Universo Cinematográfico da Marvel: Todos os filmes, do pior ao melhor segundo a crítica

Capa da Publicação

Universo Cinematográfico da Marvel: Todos os filmes, do pior ao melhor segundo a crítica

Por Gus Fiaux

Com vinte e seis filmes em seu extenso catálogo – e muito mais por vir -, o Universo Cinematográfico da Marvel é uma das franquias mais populares da história do cinema, conquistando o topo das bilheterias mundiais e arrecadando bilhões de dólares todos os anos. Porém, os filmes da saga também são conhecidos por seu apelo para a crítica especializada.

Contudo, Eternos veio para mudar um pouco essa dinâmica – se tornando o único filme da Marvel Studios a adquirir o selo de “Tomate Podre” no Rotten Tomatoes. De qualquer forma, aqui listamos todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueados pela crítica especializada!

Imagem de capa do item

Eternos (2021)

O mais novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel entrou para a história e assustou os fãs depois que sua nota foi divulgada no Rotten Tomatoes - afinal, ele conta com apenas 48% de aprovação da crítica, com uma nota média de 5,60.

De acordo com o consenso dos críticos, o filme dirigido por Chloé Zhao é "um ambicioso épico de super-heróis que voa tão alto quanto fica ruim, Eternos leva o MCU em novas direções intrigantes - e ocasionalmente confusas". Contudo, o filme parece ter ganhado apoio do público, já que conta com 81% de aprovação dos fãs.

Imagem de capa do item

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Porém, antes que Eternos viesse tomar seu lugar como o "pior" filme do MCU no Rotten Tomatoes, havia Thor: O Mundo Sombrio, longa de 2013 que foi dirigido por Alan Taylor e foi lançado um ano depois de todo o surto provocado por Os Vingadores.

Com apenas 66% de aprovação da crítica (e nota média de 6,20), o filme ao menos ganhou 75% do público. No consenso, temos: "Pode não ser o filme mais refinado do Universo Marvel, mas Thor: O Mundo Sombrio ainda oferece muito do humor e da ação grandiosa que os fãs já esperam".

Imagem de capa do item

O Incrível Hulk (2008)

Lançado em 2008, O Incrível Hulk é até ignorado por alguns fãs da Casa das Ideias, já que é a obra mais "isolada" do restante do MCU. Ele contou com "apenas" 67% de aprovação da crítica, com uma média de 6,20 e uma aprovação dos fãs de 70%.

O filme foi dirigido por Louis Leterrier e contava com Edward Norton no papel do Gigante Esmeralda, antes que Mark Ruffalo tomasse o seu lugar. No consenso, lemos: "O Incrível Hulk pode não ser o sucesso esmagador que os fãs do gigante irado da Marvel esperavam, mas oferece mais que o suficiente de ação para justificar sua narrativa fraca".

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 2 (2010)

Se o primeiro filme do Vingador Dourado tinha sido um sucesso absoluto, o segundo deixou os críticos felizes - mas nem tanto. Muito criticado pela ação repetitiva e por ser um grande gancho do que estava por vir, Homem de Ferro 2 teve 72% de aprovação da crítica e média de 6,50.

Mesmo os fãs gostaram mas não tanto quanto o filme anterior, garantindo apenas 71% de aprovação do público. No consenso dos críticos, temos o seguinte: "Não é o mesmo sopro fresco de vida que Homem de Ferro foi, mas essa sequência chega perto com atuações sólidas e uma narrativa bem recheada de ação".

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Lançado em 2015, Vingadores: Era de Ultron é um bom filme que sofreu bastante devido às comparações com seu antecessor - principalmente por ser um filme maior, com mais personagens e uma trama megalomaníaca. No Rotten Tomatoes, ele tem a aprovação mais baixa dos filmes da equipe, com 76% dos críticos e nota média de 6,80.

O público, no entanto, garantiu aprovação de 83%. A crítica não desceu a lenha e deu o seguinte consenso: "Exuberante e deslumbrante aos olhos, Vingadores: Era de Ultron serve como uma continuação lotada e quase sempre satisfatória, reunindo o elenco maravilhoso do filme anterior com algumas novas adições e um inimigo digno".

Imagem de capa do item

Thor (2011)

Lançado em 2011, Thor foi mais um passo ousado da Marvel Studios para apresentar personagens que logo seriam importantíssimos no universo compartilhado que estava sendo construído. Ele acabou ficando com 77% de aprovação dos críticos, em uma nota média de 6,70.

