10 maiores rivalidades entre super-heróis

Capa da Publicação

10 maiores rivalidades entre super-heróis

Por Gus Fiaux

Quando pensamos em super-heróis, lembramos imediatamente de suas batalhas épicas contra supervilões, seus grandes feitos heroicos e seu altruísmo incomparável. Contudo, é bem comum vermos rivalidades estabelecidas entre grandes figuras heroicas, que podem até ser amigos ou aliados costumeiramente, mas vez ou outra discordam no campo tático e ideológico.

Não são poucos os exemplos de heróis, tanto da Marvel quanto da DC Comics, que vez ou outra saem estapeando o coleguinha por alguma discordância pessoal – ou até mesmo por não gostarem das atitudes alheias. Com isso em mente, elencamos aqui as 10 maiores rivalidades entre heróis dos quadrinhos!

Imagem de capa do item

Capitão América e Homem de Ferro

Começando já com uma das rivalidades mais clássicas dos quadrinhos, a luta entre o Capitão América e o Homem de Ferro é algo bem intrigante de se observar, já que os dois costumeiramente agem como aliados e são os principais líderes por trás dos Vingadores. Mesmo assim, vez ou outra eles se desentendem por questões puramente ideológicas.

Embora já tivéssemos alguns exemplos de confronto entre Steve Rogers e Tony Stark, talvez o momento que mudou tudo foi a Guerra Civil, de 2006, onde vimos a dupla em lados opostos da Lei do Registro. Enquanto o Vingador Dourado propagava a ideia de que heróis deveriam se registrar e revelar suas identidades, o Sentinela da Liberdade defendia... a liberdade.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde (Kyle Rayner) e Flash (Wally West)

Nos anos 90, quando Grant Morrison decidiu revitalizar a Liga da Justiça da América nas HQs, o autor escolheu dois membros bem interessantes: de um lado, Wally West, o segundo Flash dos quadrinhos, conhecido por seu bom humor. Do outro, Kyle Rayner, um Lanterna Verde terráqueo que até então nunca havia conhecido seus predecessores.

A tensão entre os dois foi imediata, com Kyle acreditando que Wally era uma criança mimada e irresponsável, e Wally deixando claro que não acreditava na moral de Kyle e nem sequer o considerava um sucessor decente para Hal Jordan. Eventualmente, eles aprenderam a trabalhar juntos, mas até lá, foi um longo e árduo processo.

Imagem de capa do item

Coisa e Hulk

Quando Stan Lee, Jack Kirby e um punhado de outros artistas deram início à Marvel Comics nos anos 60, tínhamos uma porção de histórias mais ingênuas e inocentes, onde muitas das rivalidades entre super-heróis partiam de disputas para decidir quem era mais forte, mais poderoso e etc. - e um dos maiores exemplos nesse campo é a briga entre Coisa e o Hulk.

O membro pedregoso do Quarteto Fantástico e o Golias Esmeralda dos Vingadores sempre se enfrentaram aqui e acolá, numa tentativa de saber quem era o mais forte entre os dois. Até hoje, essa questão ainda levanta as dúvidas do público, mas como o próprio Stan Lee costumava dizer: "ganha quem o roteirista do quadrinho quiser que ganhe!"

Imagem de capa do item

Justiceiro e Demolidor

Possivelmente uma das rivalidades mais complexas e interessantes nas HQs da Marvel Comics, o barraco entre o Justiceiro e o Demolidor parte de uma questão moral. Enquanto Frank Castle não vê problema em matar criminosos por não acreditar mais no sistema, Matt Murdock acredita que todos devem ter a chance de se defender por suas transgressões.

Muito disso está ligado à própria origem desses heróis, uma vez que Frank Castle viu sua família morrendo diante de seus próprios olhos durante um tiroteio armado pela máfia. Já Matt Murdock cresceu em uma vizinhança violenta e perigosa, teve seu pai assassinado e descobriu o caminho da lei, tornando-se um advogado de dia e o Diabo de Hell's Kitchen à noite.

Imagem de capa do item

Emma Frost e Kitty Pryde

Embora os homens dominem nas competições de ego, algumas heroínas das HQs também não se bicam - ou não se bicavam. Nos X-Men, isso acaba sendo uma das bases da relação entre Emma Frost e Kitty Pryde, uma vez que as duas possuem um histórico complicado, desde que Kitty passou um tempo na Academia Massachusetts, escola chefiada por Frost.

