John Cena: 10 curiosidades sobre o ator e lutador

Capa da Publicação

John Cena: 10 curiosidades sobre o ator e lutador

Por Matheus Takahashi

Se você conhece a WWE sem nem mesmo acompanhar luta-livre (e entende a piada acima), isso provavelmente se deve a apenas uma pessoa, e ela se chama John Cena. Uma das personalidades mais famosas dos esportes de entretenimento, o lutador e ator tem ganhado cada vez mais espaço na mídia, principalmente com suas aparições em filmes famosos, nos últimos anos. Confira a seguir 10 fatos e curiosidades sobre um dos maiores ídolos da história da WWE, e o que o torna tão carismático e famoso para o grande público.

Imagem de capa do item

Biografia e Vida Pessoal

John Felix Anthony Cena Jr nasceu em West Newbury, em Massachusetts, em 23 de abril de 1977, e cresceu na cidade de Boston. Hoje, aos 43 anos, John é ator, lutador profissional de luta-livre, rapper e apresentador de TV.

John já esteve em dois noivados - o mais recente com outra personalidade da WWE, Nikki Bella. Porém, ambas as relações não deram certo. O ator não tem filhos, e por um motivo um tanto nobre: ele não quer ser um pai ausente, por conta de sua agenda agitada como celebridade.

Imagem de capa do item

Início na WWE

Depois de se formar em fisiologia do exercício na faculdade, John tentou seguir carreira como fisiculturista. Mais foi na luta-livre que ele encontrou seu caminho para o sucesso. Depois de passar por ligas como a UPW e a OVW, ele foi recrutado para a WWF (atual WWE), onde logo começou a ganhar destaque, em 2002.

Imagem de capa do item

Surge o Ídolo

John Cena tinha tudo para dar certo na WWE. Era jovem, talentoso, e já começou ganhando o respeito do público. Porém, seu personagem de ringue tinha algo faltando para sacramentar sua fama: personalidade.

Porém, depois que a filha do dono da franquia, Stephanie McMahon, descobriu que Cena tinha uma grande habilidade para fazer rimas de cabeça e cantar rap, ela decidiu que o lutador deveria levar isso para o ringue.

A partir daí, John começou a usar camisetas de basquete, bonés, cordões, bermudas e tênis (utilizando os últimos dois itens em suas lutas), e, a partir daí, seu personagem teve seu maior desenvolvimento, ganhando a afeição do público mais jovem.

Imagem de capa do item

Os Primeiros Títulos

O primeiro título de Cena na WWE veio em 2004, ao conquistar o título de Campeão dos EUA, tirando o cinturão de Big Show, na WrestleMania XX.

A partir daí, John conquistou vários outros títulos, e, junto do lendário Ric Flair, é o maior campeão peso-pesado de todos os tempos na WWE, com 16 títulos. Somado aos demais títulos - como campeão de duplas, campeão dos EUA e vencer o Royal Rumble -, ele tem mais 11 conquistas, sendo 9 cinturões.

Imagem de capa do item

Golpes Famosos

Cena tem dois famosos golpes de luta, que são bem peculiares e únicos de seu personagem. Um deles é o Attitude Adjustment (acima), na qual ele carrega o oponente nos ombros, e o derruba na lona em seguida.

O outro é o mais famoso, pois contém a sua provocação "You Can't See Me" (Você não pode me ver, livre tradução), que é chamado de Knuckle Shuffle. Após derrubar o rival no chão, ele provoca o oponente, acenando a mão em frente ao seu rosto, depois corre de uma corda para a outra do ringue, e, após dar uma "dancinha" ou uma "limpada" no ombro, dá um forte soco na cabeça do oponente caído.

Imagem de capa do item

Rivalidades

John Cena segue atuando na WWE, mas atualmente atua em meio-período - muito por conta de seus compromissos como ator e sua idade. Mas, em seus quase 20 anos na franquia, ele acumulou uma enorme série de rivalidades.

Um de seus rivais mais frequentes foi Randy Orton, que até hoje atua regularmente na franquia. Além dele, outros nomes como CM Punk, Edge, Triple H, Batista (sim, o Drax) e The Rock - contra quem realizou o verdadeiro duelo de gerações na WrestleMania - já estiveram na longa lista de adversários de Cena, seja em disputas de título, ou em tramas que o envolvem.

Uma Relação de Amor e Ódio

Apesar de ter tido um grande apego do público feminino e mais jovem, outra parte do público, composta majoritariamente pelos fãs mais antigos, não gostavam muito da personalidade de John Cena, que, em vários momentos, entrava no ringue sob muitas vaias.

A partir da relação de amor e ódio que surgiu no Universo WWE (como o público presente é apelidado nos eventos), metade dos fãs começavam a gritar "Let's Go Cena", e a outra metade gritava "Cena Sucks" na sequência. Isso era tão frequente que até o próprio Cena já admitiu que gostava de ouvir isso durantes as lutas, pois, segundo ele, representa a honestidade que o público tem para o show.

Imagem de capa do item

Aparições nos Cinemas

O primeiro filme de John Cena veio ainda em 2006, ao estrelar o filme The Marine, produzido pela divisão de cinema da WWE. Foi a partir desse filme, onde ele atuou como um fuzileiro naval, que o lutador passou a entrar no ringue batendo continência para o público.

Porém, foi na atual década que o ator comentou a ganhar papéis maiores em Hollywood, e, recentemente, se destacou ao protagonizar filmes como O Touro Ferdinando e Bumblebee. No futuro próximo, o ator será o vilão da próxima sequência de Velozes e Furiosos e aparecerá em O Esquadrão Suicida, em um papel ainda não revelado pelo diretor James Gunn.

Imagem de capa do item

Solidariedade

O apego de John Cena para o público infantil lhe deu um recorde mundial na fundação Make-A-Wish, uma instituição filantrópica que realiza desejos para crianças carentes e/ou doentes com problemas sérios de saúde.

Atualmente, Cena tem majs de 650 pedidos realizados, sendo a celebridade que mais atendeu pedidos na instituição. Em várias entrevistas Cena disse que o carinho que recebe do público infantil o motiva para seguir com seus trabalhos.

Música-Tema

Como todo superastro, John Cena também tem sua própria música-tema, que toca sempre que ele entra no ringue. A canção, chamada The Time Is Now, composta e performada pelo próprio John Cena com o rapper Tha Trademarc, pode ser conferida acima.

Apesar de não ser sua primeira música-tema na franquia, a música foi a que mais se popularizou, tanto dentro quanto fora do público-alvo da WWE, e é um pequeno exemplo de como John Cena se tornou uma personalidade tão grande quanto a franquia que o alavancou ao sucesso, o que também é prova de seu grande carisma e carinho que tem para com seus fãs.