O público ainda deu 76% de aprovação para o filme de Kenneth Branagh, e o consenso dos críticos diz o seguinte: "Um blockbuster deslumbrante que mexe com uma escala grandiosa, humor, dramas humanos e sagacidade, Thor é um poderoso entretenimento da Marvel". Com o passar dos anos, a opinião sobre o filme acabou ficando mais polarizada...

Imagem de capa do item

Capitã Marvel (2019)

Lançado em 2019, Capitã Marvel foi alvo de várias polêmicas devido ao review-bombing (tática de dar notas negativas para um filme como boicote) no Rotten Tomatoes, motivo pelo qual ele teve apenas 45% de aprovação do público, contra 79% dos críticos (com média de 6,80).

O filme dirigido por Ryan Fleck e Anna Boden apresentou a heroína e ainda expandiu o núcleo cósmico da Marvel com a inserção dos Skrulls. No consenso, podemos ler: "Recheado com ação, humor e surtos visuais, Capitã Marvel introduz a nova heroína do MCU com uma história de origem que faz um uso efetivo da fórmula já conhecida da franquia".

Imagem de capa do item

Viúva Negra (2021)

Por outro lado, Viúva Negra parece ter recebido uma adesão muito maior do público que dos críticos. São 79% dos críticos (média de 6,90) contra 91% do público que aprovaram a homenagem póstuma à heroína que se sacrificou pela humanidade em Vingadores: Ultimato.

O longa foi dirigido por Cate Shortland e, apesar de ser um filme "perdido" dentro da cronologia do MCU, ainda conquistou os fãs com a inserção de figuras que devem ser importantes no futuro da franquia. No consenso do Rotten Tomatoes, temos: "Os temas profundos de Viúva Negra são afogados na ação, mas permanece uma aventura solo sólida e divertida que é complementada por um elenco coadjuvante estelar".

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 3 (2013)

Embora muitos fãs da Marvel tenham odiado o filme por conta de algumas decisões narrativas, Homem de Ferro 3 está longe de ser o desastre que muitos pintam e conquistou 79% de aprovação da crítica, com nota média de 7,00 - sem contar os 78% de aprovação do público.

Dirigido por Shane Black (que tomou o lugar de Jon Favreau, o diretor dos dois primeiros filmes), o longa foi elogiado pela ação. O consenso do Rotten Tomatoes diz: "Com a ajuda de um protagonista carismático, sequências de ação impressionantes e até mesmo algumas surpresas, Homem de Ferro 3 é uma aventura esperta e divertida e uma forte adição ao cânone da Marvel".

Imagem de capa do item

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

É seguro dizer que a franquia do Sentinela da Liberdade é a mais consistente dentro de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Seu primeiro filme, lançado em 2011, conquistou 80% de aprovação da crítica especializada com uma média de 7,00 - além de 74% de aprovação do público.

O filme foi dirigido por Joe Johnston e é ambientado na Segunda Guerra Mundial, fornecendo uma aventura de super-heróis bem diferente. "Com muita ação pulp, uma agradável vibe retrô e várias atuações boas, Capitão América é um sólido entretenimento blockbuster à moda-antiga", é o que diz o consenso dos críticos.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga (2015)

Após o lançamento de Vingadores: Era de Ultron, a Marvel Studios viu a possibilidade de se arriscar com franquias mais descompromissadas e cheias de bom humor para toda a família, e assim nasceu Homem-Formiga, um filme cheio de coração que conta com aprovação de 83% dos críticos (e nota de 6,90).

O público se empolgou e deu 86% de aprovação - e o consenso geral diz que: "Liderado pela atuação encantadora de Paul Rudd, Homem-Formiga oferece emoções da Marvel em uma escala apropriadamente menor - embora não seja tão sutil quanto alguns de seus predecessores bem-sucedidos". Esse foi o primeiro longa de Peyton Reed para a Marvel.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Lançado em 2017, Guardiões da Galáxia Vol. 2 pode não ter sido tão bem recebido quanto seu antecessor - mas isso não significa nada, já que ele possui uma média de aprovação bem elevada da crítica, com 85% e nota média de 7,20.

O público também abraçou de vez as bizarrices da sequência, garantindo os 87% de aprovação dos fãs, com o consenso de que "Guardiões da Galáxia Vol. 2 tem uma narrativa cheia de ação, visuais incríveis e um humor irreverente, se tornando uma sequência quase tão divertida - se não tão inovadora quanto - o filme original".

Imagem de capa do item

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Lançado em 2018, Guerra Infinita foi um divisor de águas no MCU ao finalmente dar início à saga de Thanos. Um dos maiores filmes de super-heróis já feitos, o longa ganhou 85% de aprovação da crítica com nota média de 7,60 - e surpreendentes 91% de aprovação do público.

