15 maiores videogames de RPG de todos os tempos

Capa da Publicação

15 maiores videogames de RPG de todos os tempos

Por Melissa de Viveiros

Existem inúmeros títulos do gênero RPG nos videogames, alguns mais próximos aos RPGs de mesa, como D&D, e outros que se desenvolveram em subcategorias, como os chamados JRPGs. Mesmo assim, é inegável a importância do gênero no mundo dos games, marcando gerações com títulos incríveis.

Nesta lista, separamos os 15 maiores RPGs de todos os tempos!

Imagem de capa do item

Vampire: The Masquerade – Bloodlines

Vampire: The Masquerade – Bloodlines é baseado no World of Darkness a White Wolf, e surpreendentemente consegue trazer muito da sensação do RPG de mesa para os videogames com suas inúmeras possibilidades narrativas. O game conta com diversos problemas, mas não deixa de ser um RPG recompensador no qual história é moldada por suas ações, crenças e escolhas, tudo com uma ambientação vampiresca criada com primor.

Imagem de capa do item

Persona 5 Royal

A franquia Persona se tornou cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente com o lançamento de Persona 5, título que foi expandido com a versão Royal. Entre trilha sonora impecável, sistemas interessantes e uma história fantástica, o game original já era um título notável por si só, mas sua nova versão adiciona ainda mais a isso, trazendo o que pode ser considerada uma versão “definitiva” de um grande RPG.

Imagem de capa do item

Mass Effect 2

A Bioware é conhecida por seus jogos cheios de escolhas e aventuras marcantes, e Mass Effect 2 é apenas um dos grandes títulos da empresa que não poderia faltar na lista. Embora toda a trilogia se destaque, foi o segundo game que caiu nas graças do público, melhorando a jogabilidade do original e se aprofundando não só em seus personagens, como nas escolhas e consequências que acompanham as ações do jogador.

Imagem de capa do item

Diablo 2

Diablo 2 é considerado por muitos o auge da franquia da Blizzard, e até mesmo dos RPGs de ação isométricos. Sangrento e sombrio, este memorável título fez com que muita gente perdesse horas e horas jogando “só mais um pouquinho”, além de ter se tornado um clássico que influencia novos games até hoje. Envolvente, cheio de customizações e com uma história marcante, o título não poderia faltar na lista de maiores experiências dos RPGs.

Imagem de capa do item

Chrono Trigger

Chrono Trigger pode não ser tão popular entre o público geral quanto outros títulos da lista, mas não deixa de ser um título imperdível para qualquer fã de RPG. Seu sistema de batalha, personagens incríveis e reviravoltas, bem como seus múltiplos finais, fazem parte de um todo que se destaca entre o gênero. Original, engenhoso, e com uma mescla interessante de elementos narrativos e mecânica de jogabilidade, o jogo é considerado por muitos como o melhor RPG de todos os tempos.

Imagem de capa do item

Baldur’s Gate II: Shadows of Amn

Baldur’s Gate 2 é um clássico dos games, frequentemente figurando em listas de melhores jogos de todos os tempos. E não é para menos: o game influenciou inúmeros títulos posteriores, moldando todo o gênero em que se encontra. Sua atmosfera sombria, a relação com os personagens, possibilidades ricas de interação com o mundo e sistema estratégico recompensador tornaram o título um grande sucesso, muito importante para a ascensão de sua desenvolvedora, a Bioware.

Imagem de capa do item

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

The Legend of Zelda é uma franquia vasta, com títulos diversos que continuam conquistando os jogadores anos após a estreia do game original. Entre os vários títulos, porém, se destaca Ocarina of Time, um dos mais universalmente queridos pelo público. Certamente um dos títulos mais influentes quando se trata de RPGs.

Imagem de capa do item

The Elder Scrolls V: Skyrim

Muita gente se apaixonou pelos RPGs com Skyrim, um dos títulos mais influentes do gênero - que acabou impactando muito além dele. O mundo gigantesco e cheio de possibilidades de Skyrim popularizou os jogos de mundo aberto, com inúmeros títulos seguindo o modelo desde então. Com história envolvente e sidequests marcantes, há muito que se elogiar sobre o game (e quem não se lembra de sua música de título icônica?).

Imagem de capa do item

Dragon Age: Origins

Dragon Age: Origins pode parecer um título extremamente datado atualmente, mas isso não diminui seus vários méritos. Sua narrativa é um de seus pontos mais fortes, lidando com temas complexos de modo primoroso. Mais que isso, seu combate tático permite uma abordagem estratégica, o tornando um grande sucessor espiritual de títulos como Baldur’s Gate, ao mesmo tempo em que isso foi feito de modo original e único. Suas escolhas, possibilidades narrativas, lore e personagens resultam em um jogo fantástico e imperdível para os fãs de RPGs.

Imagem de capa do item

Star Wars: Knights of the Old Republic

Considerado por muitos como o “melhor jogo de Star Wars” até hoje, Knights of the Old Republic é um RPG marcante, que consegue abordar a mitologia rica do universo em que se baseia sem depender de personagens icônicos para se sustentar. Sua criação de personagem rica em possibilidades, notável progresso de jogabilidade ao longo do game, bem como história bem construída e marcante garantem o lugar do título na lista.

Imagem de capa do item

Final Fantasy VII

A franquia Final Fantasy não pode faltar em qualquer lista que trate dos melhores RPGs nos videogames. Ainda que conte com alguns títulos controversos, alguns de seus sucessos são inigualáveis - como é o caso de *Final Fantasy VII. O combate por turno interessante, associado a uma incrível história e fantástico elenco de personagens resultou em um jogo tão interessante que criou sua própria “franquia”, ganhando adaptações em outras mídias e jogos derivados.

Imagem de capa do item

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3 é considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos, não só entre os RPGs. Ainda que atualmente seu combate possa parecer um pouco datado, o game se tornou um grande sucesso tanto por sua jogabilidade quanto por seu vasto universo e história marcante. A jornada de Geralt de Rívia e Ciri marcou muitos, e não poderia deixar de ser mencionada quando o assunto são grandes RPGs.

Imagem de capa do item

Disco Elysium

Disco Elysium é um dos games mais recentes da lista. Ainda assim, o game de 2019 é o que poderia ser chamado de “clássico instantâneo”, trazendo uma perspectiva inovadora ao gênero dos RPGs. Não é à toa que o game recebeu diversos prêmios: criativo, diferente e mesclando narrativa e exploração de modo primoroso, o game é um dos títulos mais únicos da lista, bem como um dos mais notáveis.

Imagem de capa do item

Divinity: Original Sin II

Desenvolvido pela Larian, mesmo estúdio de Baldur’s Gate, Divinity é um dos games da lista que mais se aproxima do conceito de RPG de mesa. Sua enorme diversidade de opções em criação de personagens, opções de reações, diálogos e resolução de conflitos, e sistema que inclui rolagem de dados certamente fazem com que ele se destaque, mas o game vai além. Seu sistema de combate que permite o uso do ambiente de modo aprofundado e interessante, aliado a uma história muito bem desenvolvida o tornam um dos melhores RPGs de todos os tempos.

Imagem de capa do item

Pokémon Red & Blue

A franquia Pokémon como um todo é um fenômeno mundial que conseguiu se destacar muito além dos games. Ainda assim, seus feitos nessa mídia não são pequenos - e tudo começou com Red & Blue, levando inúmeros jogadores em uma jornada para capturar os 151 monstrinhos originais. Divertido e viciante, o modelo se tornou a base de uma franquia de sucesso, que continua influente até hoje.