10 mangás que você precisa ler

Capa da Publicação

10 mangás que você precisa ler

Por Dyllan Souza

Para além dos animes, o mangá sempre foi uma arte muito importante no Japão. Proveniente do teatro de sombras da época feudal, o mangá tomou a forma que conhecemos na década de 1920. Depois da Segunda Guerra sua fama deslanchou sobre o mundo, ganhando característico visual dos olhos grandes e expressivos. Muitas obras se tornaram indispensáveis na história do mangá e, aqui, vamos conhecer algumas delas, principalmente as mais atuais, que conseguem conversar mais com nossa linguagem. Sendo assim vamos para 10 mangás que você precisa ler:

Imagem de capa do item

Hunter x Hunter

Criado por Yoshihiro Togashi, Hunter x Hunter traz o protagonista Gon Freecss um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, um caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas, mas com o objetivo de achar seu pai, um dos maiores Hunters do mundo e que ele achava que estava morto.

Porém para se tornar um Hunter, Gon precisa passar, e sobreviver a um teste em que apenas um entre milhares de inscritos obtêm êxito.

À medida que a história avança, Gon faz amizade com outros três Hunters aspirantes: Leorio, Kurapika e Killua, que o acompanham em suas aventuras. O único problema do mangá é seu constante hiato, mas para além disso é uma das melhores histórias shonen já escritas, com personagens incríveis e uma mitologia mais incrível ainda.

Imagem de capa do item

JoJo's Bizarre Adventure

Criado por Hirohiko Araki, o mangá tem sido um fenômeno pop nos últimos anos. Jojo's Bizarre Adventure conta a história da família Joestar e suas lutas contra forças sobrenaturais. Ele é divido em 8 partes e em cada uma há o mais recente primogênito dos Joestar, apelidado de JoJo, que é obrigado a seguir a tradição da família e batalhar contra essas forças que os assombram a séculos. O mangá ainda está em publicação e, com certeza, é uma das histórias mais originais dos últimos anos no país. Trazendo referências de música dos anos 80 e um visual que pode parecer até esquisito no começo, mas que só fica incrível ao longa da sua leitura.

Imagem de capa do item

Monster

Monster tem um história complicada de se resumir. A sinopse do mangá de Naoki Urasawa conta que sua trama gira em torno de Kenzo Tenma, um cirurgião japonês que vive na Alemanha cuja vida é abalada após se ver no caminho de Johan Liebert, um de seus ex-pacientes, que se revela um serial-killer psicótico. Acontece que, foragido, Tenma dá de encontro com diversas situações fantásticas e o mangá segue com uma história bastante densa e complexa, com reflexões filosóficas que fogem dos clichês habituais.

Imagem de capa do item

Uzumaki

Mangá de Junji Ito que ficou muito popular na internet pela sua arte muito singular, Uzumaki conta a história dos cidadãos de Kurôzu-cho, uma cidade fictícia que é atormentada por uma maldição envolvendo espirais. A forma começa a tomar formas obsessivas e sobrenaturais sobre as pessoas e objetos. Segundo o próprio autor, a história surgiu quando ele tentou escrever um mangá sobre uma longa linha de pessoas que viviam em uma casa, e ele foi inspirado a usar uma forma de espiral para atingir a forma desejada. Ito diz que o horror de Uzumaki funciona por conta da subversão que ele faz dos símbolos normalmente retratados positivamente no Japão e pela sua inspiração em H.P. Lovecraft, que foi responsável por tornar efetivo o terror onde os protagonistas lutam com uma força misteriosa mais forte que eles.

Imagem de capa do item

Kingdom

O mangá conta a história de Shin, um garoto pobre que vive na China na época dos Estados Combatentes, há mais de 2500 anos atrás. Esse foi um período de guerras que perdurou 5 séculos, até seu fim com a unificação da China. O garoto tem o sonho de se tornar um Grande General dos Céus e, depois da morte de seu melhor amigo Hyou, ele acaba se envolvendo fortemente nesse mundo militar. É um mangá muito diferente, seu foco não é em lutas mas em estratégia. O trabalho Yasuhisa Hara, criador do mangá, é incrível nesse sentido de manter uma história empolgante e envolvente mas através de estratégias militares e em fatos históricos.