Muito elogiado por seus momentos frenéticos de lutas e pelo final desolador, o filme "habilmente brinca com uma quantidade estonteante de heróis da Marvel na luta contra a ameaça mais perigosa já apresentada e o resultado é um blockbuster emocionante e ressoante que (quase sempre) cumpre suas ambições colossais", de acordo com o consenso da crítica.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e a Vespa (2018)

2018 foi um ano bem movimentado para o Universo Cinematográfico da Marvel e, após o estouro de Guerra Infinita, foi interessante ver uma escala menor e mais intimista em Homem-Formiga e a Vespa, filme que agradou 87% dos críticos com uma nota de 7,00.

O público ficou um pouco atrás com aprovação de 75%, mas o longa até que ganhou uma reputação alta entre seus fãs mais fervorosos. No Rotten Tomatoes, o consenso diz: "Um filme de super-heróis mais leve e mais brilhante, movimentado pelo carisma de Paul Rudd e Evangeline Lilly, Homem-Formiga e a Vespa oferece um tira-gosto necessário para o MCU".

Imagem de capa do item

Doutor Estranho (2016)

Após ter arranhado a superfície da magia diversas vezes, a Marvel Studios mergulhou de vez nesse mundo místico em Doutor Estranho, filme de 2016 dirigido por Scott Derrickson que apresentava um mago arrogante em uma luta contra vários inimigos poderosos e uma jornada de superação.

O filme teve 89% de aprovação dos críticos (média de 7,30) contra 85% do público, e no consenso podemos ler: "Doutor Estranho balanceia artisticamente seu material fonte contra todas as limitações de um blockbuster do MCU, trazendo uma história de origem muito divertida nessa barganha".

Imagem de capa do item

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Homem-Aranha: Longe de Casa veio alguns meses após Ultimato - e serviu justamente como um epílogo para a grandiosa Saga do Infinito. O filme inovou ao levar o Amigão da Vizinhança para novo(s) território(s) e teve elogios de 90% dos críticos (média de 7,40) e 95% do público.

O segundo filme de Jon Watts se aprofunda ainda mais na psiquê dessa nova versão do herói e apresenta um inimigo formidável, o Mysterio. No parecer final dos críticos, é dito: "Uma mistura imprevisível de romance adolescente e ação de super-heróis, Homem-Aranha: Longe de Casa define com estilo os rumos da próxima era do MCU".

Imagem de capa do item

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Quando a Fase 2 do Universo Cinematográfico da Marvel estreou, muitos fãs estavam um tanto desacreditados de que a franquia poderia conquistar um alto tão grande quanto Os Vingadores novamente, especialmente após o lançamento de Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio.

Isso mudou com a chegada de Capitão América: O Soldado Invernal, querido por 90% dos críticos (com média de 7,60). O público também adorou o filme, dando 92% de aprovação. No consenso, temos: "Com muito suspense e uma astuta trama política, Capitão América: O Soldado Invernal é uma adição superior ao cânone dos Vingadores e vai emocionar os fãs fervorosos da Marvel.

Imagem de capa do item

Capitão América: Guerra Civil (2016)

E dois anos depois, a franquia do Sentinela da Liberdade voltava com tudo para mais uma aventura - dessa vez, um filme tão cheio de estrelar que mais parecia um "Vingadores 2.5". Capitão América: Guerra Civil conseguiu 90% de aprovação da crítica com nota média de 7,70.

Os fãs não ficaram muito atrás e deram 89% de aprovação. De acordo com o parecer coletivo do Rotten Tomatoes, o filme definiu a carreira dos Irmãos Russo e "deu início a uma nova era de filmes da Marvel com muita ação e trazendo uma trama decididamente não-cartunesca, com a coragem de explorar temas reflexivos".

Imagem de capa do item

Os Vingadores (2012)

Em 2012, a Marvel Studios revolucionava de vez o cinema de super-heróis dando a esses personagens um vasto universo interconectado como nas HQs. E o responsável por isso foi Os Vingadores de Joss Whedon, com os impressionantes 91% de aprovação da crítica (e nota média de 8,10).

O público também deu aprovação de 91%, e vários foram os elogios à construção dos personagens no filme e à ação monumental. No Rotten Tomatoes, temos o seguinte parecer dos críticos: "Graças a um roteiro que enfatiza a humanidade dos heróis e a riqueza das cenas de ação recheadas de superpoderes, Os Vingadores supera seu hype e aumenta o nível para a Marvel no cinema".

Imagem de capa do item

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Lançado ainda neste ano, durante a pandemia, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis trouxe uma revitalização para o Universo Cinematográfico da Marvel ao apresentar um novo herói e uma nova mitologia. O filme ganhou aprovação de 92% dos críticos, com nota média de 7,50.

