Linn da Quebrada: 5 trabalhos para conhecer a artista do BBB22

Capa da Publicação

Linn da Quebrada: 5 trabalhos para conhecer a artista do BBB22

Por Gus Fiaux

Lina Pereira dos Santos é mais conhecida pelo nome artístico Linn da Quebrada. Nascida em São Paulo em 1990, ela se tornou uma das figuras mais interessantes da cultura periférica e do ativismo LGBTQIA+ no cenário nacional contemporâneo. Na ativa desde 2015, fazendo performances, músicas e atuando em diversas produções, ela agora alcançou outro patamar de visibilidade por compor o elenco do Big Brother Brasil 22.

Hoje, dia 29 de janeiro, é o Dia da Visibilidade Trans e Travesti no Brasil, uma data criada para celebrar a luta, as conquistas e a vida de pessoas que se identificam dentro do espectro transgênero. E aproveitando esse dia, também separamos 5 trabalhos para conhecer mais da carreira de Linn da Quebrada, e toda sua jornada artística desde a música à TV e o cinema!

Carreira muscial

Linn da Quebrada começou sua carreira através da música, seja fazendo performances em casas de show ou então compondo suas próprias canções - e muitas delas refletem diretamente a realidade da artista. Misturando rap, poesia, pop e até funk, ela já lançou dois álbuns, Pajubá (que inclusive tem dois álbuns de remix) e Trava Línguas.

Tendo trabalhado com outros artistas LGBTQIA+, como Jup do Bairro, Liniker e Davi Sabbag, ela sempre teve uma forte influência da música de periferia e suas canções refletem isso, enquanto expõem a realidade e as dificuldades de ser travesti e transgressora no Brasil. Outro espetáculo à parte são seus clipes, todos arquitetados com precisão conceitual.

Entre as canções mais famosas de Linn, temos Enviadescer (seu primeiro lançamento no mundo da música), Talento, Oração e Serei A. Aqui, trouxemos também o curta-metragem BlasFêmea, que apresenta uma de suas músicas mais interessantes, Mulher - que fala sobre a resistência de sua comunidade e a forma como trans e travestis são vistas na sociedade.

Onde encontrar: A videografia de Linn pode ser assistida no YouTube, no canal da própria artista. Para quem quer ouvir os álbuns, eles estão em vários serviços de streaming de música, como Deezer e Spotify.

Imagem de capa do item

Corpo Elétrico

O primeiro grande trabalho de Linn da Quebrada como atriz foi a breve participação no filme Corpo Elétrico, dirigido por Marcelo Caetano, que conta a história de Elias, um garoto vivendo no interior de São Paulo que tem grandes ambições para sua vida e, aos poucos, se vê apaixonado por Filipe, um imigrante africano.

No filme, Linn faz o papel de Simplesmente Pantera, descrita como uma "bicha preta que faz uma participação muito especial". O filme trabalha de forma muito sensível e autêntica com a vivência de pessoas LGBTQIA+ de classes mais pobres, ao mesmo tempo em que retrata a importância da liberdade sexual para a comunidade.

Onde encontrar: Now

Imagem de capa do item

Segunda Chamada

No entanto, o que realmente levantou a moral de Linn como atriz foi a sua participação na série Segunda Chamada, uma das produções exclusivas do GloboPlay mais prestigiadas. A obra foi criada por Carla Faour e Julia Spadaccini e segue um grupo de professores que trabalham na educação de jovens e adultos (EJA).

Linn da Quebrada é uma das personagens centrais da primeira temporada da série - uma travesti chamada Natasha que precisou largar os estudos quando adolescente por sofrer transfobia. Depois de adulta, ela decide voltar à escola para ter mais oportunidades na vida, enquanto lida com a pressão e os desafios que a encaram.

Muito elogiada pela sua performance, Linn se destaca em meio a um elenco genuinamente excelente. E para quem está acompanhando o BBB, vale ressaltar que o astro Arthur Aguiar também participa da série, fazendo o papel de Evandro, que é o namorado de Natasha (porém, ele só aparece em um episódio).

Onde encontrar: GloboPlay

Imagem de capa do item

Bixa Travesty

Para muito além de seu trabalho dentro das telas, a artista é como uma tela viva, que usa seu próprio corpo para produzir sua arte. Em 2019, ela estrelou o prestigiado documentário Bixa Travesty, dirigido pela dupla Claudia Priscilla e Kiko Goifman. Aqui, seguimos um pouco da vida e do cotidiano de Lina Pereira dos Santos, bem como seu "eu artístico", Linn da Quebrada.

O filme detalha a formação de Lina como artista e explora suas ambições e sonhos, ao mesmo tempo em que conta dos desafios que já viveu. Há um segmento muito tocante dedicado a explorar o período em que ela enfrentou o câncer, e como isso se transcreveu também em sua carreira. Para quem tem gostado de acompanhar Linn no BBB, esse é um filme indispensável.

Onde encontrar: NOW

Imagem de capa do item

Manhãs de Setembro

Encerrando a lista, temos também um dos maiores sucessos nacionais do ano passado, que é a série Manhãs de Setembro, disponibilizada no Prime Video. Apesar de apenas uma temporada ter sido lançada até o momento, a série já foi renovada para seu segundo ano. E aqui, Linn da Quebrada tem um papel secundário, mas importante.

A trama gira em torno de Cassandra (interpretada por Liniker), uma mulher trans que vive sua vida normalmente, procurando afetos e amores, ao mesmo tempo em que recebe a visita de sua ex-namorada, trazendo consigo um garoto que ela diz ser filho de Cassandra. A partir daí, ela precisa ver um novo futuro enquanto descobre os desafios da maternidade.

Linn interpreta Pedrita, uma das melhores amigas de Cassandra. Juntas, elas vivem grandes aventuras na noite paulista - mas também possuem uma relação de irmãs, compartilhando os dramas e os desafios diários. Elas têm uma grande conexão e conversam muito sobre o dia-a-dia, amores passageiros e o próprio corpo.

Onde encontrar: Prime Video