Capa da Publicação

Mechagodzilla: Tudo que você precisa saber sobre o Monstro

Por Raphael Martins

O universo de Godzilla é cheio de criaturas gigantescas tão ameaçadoras e poderosas quanto ele próprio, mas nenhum de seus inimigos é mais icônico e lembrado que o Mechagodzilla, um terror tecnológico inspirado no rei dos monstros. Com o passar dos anos, o personagem foi ganhando novas formas e poderes, se tornando cada vez mais popular.

Nesta lista, você descobre tudo sobre este titã, que é muito além de uma simples cópia mecânica do Godzilla e pode muito bem ser a verdadeira ameaça por trás de Godzilla vs. Kong!

Imagem de capa do item

Qual é a origem do Mechagodzilla?

A década de 70 não começou fácil para o Godzilla. Com dois fracassos de bilheteria seguidos no cinema, a produtora Toho precisou reinventar a franquia para salvá-la. Assim surgiu o Mechagodzilla, uma resposta mais série para Gigan e Megalon, os antagonistas anteriores.

O personagem foi inspirado no Mechani-Kong, que por sua vez era a versão "mecanizada" do King Kong. Além de ser uma boa novidade, o monstro mecânico ainda era mais fácil de construir do que os animais mutantes que o rei dos monstros estava acostumado a enfrentar, facilitando a vida da equipe de produção e efeitos especiais dos filmes.

Quem criou o Mechagodzilla?

O Mechagodzilla apareceu pela primeira vez no filme Godzilla vs. Mechagodzilla, de 1974. Criado pelos Simianos, uma raça hostil de alienígenas, ele chega à Terra para conquistá-la a mando de seus mestres.

Em sua primeira batalha contra Godzilla, ele consegue ferir gravemente o rei dos monstros, voltando até a base dos simianos para reparos. Mas ao retornar para a revanche, acaba derrotado pelos esforços conjuntos de Godzilla e outro titã, King Caesar.

De volta para mais

O Mechagodzilla voltou para aterrorizar a Terra em Terror of the Mechagodzilla, de 1975. Desta vez, ele foi modificado para funcionar com células cerebrais de um humano vivo, tendo seus circuitos de controle integrados ao corpo de uma mulher chamada Katsura Mafune, transformada em uma ciborgue pelos simianos.

Em sua luta contra Godzilla, ele chega bem perto da vitória, mas é derrotado quando a garota decide se suicidar, fritando seus circuitos e dando ao rei dos monstros tempo o suficiente para explodi-lo usando seu inconfundível raio atômico.

Super-Mechagodzilla

O personagem ficou alguns anos na geladeira até retornar em Godzilla vs. Mechagodzilla II, de 1993. Mas desta vez, ele não era um ser espacial, e sim um robô gigante criado na Terra pelas Nações Unidas como contramedida ao Godzilla, usando como base as partes do derrotado Mecha-King Ghidorah.

Em seu primeiro confronto com Godzilla ele é derrotado, mas se recupera em grande estilo, se fundindo com a aeronave Garuda e se tornando o Super-Mechagodzilla, que parte para o contra-ataque e não só fere severamente o rei dos monstros como mata outro titã, Rodan. Antes de morrer, Rodan dá sua energia restante para Godzilla, que finalmente consegue destruir seu novo-velho inimigo.

O fantasma na máquina

Godzilla Against Mechagodzilla, lançado em 2002, marca o retorno do Mechagodzilla, que mais uma vez aparece com uma forma e origem novas. Esta versão, criada pelo exército japonês usando como base os ossos do Godzilla original do filme de 1954, é chamada de Kiryu, "dragão mecânico" em japonês.

Ao recobrar sua memória genética, ele de desprende do controle de seus pilotos e começa a atacar Tóquio, sendo combatido pelo Godzilla, que é derrotado. A batalha só termina no filme seguinte Godzilla: Tokyo S.O.S., que tem uma revelação surpreendente: a alma do Godzilla original estava presa no corpo deste Mechagodzilla, que, arrependido de toda a destruição que causou, pega o Godzilla atual e some com ele nas profundezas do oceano.

Mechagodzilla em anime

O Mechagodzilla aparece brevemente no anime Godzilla: Planet of the Monsters, lançado em 2018 e o primeiro de uma trilogia. Esta versão do personagem foi construída pelos humanos e os alienígenas Bilusaludo, como forma de combater Godzilla caso ele se mostre uma ameaça a eles. Contudo, ele não chega a ser ativado, já que o lagarto gigante destrói o local onde ele estava sendo mantido.

Ele torna a ser citado no filme seguinte, Godzilla: City on the Edge of Battle, no qual os remanescentes de sua inteligência artificial reconstroem a fábrica usando nanometal, dando origem a uma cidade bélica chamada Mechagodzilla City. Péssima ideia: a cidade cria consciência própria e tenta absorver o próprio planeta, e adivinha quem precisa salvar o dia? Isso mesmo: o bom e velho Godzilla.

Imagem de capa do item

Aliado

Nem sempre Mechagodzilla e Godzilla são inimigos. Na verdade, na maioria das vezes eles precisam se aliar para derrotarem uma ameaça ainda maior que eles próprios, deixando pra resolverem as diferenças entre eles na porrada depois.

A única encarnação do Mechagodzilla que nunca ajudou o Godzilla foi a original de 1974, devido a natureza cruel e maligna de seus criadores, que não queriam nada além do completo domínio da Terra.

Quais são as habilidades do Mechagodzilla?

Não é por acaso que o Mechagodzilla é considerado o mais perigoso inimigo de Godzilla. Suas habilidades e arsenal pesado o tornam uma ameaça até mesmo para o rei dos monstros.

A versão original de 1974 media 50 metros e era feita de "titânio espacial", sendo capaz de soltar mísseis de seus dedos e joelhos, assim como de disparar poderosos raios de energia de seus olhos e peito.

Já o Mechagodzilla de 2002 tinha 60 metros de altura e, além de um novo raio que saía de sua boca, tinha também propulsores à jato que lhe permitiam voar, armas laser e o devastador "Canhão do Zero Absoluto", capaz de desintegrar totalmente qualquer coisa.

Não importa a versão, o Mechagodzilla sempre volta ainda mais forte.

O vídeo não está mais disponível.

Participações especiais

Com toda sua popularidade, o Mechagodzilla acabou dando as caras em outras produções fora dos filmes de kaiju. Uma das participações mais lembradas ocorre no filme Jogador Nº 1, onde uma versão totalmente inédita do personagem enfrenta ninguém menos que o Gundam original, o modelo RX-78.

O personagem também apareceu em séries como Ugly Americans e South Park, além de dezenas de jogos de vídeo game.

Imagem de capa do item

O futuro

É bastante provável que o Mechagodzilla apareça em algum momento de Godzilla vs. Kong, o tão esperado filme do Monstroverso que colocará os dois titãs mais famosos do mundo para lutarem até as últimas consequências.

A sinopse oficial do filme fala sobre uma conspiração orquestrada pelos humanos para varrer todos os kaijus da Terra, sejam eles bem-intencionados ou não, então não é impossível que eles tenham desenvolvido secretamente o Mechagodzilla para este fim. Além disso, o personagem chega a aparecer rapidamente no trailer, em um daqueles momentos "piscou, perdeu".

E aí, quais são suas apostas? Ele aparecerá no filme ou não? Descobriremos em 25 de Março, quando Godzilla vs. Kong chegar aos cinemas e ao HBO Max.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael