimato até a fama mundial. Além disso, a trama também foca no casamento conturbado de Tina com seu mentor, Ike Turner.

A grande responsável por interpretar Turner no filme de Brian Gibson é a incrível Angela Bassett, que contracena com o ator Laurence Fishburne.

Onde assistir: Star+.

Imagem de capa do item

Amadeus (1984)

O premiado Amadeus é perfeito para quem não dispensa uma boa música clássica. Inspirado na vida dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, a história é contada pelo ponto de vista de Salieri (F. Murray Abraham), que está confinado em um hospital psiquiátrico e relembra o período em que conviveu com seu secreto rival, Mozart (Tom Hulce).

Amadeus é dirigido por Miloš Forman e conquistou 8 estatuetas no Oscar de 1985, inclusive a de Melhor Filme.

Onde assistir: Apple TV, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

Cazuza: O Tempo Não Para (2004)

As cinebiografias também fazem parte da indústria nacional, e um dos principais filmes do gênero por aqui é Cazuza: O Tempo Não Para. Como o título já diz, o longa de Sandra Werneck e Walter Carvalho conta a história de Cazuza, um dos grandes compositores da década de 1980 no Brasil.

Cazuza: O Tempo Não Para traz o ator Daniel de Oliveira para contar a trajetória do cantor, indo desde o sucesso com o Barão Vermelho, seu comportamento transgressivo e sua morte aos 32 anos por causa da Aids.

Onde assistir: HBO Max, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Não Estou Lá (2007)

O ambicioso Não Estou Lá, do diretor Todd Haynes, é uma cinebiografia de Bob Dylan, um dos cantores e compositores mais importantes do cenário musical no mundo. No longa, diversos atores interpretam fases diferentes da vida e da carreira profissional de Dylan, mostrando a capacidade do músico de se reinventar na indústria.

O elenco de Não Estou Lá conta com nomes como Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, Richard Gere e Ben Whishaw.

Onde assistir: O filme não está disponível nos streamings brasileiros atualmente.

Imagem de capa do item

O Garoto de Liverpool (2009)

O Garoto de Liverpool acompanha a juventude de John Lennon, um dos integrantes da influente banda britânica The Beatles. A trama mostra o jovem Lennon, que é interpretado por Aaron Taylor-John, e sua conturbada relação familiar com a tia autoritária após ser abandonado pela mãe. No meio de tudo isso, a amizade com Paul McCartney (Thomas Brodie-Sangster) e o desejo de formar uma banda se tornam suas únicas salvações.

Onde assistir: Globoplay, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015)

Em Straight Outta Compton, acompanhamos a história do revolucionário grupo de hip hop N.W.A. a partir de sua jornada de sucesso com o lançamento de seu primeiro álbum. Dirigido por Joseph Trapanese, o filme também mostra a relação dos integrantes com o empresário Jerry Heller e o impacto de suas canções na sociedade do final dos anos 1980.

Straight Outta Compton: A História do N.W.A. tem O’Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell e Neil Brown Jr. no elenco.

Onde assistir: Netflix, Star+, Globoplay, Youtube, Google Play e Apple TV.

Imagem de capa do item

The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014)

Embora o título do filme seja The Beach Boys: Uma História de Sucesso, o foco do longa é, na verdade, a vida do músico Brian Wilson, fundador e integrante dos Beach Boys, uma das mais influentes bandas de rock do mundo. Na trama, acompanhamos o momento da produção do icônico álbum Pet Sounds e a relação de Wilson com sua futura esposa, Melinda Ledbetter.

The Beach Boys: Uma História de Sucesso tem direção de Bill Pohlad e Paul Dano e John Cusack são os dois intérpretes de Wilson, em diferentes fases da vida.

Onde assistir: Apple TV, Youtube e Google Play.

Imagem de capa do item

Controle: A História de Ian Curtis (2007)

Controle: A História de Ian Curtis também é um dos grandes destaques entre o gênero das cinebiografias. Com direção de Anton Corbijn, o longa mostra a vida e a morte de Ian Curtis, o vocalista e cofundador da lendária banda Joy Division.

Na trama, vamos acompanhando a curta trajetória do músico, que é interpretado pelo ator Sam Riley, durante o cenário do punk rock na década de 1970. Além disso, o filme também apresenta sua dificuldade em lidar com a fama, as frequentes crises de epilepsia e a conturbada relação com sua esposa, um conjunto de fatores que culminaram em seu suicídio em 1980.

Onde assistir: O filme não está disponível nos streamings brasileiros atualmente.

Imagem de capa do item

Johnny & June (2005)

Johnny & June é a história da ascensão do ícone country Johnny Cash, que é interpretado pelo ator Joaquin Phoenix no filme. Além de seguir sua jornada até a fama, o longa do diretor James Mangold também mostra a convivência de Cash com o descaso do pai na infância e o momento em que ele conheceu o amor de sua vida durante uma turnê, a cantora June Carter (Reese Witherspoon).

Onde assistir: Star+.

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss