John Wick: 10 curiosidades sobre a franquia de ação

Capa da Publicação

John Wick: 10 curiosidades sobre a franquia de ação

Por Dyllan Souza

A franquia John Wick tem se estabelecido com uma das melhores franquias de ação dessa década. Protagonizada por Keanu Reeves, os longas trazem um assassino de aluguel de volta a ativa depois de sua cachorrinha ser morta.

O destaque do filme vai para a qualidade de suas cenas de ação com uma história que funciona muito bem dentro da proposta de botar seu protagonista em constante perigo. Como toda franquia que se preste, John Wick tem ótimas curiosidades criativas e de bastidores. Confira-as aqui!

Imagem de capa do item

Ator mais velho

Originalmente, o roteiro do primeiro longa trazia um personagem por volta dos 60 anos de idade. Alguém que já viveu bastante e se aposentou da vida de matador de aluguel.

Porém a Thunder Road Pictures decidiu que seria melhor trazer alguém que, ainda que não seja dessa faixa de idade, tivesse experiência em filmes do tipo. Com a escolha de Keanu Reeves temos uma certa homenagem ao cinema de ação.

Imagem de capa do item

Morte da Daisy

Inicialmente os donos do estúdio não queriam que a Daisy, cachorrinha do John Wick, morresse.

Porém, os diretores do longa foram até o fim e lutaram para que isso continuasse no filme, dada a importância que a personagem e sua morte teriam para o andamento da trama.

Imagem de capa do item

Mortes

No primeiro filme da franquia John Wick é o responsável por 77 mortes, no segundo ele mata 128 pessoas, enquanto no terceiro o número chega a 164.

No total, a trilogia traz 369 mortes realizadas pelo personagem de Keanu Reeves.

Imagem de capa do item

Treino

O treino de Keanu Reeves para o papel chegava a média de 8 horas por dia - durante 4 meses! O ator passou 240 horas em treino intenso que envolvia desde de artes marciais até o uso de várias armas de fogo.

Imagem de capa do item

Espelhos

A cena em John Wick: Um Novo Dia para Matar que envolve diversos espelhos demorou meses para ser planejada.

Além disso, sua filmagem durou 5 dias, ou seja, dos 50 dias de filmagem, 10% foram dedicados apenas a essa cena.

Imagem de capa do item

Referência ao Homem-Aranha

O prédio que aparece logo depois da cena em que o personagem de Willem Dafoe carrega seu arsenal é o mesmo prédio usado para encenar o Clarim Diário no primeiro filme do Homem-Aranha, no qual o ator interpreta o vilão Duende Verde.

Imagem de capa do item

Dublês

*Keanu Reeves é bastante conhecido no mundo da ação por conta de suas habilidades de encenação de artes marciais.

O ator tem grande formação em lutas como boxe, karatê, Tai Chi Chuan, krav-magá, judô, jiu-jítsu brasileiro e muitas outras.

Sendo assim, o ator faz 90% das cenas de ação da franquia sem dublês.

Imagem de capa do item

Antigos conhecidos

O primeiro longa de John Wick é comandado pela dupla Chad Stahelski e David Leitch. Porém, Leitch não fez partes dos dois filmes seguintes.

Antes de se tornarem diretores, os dois eram conhecidos em Hollywood por seu trabalho no ramo dos dublês e, nessa época, Stahelski trabalhou com Keanu Reeves e seu dublê nas cenas de ação de Matrix.

Imagem de capa do item

Reunião de Matrix

O diretor Chad Stahleski foi o responsável pela ideia de trazer o ator Laurence Fishburne para a franquia.

Claro que o motivo não podia ser diferente, o cineasta tinha a intenção de fazer uma espécie de reunião do filme Matrix. No longa de 1999, Fishburne interpreta o Morpheus.

Imagem de capa do item

Série

O canal Starz está produzindo uma série baseada na franquia John Wick. O projeto se chamará The Continental e terá foco no hotel onde os maiores assassinos de aluguel se hospedam.