Imagem de capa do item

Lobo Solitário

Criado pelo autor Kazuo Koike e pelo ilustrador Goseki Kojima, Lobo Solitário conta a história de Itto Ogami, um samurai desonrado por falsas acusações que recusa o seppuku e, junto com seu filho de três anos, foge, levando uma vida de assassino e buscando vingança contra o clã que o acusou falsamente. O mangá foi publicado pela primeira vez em 1970 e é um dos mais influentes da história do Japão. Já foi adaptado em filmes e séries e, inclusive, no teatro, uma arte muito forte no Japão.

Imagem de capa do item

One Punch Man

One Punch-Man conta a história de Saitama, um super-herói extremamente poderoso, derrota todos as ameaças com um só soco. Isso levou o herói ao tédio e o mangá segue o personagem na busca por um verdadeiro desafio. O mangá foi criado em 2009 como uma web comic por um autor com pseudônimo de One. Com o grande sucesso, uma recriação foi feita pela Young Jump com arte de Yusuke Murata (a de One não era nada boa). O mangá é uma paródia muito boa dos shonens tradicionais em que o protagonista precisa ficar muito forte para derrotar seus inimigos. Nesse caso o protagonista já é muito forte então a história é bastante focada no humor, mas sem deixar de ser muito criativa. Além disso a arte de Murata é incrível, tornando a experiência duas vezes melhor.

Imagem de capa do item

One Piece

One Piece é muito conhecido pela sua extensão, porém seu mangá vale muito a pena de ser lido. Criado por Eiichiro Oda, a história conta as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem que depois de comer uma Fruta do Demônio adquire o poder de transformar seu corpo em borracha. Com sua tripulação, os Piratas do Chapéu de Palha, Luffy explora a Grand Line em busca do tesouro mais procurado do mundo, o One Piece, a fim de se tornar o próximo Rei dos Piratas. O mangá é um dos mais vendidos do Japão é muito do seu sucesso vai da sua criatividade em seus personagens e em contar uma história de piratas. Além disso, seu humor e sua arte são muito elogiados.

Imagem de capa do item

Vagabond

Vagabond, de Takehiko Inoue, conta a história de um dos samurais mais famosos do Japão. A história se baseia na biografia existente dele. Seu nome original é Shinmen Takezo, um rapaz de uma pequena vila chamada Miyamoto que vai a guerra em busca de um nome para si. Depois de sobreviver por pouco, ele e seu parceiro são ajudados por duas mulheres. Quando bandidos roubam sua casa Takezo luta, enquanto seu amigo foge com uma das mulheres. Assim se inicia a jornada do guerreiro solitário que mais tarde ficaria conhecido como Miyamoto Musashi. Com certeza um dos pontos altos do mangá é como o autor utiliza a linguagem desse tipo de quadrinho de forma muito inteligente, sabendo como criar quadros que contam muito bem sua história, sem precisar de tantos diálogos. Além de que seu traço é incrível!

Imagem de capa do item

Berserk

Um dos melhores mangás do últimos anos, Berserk, de Kentaro Miura, conta a história de Guts, um ex-mercenário brutal que luta contra o destino do universo que parece o ter condenado. O universo do mangá é inspirado na Europa Medieval e traz diversos elementos sombrios de fantasia. Em sua jornada, entre suas diversas desventuras absurdas (ele sofre muito), Guts conhece Griffith, um mercenário com a ambição de se tornar um grande Imperador e que sacrifica todos seus amigos por poder. É difícil resumir esse mangá, mas seu destaque vai para a construção de personagens, principalmente na relação de ódio, admiração e vingança entre Guts e Griffith e sua incrível arte, referência no mundo dos mangás.

E aí, curtiu a lista? Seu mangá favorito ficou de fora? Comente!