8 melhores HQs da Marvel para conhecer Kate Bishop

Capa da Publicação

8 melhores HQs da Marvel para conhecer Kate Bishop

Por Gus Fiaux

Uma nova heroína está chegando ao Universo Cinematográfico da Marvel e todos nós já estamos ansiosos para conhecê-la. Kate Bishop é uma integrante dos Jovens Vingadores que assume o manto de Gaviã Arqueira, usando seu arco-e-flecha para lutar contra o crime ao lado de seus parceiros heroicos. Ela fez tanto barulho em sua estreia que chegou a ser treinada pelo próprio Clint Barton, o Gavião Arqueiro original.

Sabemos que, em breve, a personagem aparecerá em Hawkeye, a próxima série em live-action da Marvel Studios no Disney+, onde será interpretada por Hailee Steinfeld – e se você ainda não conhece muito da personagem e quer descobrir um pouco mais sobre ela, aqui selecionamos 8 HQs essenciais para conhecer mais de Kate Bishop!

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores Vol. 1

A grande estreia de Kate Bishop nos quadrinhos se deu na primeira edição de Young Avengers Vol. 1 e é uma leitura crucial para quem quer entender mais da personagem, especialmente inserida em um contexto onde ela é rodeada por outros heróis adolescentes. Aqui, vemos toda sua jornada de origem para se transformar na Gaviã Arqueira.

O mais incrível disso tudo é que o quadrinho reflete cada passo dessa evolução da personagem - tanto que ela só aceita a alcunha de Gaviã Arqueira na última edição do volume. Além dela, o quadrinho também desenvolve personagens que serão cruciais para as próximas fases do Universo Cinematográfico da Marvel, como Wiccano e Estatura.

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores Apresenta

Lançada durante o boom dos Jovens Vingadores nos quadrinhos, a HQ Young Avengers Presents é uma antologia composta por histórias separadas, cada uma focada em um dos diferentes membros da equipe. A sexta edição é inteiramente focada em Kate Bishop e temos aqui um belo lembrete de como a heroína é uma inspiração para seus amigos.

Na HQ, temos a primeira grande interação entre Kate e Clint Barton, o que acabou sendo a semente para Gavião Arqueiro Vol. 4 (mais sobre esse título daqui a pouco). É uma história bem interessante, que mostra como Kate é uma heroína original e única, apesar de estar "refém" desse legado - e ao fim, ela recebe a benção do próprio Clint para usar o manto.

Imagem de capa do item

Vingadores: A Cruzada das Crianças

Além de desenvolver mais do romance entre Wiccano e Hulkling (e assustar alguns políticos brasileiros no processo), Vingadores: A Cruzada das Crianças é o título perfeito para dar continuidade ao primeiro volume dos Jovens Vingadores, especialmente porque vemos uma nítida evolução da equipe e dos personagens que a incorporam.

Na trama, os heróis precisam lidar com o ressurgimento da Feiticeira Escarlate - e isso acaba despertando o interesse dos Vingadores e dos X-Men, especialmente após a Dinastia M. A HQ traz um ponto de vista interessante de Kate Bishop, uma vez que ela rivaliza pelo título de líder da equipe com o Patriota.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro Vol. 4

Após tudo isso, uma leitura muito indicada - especialmente para quem está interessado na série do Disney+ é Hawkeye Vol. 4, a história escrita por Matt Fraction e com artes de David Aja, publicada durante a Nova Marvel e que traz várias aventuras de Clint Barton, enquanto o herói toma Kate Bishop com sua genuína aprendiz.

A revista apresenta uma boa dinâmica entre os dois personagens e também traz inimigos bem marcantes, como o Palhaço. O terceiro arco da revista é inteiramente focado nas aventuras solo de Kate Bishop na Costa Oeste - e inclusive, aqui vemos como a heroína nutre uma relação bem caótica com a vilã Madame Máscara.

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores Vol. 2

O segundo volume de Jovens Vingadores é uma experiência como nenhuma outra. Tratando temas como crescimento, libertação e o ponto de partida da vida adulta, essa HQ se passa um pouco depois dos eventos de Gavião Arqueiro Vol. 4, mas não depende da história na cronologia, já que é bem isolada no grupo e em suas aventuras cósmicas e multiversais.

O mais interessante sobre o quadrinho é justamente como vemos esses personagens - que foram apresentados como crianças e adolescentes - estão tendo que lidar com a chegada da vida adulta - e isso se reflete na Mãe, um parasita interdimensional que só controla adultos. Kate fica com medo de ser afetada pela vilã, ao mesmo tempo em que desenvolve um romance com Noh-Varr.

Imagem de capa do item

Gerações: Gavião Arqueiro e Gaviã Arqueira

Em 2017, a Marvel Comics lançou Generations, uma série de HQs que trazia os principais heróis da editora reunidos para discutir a "passagem de manto" para uma nova geração de guerreiros. Nas histórias, víamos como era a interação entre o mestre e o aprendiz, e não foi diferente em Gerações: Gavião Arqueiro & Gaviã Arqueira.

A revista toma um ponto de vista bem diferenciado por mostrar Kate Bishop conhecendo uma versão mais "antiga" de Clint Barton, antes mesmo dele conhecê-la na cronologia oficial. É uma história simples e bem divertida, que dá muito foco no porquê amamos esses personagens, mesmo eles não possuindo poderes especiais em um mundo repleto de maravilhas.

Imagem de capa do item

Gaviã Arqueira

Após anos sendo integrante dos Jovens Vingadores ou coadjuvante na revista de Clint Barton, Kate Bishop finalmente teve a chance para provar seu valor em Gaviã Arqueira (ou Hawkeye Vol. 5). Dessa vez, ela vive suas aventuras sozinha, enquanto tenta abrir uma firma de investigação em Los Angeles.

Na história, temos o retorno da Madame Máscara como uma grande inimiga para Kate, além de algumas revelações bombásticas sobre a origem da heroína e a história complexa de sua família. Como se não fosse o bastante, a HQ conta com várias participações especiais - inclusive Jessica Jones -, tudo enquanto a heroína tenta achar sua voz no mundo.

Imagem de capa do item

Vingadores da Costa Oeste

Para encerrar, eis uma dica para quem quer conhecer um pouco mais de Kate Bishop interagindo em equipe além dos Jovens Vingadores. Após seu título solo, a heroína passou a liderar os Vingadores da Costa Oeste, uma divisão dos Heróis Mais Poderosos da Terra que atua do "outro lado" dos Estados Unidos, longe do glamour de Nova York.

A equipe traz alguns nomes já conhecidos, uma vez que trabalha mais a amizade entre Kate e America Chavez e sua relação com o Gavião Arqueiro, que aparece aqui quase como um "sábio" mentor para o grupo. Além disso, temos também o Fusão e a presença de dois aliados bem peculiares: o Kid Ômega e a Gwenpool.