As 12 lutas mais impressionantes visualmente dos animes

Capa da Publicação

As 12 lutas mais impressionantes visualmente dos animes

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Uma das grandes características dos animes shounen são suas cenas de luta bem dirigidas e animadas. Esse gênero chama a atenção justamente por oferecer um enredo que proporciona embates memoráveis que sempre serão lembrados pelos fãs.

Separamos 12 lutas que nos impressionaram visualmente, levando em conta principalmente o conjunto entre animação, direção de cena e o impacto que essas lutas tiveram para a história. Cada anime dessa lista está repleto de cenas que poderiam ser citadas, mas se deixamos a sua preferida de fora, deixe-a nos comentários!

O vídeo não está mais disponível.

Tengen Uzui vs Gyuutaro (Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba)

Uma das mais recentes citadas na lista, Tengen Uzui - o Hashira do Som - contra Gyuutaro - O Lua Superior 6 - não poderia ficar de fora. Muitos fãs consideram essa a melhor cena de luta de 2022 até o momento e não é para menos.

A animação de Demon Slayer no geral recebe muitos elogios, mas conseguiu se superar ao fazer uma luta tão frenética com tamanha qualidade. Geralmente animes procuram uma produção mais básica e as super produções ficam para os filmes das franquias, mas o estúdio Ufotable mostrou que dá pra fazer ambas com qualidade.

Em meio a movimentos rápidos, faíscas, explosões, trilha sonora eletrizante e a ameaça construída, essa com certeza era a cena perfeita para iniciar essa lista!

O vídeo não está mais disponível.

Itadori e Todou vs Hanami (Jujutsu Kaisen)

"My besto friendo!" acabou virando um meme entre os fãs de Jujutsu Kaisen, mas essa luta está longe de ser uma brincadeira. Hanami é uma maldição extremamente poderosa e aliada de Geto, que nesse episódio invadiu a Escola Técnica de Jujutsu de Tóquio em meio a uma competição interescolar e se deparou com Aoi Todou e Yuji Itadori.

O trabalho em equipe dos dois estudantes para conseguir segurar uma maldição de nível especial foi impecável, a sincronia entre os dois é admirável e gerou muita empolgação no público que acompanhou o combate.

A forma como os enquadramentos foram feitos, além do trabalho de câmera e a ótima animação do estúdio MAPPA garantiram um lugar na nossa lista.

Rock Lee vs Gaara (Naruto)

Rock Lee vs Gaara se tornou uma das lutas preferidas pelos fãs de anime (ainda mais se a trilha sonora for da banda Linkin Park). A animação em si não é tão boa quanto as outras citadas aqui, mas é compreensível se levarmos em conta o período em que o episódio foi lançado.

Porém, essa é uma cena muito bem dirigida, onde as câmeras se movem junto com o personagem do Lee para que consigamos entender perfeitamente como ele é veloz sem seus pesos. Inclusive, essa foi uma cena que influenciou muito o mundo dos animes quando o assunto é enquadramentos e jogo de câmera em lutas.

Mikasa vs Yeageristas (Attack on Titan)

Outra luta recente, mas que merece o seu lugar aqui! Attack on Titan começou como um anime que mostrava conflitos entre humanos e titãs. Mas isso mudou na parte 2 da última temporada, onde vimos humanos se enfrentando dentro de Paradis.

Mikasa Ackerman sempre foi uma guerreira perfeita e uma das mais fortes de todo o esquadrão, mas nessa cena vemos um banho de sangue proporcionado por ela onde, sozinha, ela mata mais de 10 homens armados. Nesse momento ela deixou sua compaixão por humanos de lado e entendeu que era matar ou morrer.

O estúdio MAPPA como sempre se dedicou na animação dessa cena, fazendo com que os movimentos da personagem em combate fossem fluídos, graças à câmera que seguia cada gesto corporal que ela realizava.

Kaneki vs Jason (Tokyo Ghoul)

Um dos momentos mais satisfatórios de Tokyo Ghoul com certeza é essa luta entre Kaneki e Jason. Após ser torturado fisicamente e psicologicamente pelo antagonista do arco, Kaneki finalmente consegue se soltar e enfrentar seu inimigo.

E essa é uma das cenas mais memoráveis para quem curte o anime, afinal, a dinâmica da luta nos deixou empolgados do início ao fim. Ver como Kaneki passou a ter um olhar quase de psicopatia e o desespero do Jason em ver que sua presa agora estava o caçando foi a cereja do bolo para tornar essa uma das cenas mais memoráveis, ao som da trilha sonora que marcou a abertura da primeira temporada de Tokyo Ghoul.

Naruto e Sasuke vs Momoshiki (Boruto: Naruto Next Generations)

Ver Naruto e Sasuke em ação é sempre satisfatório, mas acompanhar os dois trabalhando em equipe é realmente algo animador não só para os fãs. Essa luta em questão realmente se destacou como uma das melhores do segmento de Boruto, afinal temos os dois ninjas mais fortes de Konoha lutando contra um Otsutsuki.

Apelaram para nossa memória afetiva ao fazer Sasuke e Naruto usarem o ataque com as shurikens gigantes onde um clone do Naruto se esconde na sombra de uma e surge de surpresa, dessa vez lançando um Rasengan. Além disso, temos Sasuke usando com maestria o seu Rinnegan, o que deixou os fãs ainda mais felizes e animados.