Na época, Emma era a Rainha Branca do Clube do Inferno, o que fazia suas ações não serem nem um pouco heroicas e altruístas. Kitty testemunhou em primeira mão a maldade da telepata, e mesmo depois que ela "mudou de lado", a jovem mutante não conseguia confiar plenamente nela. Felizmente, as duas já fizeram as pazes e lideraram juntas os novos Carrascos.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde (Hal Jordan) e Arqueiro Verde (Oliver Queen)

Se Kyle Rayner teve desentendimentos com o segundo Velocista Escarlate, o primeiro Lanterna Verde da Terra, Hal Jordan também acabou dando uns coices em outro colega de equipe, o Arqueiro Verde. Os dois tinham uma relação bem amigável, mas acabaram tendo diversas brigas por conta de seus posicionamentos políticos.

Apesar de ter crescido em berço de ouro, Oliver Queen adotou a postura mais radicalizada enquanto tentava resolver as mazelas ao seu redor, sempre mais voltado à esquerda. Isso acabou rendendo barracos e discussões com Hal Jordan, que era um herói mais conservador. Infelizmente, boa parte dessa tensão política da dupla sumiu após os Novos 52.

Imagem de capa do item

Ciclope e Wolverine

Um dos embates mais comuns quando falamos de rivalidades heroicas está no confronto entre os "escoteiros" e os "bad boys" de grandes equipes das HQs. Com os X-Men, um exemplo bem sólido disso são os constantes desentendimentos entre Ciclope e Wolverine, dois líderes importantes da causa mutante.

Enquanto James Howlett sempre foi um cara mais bruto e sem paciência, Scott Summers sempre tentou agir do "jeito certo". Curiosamente, essa dinâmica se inverteu após o Cisma e Vingadores vs. X-Men, já que Ciclope passou a se radicalizar como líder mutante, enquanto Wolverine tinha um interesse maior em manter vivo o sonho de Charles Xavier.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel (Carol Danvers) e Vampira

Às vezes, um único evento pode ser o catalizador para uma mágoa duradoura - Carol Danvers e Anne-Marie que o digam! As duas se conheceram há muitos anos, quando Vampira ainda era uma vilã da Irmandade dos Mutantes e a Ms. Marvel ainda nem tinha sequer sonhado em adotar a alcunha de Capitã Marvel.

Sem controle dos seus poderes, Vampira acabou tocando na pele de Danvers por muito mais tempo do que deveria, colocando a Vingadora em coma e roubando todas as suas memórias, alguns poderes e até a personalidade. Ao retornar à consciência, Carol passou anos ressentida de Vampira, e embora as duas já tenham feito as pazes, de vez em quando surge uma troca de farpas.

Imagem de capa do item

Namor e Pantera Negra (T'Challa)

Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, tivemos um gostinho da luta entre Namor e Pantera Negra - que, no filme, é Shuri. No entanto, os quadrinhos da Marvel já mostraram severos desentendimentos entre o Rei de Atlântida e T'Challa, o Rei de Wakanda, e tudo isso está ligado aos reinos de cada um deles.

Embora já tenham sido aliados no passado, a relação de Namor e T'Challa se tornou cruel quando o Príncipe Submarino, possuído pela Força Fênix em Vingadores vs. X-Men, decidiu inundar Wakanda apenas para se vingar do Pantera. Isso levou a uma rixa descomunal, que se estendeu por todo o período em que os dois estiveram nos Illuminati.

Imagem de capa do item

Superman e Batman

Fechando a lista, temos um caso bem curioso envolvendo os dois heróis mais importantes das histórias em quadrinhos. Superman e Batman quase sempre agem como amigos e aliados, sempre disponíveis para ajudar o outro quando necessário, além de serem os principais líderes da Liga da Justiça. Mas nem isso impede que eles saiam no tapa às vezes.

A maior parte das HQs que colocam Bruce Wayne contra Clark Kent é ambientada em universos alternativos, como Injustice e O Cavaleiro das Trevas, mas os dois já tiveram discordâncias bem fortes no universo "principal" da DC Comics, o que sempre resulta em brigas homéricas com direito a Kryptonita no meio... seguidas por pedidos de desculpas.