Além disso, ele é o filme mais bem-recebido pelo público de toda a franquia da Marvel, com 98% de aprovação dos fãs. Os críticos elogiaram os novos personagens e a mudança de alguns elementos da franquia: "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não é totalmente livre da fórmula familiar da Marvel, mas essa animadora história de origem expande o MCU de muitas formas".

Imagem de capa do item

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Depois de ter sido apresentado em Guerra Civil, o Amigão da Vizinhança voltou para os olhos do público - e todos queriam saber como ele ganharia sua própria aventura no MCU. Assim nasceu Homem-Aranha: De Volta ao Lar, filme de 2017 com direção de Jon Watts.

92% dos críticos gostaram do filme (com média de 7,70) e 87% do público também. O filme é descrito da seguinte forma pelo consenso dos críticos: "Homem-Aranha: De Volta ao Lar faz o que um segundo reboot pode fazer, entregando uma aventura colorida e divertida que se espalha pelo MCU sem se esborrachar na construção da franquia".

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia (2014)

Como já ficou claro ao longo dos anos, a Marvel Studios ficou bem famosa por apresentar personagens obscuros dos quadrinhos e torná-los queridinhos dos fãs. O caso mais célebre disso foi Guardiões da Galáxia, longa que introduziu um novo e vibrante núcleo do MCU dirigido por James Gunn.

O filme teve 92% de aprovação, tanto do público quanto da crítica, com média de 7,80. Inovador para a época de seu lançamento, o filme ganhou o seguinte consenso do Rotten Tomatoes: "Guardiões da Galáxia é tão irreverente quanto os fãs dos quadrinhos da Marvel podem esperar - além de ser divertido, emocionante, cheio de coração e recheado com esplendor visual".

Imagem de capa do item

Thor: Ragnarok (2017)

Após dois filmes que ainda tentavam levar o Deus do Trovão à sério, o herói asgardiano ganhou uma repaginada completa pelas mãos de Taika Waititi - e pelo visto, deu certo, já que Thor: Ragnarok conquistou 93% de aprovação dos críticos, com média de 7,60.

O público não ficou muito distante, já que o longa recebeu 87% de aprovação - e no Rotten Tomatoes, é dito que "Thor: Ragnarok é animador, engraçado e, acima de tudo, divertido. Uma aventura cósmica colorida que define outro patamar para sua franquia - e para o resto do Universo Cinematográfico da Marvel".

Imagem de capa do item

Homem de Ferro (2008)

94% de aprovação da crítica é a nota destinada ao filme que deu origem a todo esse universo. Contando com uma média de notas de 7,70, o filme também conquistou a aclamação do público com 91% de aprovação dos fãs. Até hoje, Homem de Ferro é um marco da Marvel Studios.

O longa provou que a Casa das Ideias era capaz de fazer algo diferente e original, mesmo se aproveitando de personagens até então "desconhecidos" pelo público leigo. No consenso dos críticos no Rotten Tomatoes, podemos ler: "Com o charme vibrante de Robert Downey Jr., Homem de Ferro dá uma carga turbo no gênero dos super-heróis com inteligência e um infeccioso senso de diversão".

Imagem de capa do item

Vingadores: Ultimato (2019)

Finalizando de vez a Saga do Infinito e abrindo a porta para possibilidades cada vez mais ousadas e originais, Vingadores: Ultimato foi um estouro no mundo todo, conquistando 94% de aprovação dos críticos com uma média de 8,20 e 90% de aprovação do público.

O filme, mesmo com suas três horas de duração, foi aclamado pela forma como lida com esses personagens e balanceia bem a escala épica com uma dose generosa de fan service. O parecer geral dos críticos foi o seguinte: "animador, divertido e impactante, Vingadores: Ultimato faz o necessário para entregar um final satisfatório para a épica Saga do Infinito da Marvel".

Imagem de capa do item

Pantera Negra (2018)

Até hoje, ninguém desbanca o rei! Em 2018, a Marvel Studios apresentou ao mundo um de seus projetos mais emocionantes e ousados com Pantera Negra - filme que não só se aprofunda na história de T'Challa como também introduz toda a mitologia de Wakanda.

O filme recebeu 96% de aprovação dos críticos (média de 8,30) e 79% do público, além de ter conquistado vários prêmios no Oscar e em outras premiações importantes de cinema. No consenso, temos: "Pantera Negra eleva o cinema de super-heróis a novas alturas emocionantes enquanto conta uma das histórias mais ambiciosas do MCU - introduzindo alguns de seus personagens mais complexos".