Mais de 30 ideias de fantasias nerds fáceis de improvisar para o Carnaval

Capa da Publicação

Mais de 30 ideias de fantasias nerds fáceis de improvisar para o Carnaval

Por Gabriel Mattos

O ano no Brasil só começa após o Carnaval. Em 2024, a festa do povo acontece oficialmente entre 12 e 13 de fevereiro, mas blocos de rua repleto de gente começam a invadir as principais cidades metropolitanas do país já neste final de semana. E, como os tempos são outros, hoje em dia os nerds também caem na folia.

Este é o momento dos nerds brilharem com suas fantasias inspiradas em suas franquias favoritas, sejam animes como Jujutsu Kaisen ou jogos como Super Mario. O importante é se divertir e não passar muito calor. Para ajudar nessa difícil tarefa, separamos mais de 30 ideias simples de fantasias nerds muito fáceis de improvisar com o que você já tem para este Carnaval.

Imagem de capa do item

Pokémon

Um verdadeiro clássico que sempre surge nas festas do Rio de Janeiro são os protagonistas do anime tradicional de Pokémon: Ash, Brock e Misty. O trio usa roupas bem fáceis de replicar. Basta combinar as cores certas que é impossível não reconhecer na rua.

Para Ash Ketchum, uma regata preta e um colete azul fazem metade do trabalho. Depois é só comprar um boné de Pokémon, ou usar um que seja vermelho com algum símbolo em branco, que já funciona. A calça pode ser substituída por uma bermuda jeans para não esquentar tanto e está pronto!

O Brock não é muito mais complicado: uma blusa laranja com um colete verde faz milagres. Pode até inverter o esquema de cores, como o próprio ex-Líder de Ginásio fez em sua aventura pela região de Sinnoh. Qualquer bermuda cargo ou caqui completa o visual sem muita complicação. E já está pronto para cair na folia. Só não vale forçar um olho puxado, que já passamos dessa fase, né?

Com a Misty, um cropped amarelo clarinho com uma bermudinha jeans meio curta trazem toda a identidade visual da personagem. Só acrescentar um suspensório e uma peruca ruiva, com o cabelo amarrado de forma caricata, para dar o toque final. Ainda dá para pular o Carnaval de Equipe Rocket, pintando um R vermelho com tinta de tecido em uma blusa preta. Com criatividade, não faltam opções.

Imagem de capa do item

One Piece

O Luffy é outro personagem muito replicado nos blocos de rua por sua simplicidade. E, com o sucesso da série live-action de One Piece, da Netflix, é uma forte pedida para este ano. Basta uma regata vermelha, uma bermuda jeans e um chapéu de palha personalizado que fechou o visual. Sem esquecer de sair de chinelo também, é claro! Para variar, é possível trocar a camiseta por um colete vermelho, como no visual pós salto temporal.

Zoro e Nami são outras opções bem simples, mas que exigem um investimento em um cabelo colorido para ficar mais fácil de reconhecer. Uma lata de spray para pintar temporariamente deve servir. Para o Zoro, combine um cabelo verde com uma blusa branca de linho, uma faixa verde na cintura e uma bermuda preta que fica incrível. Compre algumas espadas de plástico para dar um charme a mais. E os mais ousados podem ignorar completamente a blusa também.

Para a Nami é melhor usar uma peruca ruiva, seja curta ou longa, e combinar com uma blusa branca com listras azuis e uma saia bege. Caso tenha coragem, ou habilidades artísticas mesmo, vale improvisar uma tatuagem parecida com a do anime no braço direito com uma tinta atóxica.

Imagem de capa do item

Pantera Negra e aliados

Saindo um pouco dos animes, super-heróis são um pouco mais complicados. Mas sempre dá para escolher aquele com o uniforme mais tranquilo e simplificar ainda mais. Um exemplo que é fácil de adaptar é o Pantera Negra, que funciona também com uma blusa preta, uma bermuda da mesma cor e um cordão prateado meio feroz, como o dos filmes.

