Capa da Publicação

Killgrave – Tudo que você precisa saber sobre um dos melhores vilões da Marvel!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Surgimento

No MCU, a aparição inicial do Homem Púrpura se dá nos primeiros episódios de Jessica Jones. Ele é um vilão envolto no mistério, e logo conhecemos um pouco mais de sua personalidade com o passar da série. Nos quadrinhos, as coisas foram um pouco diferentes.

O Homem Púrpura estreou nas páginas de Daredevil #4, como vilão. Em sua primeira aparição, ele era bem ridículo e não passava a mesma sensação de perigo que passa atualmente, pela época do quadrinho (1964).

Imagem de capa do item

Quem é?

Nos quadrinhos, Homem Púrpura é a identidade de Zebediah Killgrave. Inicialmente um espião trabalhando para os soviéticos, que foi contratado para invadir uma base americana e roubar um gás neural. Na sua fuga, ele encontrou policiais, que atiraram nele e acabaram atingindo os tubos de contenção que ele carregava, de modo que ele ficou impregnado pela substância e ganhou seus poderes.

A partir daí, Killgrave adotou o codinome Homem Púrpura e passou a cometer pequenos crimes, até ser detido por alguns heróis menores e decidir que poderia ir além, conseguindo as informações que quisesse, se infiltrando em qualquer lugar, e dominando a todos que tivesse interesse.

Imagem de capa do item

Feromônios

Os poderes principais de Zebediah se resumem ao controle mental através da exalação de feromônios. Ele consegue roubar a força de vontade de uma pessoa, deixando-a suscetível às suas sugestões, através da fala e da proximidade.

O processo funciona da seguinte forma: através de suas células epiteliais, o vilão secreta feromônios que impedem a imposição da vontade própria da vítima. Dessa forma, ele, com uma sugestão verbal, pode controlar os hábitos das pessoas. Nos quadrinhos, ele já chegou a comandar cerca de 100 pessoas ao mesmo tempo.

Imagem de capa do item

Formas de burlar o controle

Os efeitos de seus poderes só funcionam sob um grupo de circunstâncias ideais. Primeiro, vale lembrar que seus poderes só funcionam enquanto ele está presente no mesmo ambiente que suas vítima. Se ele deixa o local, o efeito começa a passar lentamente. Além disso, pessoas com uma força de vontade excepcional (Demolidor, Rei do Crime) se provaram imunes aos poderes de Zebediah, enquanto outros, como Jessica Jones, tiveram de treinar essa imunidade ao longo do tempo.

Além disso, ele não consegue afetar telepatas, pessoas com fisiologia diferente (como o Magnum) ou seres mecânicos. Ele também não pode controlar ninguém através de ligação celular ou outros dispositivos de comunicação eletrônica.

Imagem de capa do item

Fator de cura

Um dos poderes secundários do Homem Púrpura é um avançado fator de cura, que faz com que ele se recupere de ferimentos e machucados em um tempo recorde, e possa sanar danos mortais em pouco tempo.

Sempre o vemos sendo espancado fortemente por algum herói, como o Luke Cage, e ele sempre se recupera com facilidade. Ele já conseguiu inclusive se recuperar após ser forçado a se jogar no caminho de um trem.

Imagem de capa do item

Aparência

A cor da pele de Zebediah foi alterada no mesmo acidente que fez ele ganhar seus poderes. Quando o gás teve contato com seu tecido epitelial, um processo mutagênico teve início, e como resultado, ele terminou tendo toda a pele toda pintada de roxo.

Porém, isso não é uma característica que se restringiu a ele...

Imagem de capa do item

"Família"

Ao longo dos anos, o Homem Púrpura manipulou e estuprou várias mulheres, que quando se libertavam do controle, sempre fugiam. Algumas dessas mulheres acabaram ficando grávidas dele, e como resultado, ele teve diversos filhos que acabaram herdando seus poderes macabros.

A mais famosa dessas crianças se tornou Persuasão, uma heroína da Tropa Alfa. Além dela, outras crianças nasceram, e Killgrave reuniu-as e formou o grupo dos Filhos Púrpuras, liderando-as e disposto a atacar o Demolidor. Ele apenas não esperava que elas fossem se voltar contra ele.

Imagem de capa do item

Equipes

Além de liderar os Filhos Púrpuras, Killgrave já foi parte de outras equipes malignas nos quadrinhos, o que é estranho considerando sua personalidade evasiva e destrutiva. A principal dessas equipes foi a Vilões de Aluguel, que servia como contraparte da equipe criada por Luke Cage e o Punho de Ferro.

Ele também já integrou a Gangue do Capuz durante O Cerco, e a equipe de fugitivos do Electro, durante o primeiro arco do primeiro volume de Novos Vingadores.

Imagem de capa do item

Relação com Jessica Jones

Sua relação com Jessica Jones nos quadrinhos é algo bem tenso, assim como na série. Ao descobrir um vilão aterrorizando um restaurante, Jessica acabou conhecendo o Homem Púrpura, que a manipulou para que ela servisse como guarda-costas.

A heroína passou oito meses sob o domínio do vilão, e era frequentemente abusada. Killgrave a fazia acreditar que ela vivia em um quadrinho, e sempre que ele pedia para que ela tirasse as roupas, fazia crer que era para seus fãs. Tudo mudou quando ele a enviou para enfrentar o Demolidor, e a heroína acabou encontrando a Feiticeira Escarlate, que junto dos Vingadores, a ajudaram a superar o controle mental.

Imagem de capa do item

Na série...

Na série Jessica Jones, muitas alterações foram feitas a respeito da história e os poderes do personagem, que é vivido por David Tennant (Doctor Who).

Aqui, seu verdadeiro nome é Kevin Thompson, um menino diagnosticado com uma condição neurológica degenerativa. Seus pais tentaram encontrar uma cura para sua doença, e ele foi medicado com soros especiais que deram seus poderes.

O controle mental se dá através de um vírus produzido por ele e dissipado no ar através de sua voz. Algumas pessoas, como Jessica Jones, desenvolveram resistência ao vírus. Ele também não possui o fator de cura dos quadrinhos.

Sua pele foi mantida na cor original. Contudo, sempre que seus poderes são usados, a cor roxa é vista em cena, através de iluminação especial. Contudo, depois que ele acha um meio de amplificar seus poderes, ao tentar usá-los em uma cena no final da temporada, vemos que suas veias do rosto ficam temporariamente púrpuras, fazendo a referência aos quadrinhos.

Ele é uma figura solitária obcecado por Jessica desde que se conheceram, tendo feito com que ela ficasse sob seu controle e cometesse crimes, além de tê-la abusado sexualmente e psicologicamente. Ele chegou a ter um filho junto com Hope Shlottam, após ter estuprado a personagem, mas a criança foi abortada.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux