As 10 maiores bruxas da Marvel e da DC

Capa da Publicação

As 10 maiores bruxas da Marvel e da DC

Por Gus Fiaux

É mês de Halloween, e nada melhor para começar as festividades do que listar as nossas 10 bruxas favoritas da Marvel e da DC Comics. Vilãs ou super-heroínas, elas são mulheres muito poderosas e imbuídas de todo o tipo de magia que se possa imaginar.

Mutantes, Vingadoras, inimigas do Esquadrão Suicida e até mesmo divindades greco-romanas, esta lista vai reunir as dez principais feiticeiras das duas maiores editoras de quadrinhos, para que possamos ver a magia florescendo!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

As Três Bruxas

No universo de Sandman, temos vários seres místicos e criaturas mitológicas que interagem com o Sonho e os outros Perpétuos. Nisso, temos três bruxas que, na verdade, são uma só. Elas atendem por vários nomes, desde Hécate até as Fúrias.

Elas assumem três faces: Cynthia, Mildred e Morgan, surgindo também em algumas HQs de horror da DC Comics. Nas HQs de Sandman, elas aparecem algumas vezes, tendo um papel fundamental além de serem importantes conselheiras para Morfeu.

Imagem de capa do item

Agatha Harkness

No Universo Marvel, uma feiticeira que nunca deve ser esquecida é Agatha Harkness. Embora ela não seja uma heroína, está sempre aparecendo aqui e ali, cercada por seus gatos e com uma postura altiva e até mesmo um pouco arrogante.

Ela teoricamente é uma das feiticeiras originais dos julgamentos de Salém, além de ter servido como babá de Franklin Richards e mentora para a Feiticeira Escarlate. Mesmo após sua morte, ela continua aparecendo em histórias mais recentes como um fantasma.

Imagem de capa do item

Madame Xanadu

Uma personagem bem ligada ao núcleo místico da DC Comics, aparecendo em histórias do Monstro do Pântano e até mesmo de John Constantine. Nas HQs, ela é a própria Nimue, a "Dama do Lago" dos contos do Rei Arthur.

No universo da DC Comics, ela age quase sempre como uma força benigna, auxiliando os heróis através de sua leitura de cartas e previsões do futuro. Ela é uma figura bem importante e já chegou a ser adaptada para a televisão na série do Monstro do Pântano.

Imagem de capa do item

Nico Minoru

Quando falamos de bruxos adolescentes das HQs, uma das primeiras que vêm à cabeça é Nico Minoru, uma heroína que fez bastante sucesso ao lado dos Fugitivos. Com seu visual gótico e fiel às tradições wicca, ela possui poderes bem complexos.

Basicamente, para conjurar magias, ela precisa do Cajado do Absoluto, uma arma que só é invocada quando ela derrama um pouco de seu próprio sangue. Mas seus poderes vêm com um porém: ela só pode lançar um feitiço uma única vez - e se tentar repeti-los, algo muito errado pode acontecer...

Imagem de capa do item

Magia

Apresentada nos cinemas como a principal antagonista do filme do Esquadrão Suicida, a poderosa Magia já tinha uma história bem longa nas HQs. Criada em 1966, a bruxa é um alter ego para a inocente June Moon, às vezes se fundindo com sua "hospedeira".

Ancestral e extremamente poderosa, ela já atuou de diversas formas no Universo DC, seja como heroína, anti-heroína ou vilã. Ela é conhecida por manipular uma miríade de artes arcanas, sendo capaz de rivalizar com outras divindades poderosas da editora.

Imagem de capa do item

Magia

De uma editora para a outra, temos também a Magia da Marvel Comics, uma poderosa mutante com poderes de teletransporte que, quando criança, ficou presa em um limbo entre as realidades, sendo criada por demônios e outras criaturas sobrenaturais.

Já adulta, Illyana Rasputin se torna uma bruxa poderosa, sendo uma importante aliada para os X-Men e para os Novos Mutantes. Ela é capaz de invocar magia vinda direta do limbo, além de possuir uma forma demoníaca ainda mais poderosa, chamada Filha do Inferno.

Imagem de capa do item

Circe

A Mulher-Maravilha possui diversos vilões espetaculares nas HQs, muitos dos quais são divindades ou semideuses da mitologia greco-romana. Circe é uma das figuras mais lembradas, sendo uma das maiores bruxas da história e uma rival incansável para as Amazonas.

Ela é conhecida por transformar homens em animais e também possui ligações diretas com Hécate, uma importante deusa da magia. A personagem tem uma legião de fãs que clamam para que ela seja a antagonista de um próximo filme da Princesa de Temíscira.

Imagem de capa do item

Morgana le Fay

E por falar de personagens inspirados em mitos clássicos, não podemos nos esquecer de Morgana le Fay, a grande feiticeira dos contos do Rei Arthur, que também é uma feiticeira poderosa na Marvel Comics, onde age na maior parte do tempo como vilã.

Inimiga dos Vingadores e de outros heróis ingleses, como o Capitão Britânia e a Excalibur, ela tem origens ligadas ao Tomo Negro, um livro místico muito perigoso da Casa das Ideias. Ela já foi adaptada na terceira temporada da série dos Fugitivos.

Imagem de capa do item

Zatanna

Integrante de diversas equipes da DC Comics - dentre as quais destacamos a Liga da Justiça Sombria -, a feiticeira Zatanna Zatara pode até enganar com seu visual de showgirl, mas é uma bruxa completa - e das bem poderosas, diga-se de passagem.

Filha do mago Giovanni Zatara, ela tem sangue de homo magi (humanos com poderes místicos) correndo nas veias. Ela também é descendente de grandes alquimistas como Leonardo da Vinci, Nicolau Flamel e Nostradamus. Para conjurar suas magias, basta falar de trás para frente.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Em primeiríssimo lugar, não podemos nos esquecer da poderosa Feiticeira Escarlate - uma heroína que já está bem famosa nos cinemas, mas que ainda não teve seu lado "místico" adaptado no MCU. Nas HQs, ela começou como mutante, mas logo desenvolveu dons mágicos.

Ela usa um tipo bem peculiar de feitiçaria conhecida como magia do caos. Além disso, seu manto é, na verdade, um título passado de geração em geração. Wanda Maximoff já foi capaz de atos grandiosos - ainda mais quando combina a magia com seus dons de manipulação da realidade.