O Homem de Ferro, por exemplo, pode parecer fora de alcance, mas não é muito difícil parecer o Tony Stark se você é um homem branco de cavanhaque. Só combinar uma camisa social com óculos escuros de aviador e caprichar na pose de metido para convencer a galera. Pontos extras se prender um LED azul no peito. Aqueles ring lights de selfie portáteis com um celofane colorido podem quebrar um galho.

Tem ainda aqueles que se vestem quase como civis, como a Viúva Negra, que basta uma roupa apertadinha, uma peruca ruiva e um par de armas de brinquedo para parecer o suficiente com a personagem. E os heróis da Marvel tem outra vantagem: muitas lojas vendem blusas que são literalmente uma impressão do uniforme dos filmes. Um pouco exagerado para usar no dia a dia, mas encaixa perfeitamente com o Carnaval.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Não deixaríamos os fãs da DC Comics de fora da brincadeira! Até porque é muito mais fácil simular os uniformes de seus heróis: com as cores certas, uma cueca por cima da calça já passa a mensagem que queremos!

Assim fica fácil posar de Superman, por exemplo. Só colar o emblema de S, feito de papel mesmo, por cima de uma blusa azul. Ou pintar o símbolo por cima do peito com tinta vermelha, igual a versão de Smallville, se você é do time que evita usar blusa. Não é trabalhoso, também, adaptar para a Supergirl: basta trocar a calça azul por uma saia da mesma cor.

Outra fantasia bem fácil é a da Mulher-Maravilha: uma blusa “tomara que caia” vermelha, uma saia azul e uma tiara dourada dão conta do recado. Dá para pintar braceletes com tinta cinza ou prateada se quiser um toque especial. Para o Batman, a lógica segue descomplicada. Só colar ou pintar um símbolo de morcego sobre uma blusa cinza, combinar com uma bermuda do mesmo tom e um cinto amarelo. Acrescentar uma máscara barata do herói fecha com chave de ouro a fantasia.

Para o Aquaman, uma blusa laranja, com o mesmo cinto amarelo e uma bermuda verde passam bem a ideia. Dá para usar uma blusa telada por cima para simular o efeito das escamas. E se você quiser tentar a versão do Kaldur’ahm, uma regata canelada vermelha ou laranja com uma calça azul marinho deve servir. Só caprichar na tatuagem com tinta preta. E meter um “nevou” no cabelo com um spray também ajuda.

Por fim, quem quiser tentar um herói diferente pode sempre ir de Shazam. Basicamente qualquer cor de roupa funciona para este personagem: só dizer que faz parte da Família Shazam! O mais importante é usar a mesma cor para a blusa e a bermuda, usar um cinto amarelo ou dourado e colar um raio amarelo, típico do personagem. E Shazam!

Imagem de capa do item

Power Rangers

Para os mais velhos que pegaram a época da TV Globinho, Power Rangers é uma boa ideia, mas funciona melhor se convencer cinco amigos a saírem combinando: para garantir um Ranger Vermelho, Azul, Rosa, Amarelo e Preto. O plano é andar em bando e não errar no tom da roupa.

Tem dois jeitos bem fáceis de fazer essa fantasia: comprando a blusa pronta em uma loja de departamento ou customizando uma blusa lisa com losangos usando tinta branca, o que não é muito complicado fazendo uma forma de papel com traços bem retos usando uma régua.

Imagem de capa do item

Cavaleiros dos Zodíaco

E dá para reaproveitar a ideia para sair no Carnaval de Cavaleiros de Bronze dos Cavaleiros do Zodíaco. Mas dispensando as pesadas armaduras, óbvio, porque jamais que os guerreiros de Athena usariam aquilo em um calor de 40º. As roupas casuais deles servem tranquilamente.

Todos usam uma simples regata: vermelha para o Seiya, azul para o Hyoga e o Ikki, verde para o Shun e lilás para o Shiryu. Para fechar, só usar, respectivamente, uma calça jeans, preta, vermelha, branca ou lilás, dependendo do herói. Esse é outro tipo de fantasia que só funciona em grupo, senão é só uma pessoa usando uma roupa com uma paleta bem peculiar. Para dar um toque, cada guerreiro tem algum acessório, como as munhequeiras vermelhas de Seiya e os suspensórios brancos do Shun.

