10 jogos simples que fizeram muito sucesso

Capa da Publicação

10 jogos simples que fizeram muito sucesso

Por Raphael Martins

Se engana quem pensa que para um jogo ser bom, ele precisa ter gráficos de última geração. E está mais errado ainda quem acha que joguinhos “casuais” não vendem bem. A realidade não poderia ser mais diferente: alguns dos games mais vendidos de todos os tempos são tão simples que poderiam ser rodados em celulares ultrapassados.

Nessa lista, você vai conhecer ou relembrar alguns games que, apesar da premissa, gráficos e jogabilidade super humildes, fizeram um barulho enorme ao redor do mundo e gravaram seu nome na indústria para sempre. Simbora!

Imagem de capa do item

Fruit Ninja

Este aqui é um jogo que teve a sorte de ser feito na época certa e para a plataforma certa, no caso, celulares e tablets .se aproveitando da então pouco usada função touch screen. A premissa é muito simples: use deu dedo como uma espada e corte frutinhas na tela, evitando as bombas.

Para vocês terem uma ideia do tamanho do sucesso, em 2012 o game ultrapassou a casa dos 300 milhões de downloads. Um a cada três iPhones tinham o jogo instalado!

Imagem de capa do item

Super Meat Boy

Neste game indie no melhor estilo plataforma, os jogadores controlavam um pedacinho de carne e precisavam passar por fases tão difíceis que beiravam o impossível, tudo para resgatar a namorada. Gráficos retrô, trama retrô, sucesso total.

Nos primeiros dois meses depois do lançamento, o game já havia vendido 140 mil cópias, isso só no Xbox 360. Em 2012, alcançou a marca de um milhão de vendas. Nada mal para um joguinho feito em Flash, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Flappy Bird

Flappy Bird foi outro fenômeno que tomou conta da rede em pouquíssimo tempo. A jogabilidade não poderia ser mais simples: toque na tela para que seu passarinho continue no ar enquanto evita os canos que aparecem pelo caminho.

Parece fácil? Pois não aposte: o game pode ser incrivelmente irritante, e é exatamente por isso que todos continuavam jogando. Menos de um ano depois, mais de 50 milhões de pessoas já haviam baixado o jogo, que ganhou várias versões diferentes pela internet afora.

Imagem de capa do item

Plants vs Zombies

Neste game, o jogador controlava vários tipos de plantinhas, cada uma com habilidades diferentes, que deveriam ser colocadas de forma estratégica em um jardim. O objetivo era proteger uma casa da invasão de zumbis hilários.

O game teve 25 milhões de downloads eu sem auge, mas deu tão certo que virou uma franquia super bem-sucedida. A sequência, por exemplo, foi baixada por mais de 100 milhões de pessoas, e outros games continuaram a ser feitos, como o FPS Plants vs. Zombies Garden Warfare.

Imagem de capa do item

Angry Birds

Aqui está outra grande franquia que teve um começo bem modesto. Apesar da simplicidade técnica, o jogo de atirar pássaros em porquinhos e suas estruturas tomou o mundo de assalto em 2011, acumulando quinhentos milhões de downloads!

A partir daí, incontáveis sequências foram feitas, algumas até temáticas, como é o caso de Angry Birds Star Wars. Também rendeu dois filmes para o cinema! É mole ou quer mais?

Imagem de capa do item

Undertale

Feito inteiramente por uma única pessoa, o desenvolvedor independente Toby Fox, Undertale se transformou em um verdadeiro fenômeno cultural, que continua forte até hoje.

O RPG de gráficos simplíssimos conquistava pelos rumos inesperados que a história tomava e por seus personagens super carismáticos, como o esqueleto Sans. A trilha sonora, também composta por Toby Fox, era outro destaque do game. O ápice do reconhecimento veio em Super Smash Bros Ultimate, que adicionou uma skin de Sans em uma atualização posterior.

Imagem de capa do item

Minecraft

Este aqui foi outro sucesso tão estrondoso que até mudou a indústria como um todo. Criado por Markus “Notch” Persson e desenvolvido por um punhado de programadores jovens na então minúscula desenvolvedora Mojang, ele apresentava uma premissa ambiciosa: em um mundo aberto gerado de forma randômica, crie tudo o que você imaginar usando bloquinhos virtuais.

Em fevereiro de 2017, Minecraft se tornou o segundo jogo mais vendido de todos os tempos, com 121 milhões de cópias vendidas em várias plataformas. Mas a coroação veio mesmo quando a Microsoft comprou os direitos do game por módicos $2,5 bilhões.

Hoje, Notch hoje vive em uma mansão com 8 quartos em Berverly Hills. Achei que vocês gostariam de saber.

Imagem de capa do item

Fall Guys

Enfim chegamos na sensação do momento: Fall Guys, jogo desenvolvido pela independente Mediatonic. Entender o sucesso por trás desse título não é difícil e pode ser facilmente compreendido em uma equação simples: bonecos fofos + vários amigos + armadilhas impossíveis = zoeira sem fim.

Basicamente, você mais um grupo de amigos controlam bonecos gordinhos e fofinhos, com o objetivo de cruzar a linha de chegada. No caminho, vários obstáculos criativos feitos com o único intuito de eliminar o máximo de competidores possível, no melhor estilo "Olimpíadas do Faustão".

Até agosto deste ano, o game já havia vendido 7 milhões de cópias só na Steam, e no PlayStation 4 ele já é o jogo mais baixado da história da PS Plus. E ao que tudo indica, esse é apenas o começo!

Imagem de capa do item

Among Us

Ao lado de Fall Guys, este é outro game que está tomando a internet de assalto, gerando memes à rodo e um engajamento enorme em todas as redes sociais.

Apesar dos gráficos simples, aqui a coisa é mais complexa: você e seus amigos precisam manter sua nave funcionando ao mesmo tempo em que devem descobrir o impostor ou impostores escondidos na sua equipe, que estão matando à todos um por um.

As partidas quase sempre são hilárias, e quanto mais competitiva for a pessoa, maior a chance de você ter uma partida incrível... ou de perder amizades. Afinal, a parte mais importante do jogo é quando você precisa acusar alguém de ser o impostor, o que passa por uma votação e pode acabar resultando na morte de um inocente. Tem gente que se ofende de verdade e sai do jogo xingando todo mundo!

Imagem de capa do item

Tetris

E o primeiro lugar dessa lista vai para o "jogo simples" mais celebrado e lembrado de todos os tempos: Tetris, criado pelo programador russo Alexey Pajitnov ainda nos anos 80.

O jogo dispensa qualquer tipo de apresentação, então não vou perder tempo explicando como ele funciona. O que vocês precisam saber é que esse joguinho foi convertido para mais de 65 plataformas ao longo dos anos, ajudando inclusive a transformar o Game Boy e um sucesso de vendas.

Tido como um dos maiores e mais desafiadores jogos de todos os tempos, Tetris já vendeu mais de 370 milhões de cópias, ganhou incontáveis clones e segue fazendo sucesso até hoje. O mais novo jogo da série Tetris Effect, também anda fazendo bonito nas vendas.

Tetris transcendeu os games e influenciou a arte, a arquitetura, a música e até o cosplay, sendo também usado como objeto de vários estudos científicos sobre o cérebro humano. Falando assim, dá até vontade de jogar uma partidinha, né não?