Matrix Resurrections: Tudo que você precisa notar no trailer do filme

Capa da Publicação

Matrix Resurrections: Tudo que você precisa notar no trailer do filme

Por Arthur Eloi

Depois de muita expectativa, Matrix Resurrections finalmente teve o seu primeiro trailer divulgado! A prévia traz de volta Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), mas também apresenta muitas dúvidas sobre o que é real e o que é virtual na nova aventura da diretora Lana Wachowski.

Enquanto o filme não chega aos cinemas, aproveite para conferir todos os detalhes e easter eggs do primeiro trailer de Matrix 4!

Imagem de capa do item

Vida real ou simulação?

Logo de cara, o trailer já reapresenta Neo - mas, dessa vez, como um personagem chamado Thomas. O homem é visto na sala de um terapeuta (vivido por Neil Patrick Harris, de How I Met Your Mother), e conta de sonhos estranhos que anda tendo. No caso, parece que Neo anda adormecido novamente, vivendo dentro da simulação mas sofrendo de lapsos de sua outra vida como o Escolhido. Ao ritmo que a prévia avança, fica claro que Trinity está na mesma situação.

Imagem de capa do item

Siga o coelho branco

O trailer é acompanhado por uma versão épica de “White Rabbit”, da banda Jefferson Airplane. O hit de 1967 é um hino hippie, associado com psicodelia e estados mentais alterados, mas sua letra é baseada em Alice no País das Maravilhas, clássico livro de Lewis Carroll. A escolha é certeira, já que a obra original - e suas várias adaptações - lidam com uma garota que descobre uma realidade alternativa, além de ser inteiramente construída de metáforas e analogias sobre a mente humana.

Imagem de capa do item

A ressurreição de Trinity

Ainda não é certo como Matrix Resurrections lidará com as decisões dos dois filmes anteriores, mas uma das maiores questões é o retorno de Trinity. A personagem havia morrido durante um acidente em Matrix Revolutions (2003). A dúvida, aliás, pode se estender também para Neo, que morreu ao final do mesmo filme. Dessa forma, é possível especular que o corpo de ambos foram religados à Matrix mesmo após a morte, ou então que Neo foi mantido vivo pelas máquinas e que Trinity é só uma construção artificial para agradá-lo.

Imagem de capa do item

A pílula azul

Um dos maiores ícones da franquia, as pílulas retornam no trailer de Matrix Resurrections. Dessa vez, Neo é visto tomando a pílula azul, cujo efeito é garantir que ele continue adormecido, aproveitando sua existência mundana dentro da simulação das máquinas. Isso levanta a dúvida de que o terapeuta de Neo - ou de Thomas, se preferir - está colaborando com as máquinas para mantê-lo pacífico e inconsciente. Para reforçar isso, os óculos e roupas do terapeuta são da mesma cor azul-escuro que as pílulas.

Imagem de capa do item

Massagem de Corky

O trailer tem um pequeno easter egg de Ligadas Pelo Desejo (1996), filme de estreia das irmãs Lana e Lilly Wachowski. Na cena em que Neo passa a questionar a própria realidade e encara o pôr-do-sol (que, por sua vez, é uma referência ao encerramento de *Matrix Revolutions, quando um novo sol indica o reboot na Matrix), é possível ver uma placa de uma casa de massagem chamada “Corky’s Massage”. Corky, no caso, é a personagem vivida por Gina Gershon no primeiro filme das Irmãs Wachowski, que desenvolve um relacionamento amoroso e criminoso com Violet (Jennifer Tilly).

Imagem de capa do item

Matrix dentro da Matrix?

Pode esperar um filme repleto de metalinguagem. Em alguns momentos do trailer, é possível ver Neo confrontando suas próprias memórias em um lugar estranho, que parece uma espécie de sala de projeção. O telão exibe cenas de Matrix (1999), como Neo sendo interrogado pelo Agente Smith (Hugo Weaving) ou saindo a simulação pela primeira vez.

Imagem de capa do item

Novo velho Morpheus

Ainda não há descrição oficial dos novos personagens, portanto resta apenas especular em cima da prévia. Uma das adições do elenco é Yahya Abdul-Mateen II, de Aquaman, A Lenda de Candyman e Watchmen. Pelo trailer, é possível arriscar um palpite de que ele viverá uma espécie de backup de Morpheus, o mestre de Neo imortalizado por Laurence Fishburne na trilogia original. O jeito que o personagem é mostrado, até mesmo refazendo cenas icônicas do filme original, parece indicar que é uma versão rejuvenescida do personagem.

Isso levantou algumas especulações de que o filme terá como cânone eventos de The Matrix Online, um MMO RPG da metade dos anos 2000 que teve envolvimento das Irmãs Wachowski na parte da narrativa. No game, Morpheus morreu durante um evento em 2005, e o novo filme pode estar apresentando uma versão preservada digitalmente de seu personagem.

Imagem de capa do item

Neo no país dos espelhos

A inspiração em Alice no País das Maravilhas não tivesse ficado clara o bastante, a reta final do trailer confirma de vez ao mostrar Neo literalmente seguindo o coelho branco - no caso, uma tatuagem de coelho no braço da personagem de Jessica Henwick. Há ainda toques de Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá, continuação do livro original, também escrita por Lewis Caroll, ao mostrar o herói cruzando para uma nova realidade ao atravessar um espelho. Inclusive, uma cópia do livro pode ser vista no começo do trailer, quando Neo entra em uma cafeteria.

Imagem de capa do item

O retorno dos Agentes

O Agente Smith, icônico vilão da franquia, não retornará - pelo menos não a sua versão vivida por Hugo Weaving. De qualquer forma, o trailer apresenta outros agentes, as inteligências artificiais que servem para proteger a simulação. Por fim, a conclusão do trailer ainda deixa a entender que o personagem de Jonathan Groff pode ser o grande antagonista do novo filme, tendo conhecimento da Matrix.

As respostas, porém, só virão quando Matrix Resurrections chegar aos cinemas em 16 de dezembro.