Imagem de capa do item

She-Ra e He-Man

Outra opção nostálgica é encarnar o auge do poder dos anos 80: She-Ra e He-Man. O herói não é conhecido por usar muita roupa, então é preciso não ter vergonha de mostrar o próprio corpo. Sua fantasia é basicamente uma sunga marrom, um cinto laranja e um harness decorado com uma cruz de E.V.A. vermelho, ou algum material similar. Troque a paleta para azul e temos o vilão Esqueleto. Só usar uma regata canelada do mesmo tom por baixo do harness e pôr uma máscara de esqueleto.

Para a She-Ra, basta combinar um vestido branco, que pode ser no modelo “tomara que caia” com detalhes em dourado iguais ao desenho. Um cinto dourado também ajuda e ainda marca a melhor a cintura, para quem quer mostrar as curvas do corpo. Ainda dá para improvisar fantasias inspiradas nos companheiros dos personagens. O Arqueiro, por exemplo, nada mais é do que uma combinação de um cropped branco, decorado com um coração vermelho, e uma calça jeans.

Imagem de capa do item

Meninas Super Poderosas

Outro clássico dos blocos de rua é a fantasia de Meninas Super Poderosas, perfeita para um trio de amigos ou amigas. Basta uma regata rosa, verde e azul para passar a ideia. Não esqueça de uma faixa preta na barriga e pronto para a folia. Se quiser incrementar, ainda funciona usar uma saia de filó, dessas de carnaval mesmo, que é sucesso.

Imagem de capa do item

Nintendo

Para os gamers, talvez as alternativas mais tranquilas sejam dos personagens da Nintendo. Uma blusa vermelha com um macacão jeans forma rapidamente o visual do Super Mario. Basta trocar as cores para verde e temos também o Luigi. A fantasia fica ainda mais completa com o icônico boné da dupla, que é fácil de encontrar à venda nesta época do ano. E um bigode, para quem não tem, também combina.

Outra opção simples é Link, de The Legend of Zelda. Este é um personagem que adora verde, então basta usar uma blusa nessa cor, um pouco maior que seu tamanho habitual, e prender com um cinto formando uma espécie de túnica que vai convencer uma galera. Não dá para esquecer, é claro, do gorro verde. Um sapato marrom é outro detalhe legal.

Imagem de capa do item

Ryu e Ken

Quem já praticou artes marciais em algum momento da vida, mas acabou desistindo, também tem uma opção bem rápida: Ryu e Ken, dos jogos de Street Fighter. Ambos usam apenas um kimono tradicional de artes marciais com as mangas rasgadas, respectivamente branco e vermelho. Na cintura, uma faixa preta para demonstrar seu poder. E na testa de Ryu, uma faixa vermelha, para demonstrar alguma coisa. Também funciona com um roupão.

Imagem de capa do item

Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen e Demon Slayer

Mais difícil da galera mais leiga conhecer os animes mais recentes, mas quem quiser arriscar pode tentar uma fantasia diferente. De Chainsaw Man, é tranquilo imitar a Power ou o Denji com muito pouco. Ambos usam uma camisa social branca, uma gravata preta e uma calça da mesma cor, que pode ser substituída por bermuda. Só que para ser a Power, vai precisar de uma tiara com chifres de diabinho, enquanto o Denji fica mais reconhecível montando umas serras elétricas de papelão para amarrar na mão.

Jujutsu Kaisen e Demon Slayer só fica simples de fazer escolhendo o personagem certo. O Gojo, por exemplo, só precisa de tinta branca no cabelo e uma faixa para esconder os olhos. Recomendo trocar por óculos pretos redondos, como na segunda temporada, para conseguir enxergar alguma coisa e não se tornar um alvo fácil para roubo.

Sukuna é outra opção muito boa, especialmente para quem investiu na academia (ou na terapia). Basta uma bermuda preta, sem camisa, e paciência para replicar suas muitas tatuagens com tinta preta. Desenhar olhos extras abaixo dos seus também ajuda com a ilusão. E, para finalizar, temos a opção perfeita para quem é feio: o Inosuke, de Demon Slayer. Bermuda preta, nada de blusa e uma máscara de javali na cabeça. Quando pedirem para tirar a máscara para um beijo, já vai ser tarde demais.