Podemos ver a evolução da equipe de animação desde Naruto Clássico até Boruto, onde assim como em Rock Lee vs Gaara, a câmera segue acompanhando os personagens de forma frenética para nos mostrar o quão intenso aquele embate pode ser.

Levi vs O Esquadrão do Kenny (Attack on Titan)

Mais uma pra conta de Attack on Titan e facilmente poderíamos ter uma lista só com cenas desse anime. Levi Ackerman é outro guerreiro impecável em combate, que sozinho protagonizou inúmeras grandes lutas, porém, a luta contra o esquadrão de seu tio merece destaque.

Na fuga entre os telhados da pequena cidade, Levi não só esquivou de tiros e ataques diretos de seus inimigos, como conseguiu fazer isso sozinho. Sua inteligência tática fica clara sem que ele ao menos precise falar, afinal a animação por si só já fez esse trabalho.

O vídeo não está mais disponível.

Spike vs Vicious (Cowboy Bebop)

Cowboy Bebop é uma obra clássica da década de 90 e mesmo que no anime nós sejamos forçados a acompanhar as aventuras dos tripulantes da nave Bebop, o plano de fundo dessa história é muito mais denso do que "caçadores de recompensa procurando bandidos".

Spike, o principal protagonista da obra, tem um passado conturbado com Vicious, o antagonista e seu antigo companheiro. Ambos trabalhavam juntos, até Julia - um interesse amoroso de ambos - se tornar o motivo da discórdia entre os amigos.

A cena final onde vemos a luta entre Spike e Vicious na igreja é memorável, não só pela ação de ver Spike sozinho enfrentando a equipe de Vicious e depois ficando cara-a-cara com seu antigo companheiro, mas também pela carga dramática que o anime depositou nesse momento. Com certeza é uma das cenas que não poderiam faltar em uma lista da Legião.

Roy Mustang vs Inveja (Fullmetal Alchemist)

Todo fã de Fullmetal Alchemist comemorou com essa cena! Roy Mustang finalmente pode se vingar da morte de seu amigo, Hughes, após o Homúnculo Inveja o ter matado.

Essa cena pode não ter tantos movimentos de câmera como as outras, afinal foi um embate que aconteceu com ambos os personagens parados e à curta distância, mas os efeitos do fogo a cada estalar de dedos de Roy e o Inveja gritando a cada vez que foi queimado... Isso com certeza foi satisfatório.

E Fullmetal Alchemist é um anime bem dirigido no geral, claro que em uma das cenas mais relevantes não seria diferente.

Hisoka vs Gon (Hunter x Hunter)

Todo bom shounen tem algum torneio onde os personagens mais populares e poderosos se enfrentam. Essa é uma das fórmulas básicas dos animes e é claro que Hunter x Hunter não seria diferente. Entre todas, a luta entre Hisoka e Gon foi uma das mais aguardadas pelos fãs.

E quando ela finalmente aconteceu, tivemos um combate empolgante. Hisoka estava se portando de forma superior, atingindo Gon logo no começo. Ele só não contava que o garoto usaria o próprio chão do torneio para distraí-lo e acertá-lo em cheio com um soco.

Essa não foi a única cena que chama a atenção nessa luta. Diversos artifícios como desenhar Gon várias vezes para a alusão de golpes em alta velocidade e câmeras lentas em closes nos rostos, são pequenos detalhes que fizeram toda a diferença para que essa fosse uma das lutas mais memoráveis.

Vegeta vs Broly (Dragon Ball Super: Broly)

De um lado Vegeta, o Príncipe dos Saiyajins e do outro Broly, o Lendário Super Saiyajin. Os animes de Dragon Ball no geral não tem uma animação lá muito boa, principalmente por serem mais antigos do que a maioria que está nessa lista, mas a TOEI Animation mostrou que quando o assunto é filme, eles capricham pra valer.

Entre socos, chutes, transformações, ataques de energia e muito gelo, a cena acontece e acompanhar cada um dos personagens é uma tarefa fácil pelo enquadramento escolhido e a forma como a câmera transita pelos personagens.

Fora que, diferente de muitas lutas de Dragon Ball (que demoram uma vida para serem concluídas), essa foi bem mais rápida e ainda vemos o potencial de dois Saiyajins extremamente poderosos.

Deku vs Overhaul (My Hero Academia)

Com a ajuda de uma garotinha chamada Eri, que ficou em suas costas o tempo todo, Deku conseguiu alcançar o máximo do One For All sem que seu corpo sofresse os danos extremos como de costume.

Ele enfrentou Overhaul, um dos vilões mais perigosos da franquia, em uma luta eletrizante onde a raiva pelo que ele havia feito com a pequena Eri transparecia na feição do nosso herói. Deku sempre se mostrou impiedoso e furioso quando via inocentes sofrendo, mas dessa vez isso foi potencializado por se tratar de uma garotinha inocente.

Com inúmeros efeitos visuais que nos ajudaram a ter compreensão do quão forte pode ser o potencial de Midoriya, essa é uma das lutas que mais chama nossa atenção pelo impacto que a animação teve junto com o roteiro desse arco.