Jogos de PSP: Os 10 melhores para jogar hoje

Capa da Publicação

Jogos de PSP: Os 10 melhores para jogar hoje

Por Arthur Eloi

Depois da Sony se provar com dois excelentes consoles, a empresa japonesa mostrou que podia bater de frente com a Nintendo até no mercado dos portáteis, com o excelente PSP. O poderoso portátil conquistava pelos gráficos equiparáveis ao PS2, que foram muito bem aproveitados por uma biblioteca repleta de jogos memoráveis e criativos.

Quer conhecer mais sobre os jogos de PSP? Separamos 10 clássicos abaixo – e você pode jogar a maioria deles nas plataformas modernas!

Imagem de capa do item

Metal Gear Solid: Peace Walker

Uma das principais franquias do PlayStation não poderia ficar de fora do PSP, e Metal Gear Solid: Peace Walker testou todos os limites do console portátil ao criar uma experiência de ação e espionagem que não só era autêntica aos games principais, como também continuava diretamente a trama do excelente Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Não pense que é só um derivado barato, e sim um jogo essencial da franquia!

Peace Walker foi lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e PS Vita como parte da Metal Gear Solid HD Collection. Os jogadores de Xbox conseguem curtir o game no One e no Series X | S através da retrocompatibilidade.

Imagem de capa do item

Final Fantasy Type-0

Quando se fala em jogos que desafiaram os limites do PSP, é impossível não citar a franquia Final Fantasy, que fez sua casa no portátil. Final Fantasy Type-0 é parte essencial do universo de FF13 e FF15, e coloca o jogador no controle de 14 personagens jogáveis em combates em tempo real.

Final Fantasy Type-0 foi relançado em 2015 para Xbox One, PlayStation 4 e PC com uma remasterização em HD.

Imagem de capa do item

Grand Theft Auto: Liberty City Stories

A Rockstar também brincou com o PSP, e decidiu criar versões exclusivas de sua gigantesca franquia Grand Theft Auto para o console. Grand Theft Auto: Liberty City Stories é um prequel do premiado GTA 3, e acompanha a jornada de um mafioso tentando crescer no mundo do crime de Liberty City, a Nova York desse universo.

Liberty City Stories mais tarde foi portado para o PS2, mas antes disso se tornou o game mais vendido da história do PSP, com 8 milhões de unidades vendidas. Hoje em dia, é possível jogá-lo no Android e no iOS.

Imagem de capa do item

Crisis Core: Final Fantasy VII

Final Fantasy VII foi um sucesso tão gigantesco que a Square Enix passou bons anos explorando o universo do game. Um dos melhores exemplos é, sem dúvidas, Crisis Core: Final Fantasy VII, que serve como um prequel ao clássico do PS1. O jogo acompanha a perspectiva de um SOLDIER que acaba se envolvendo no meio de uma guerra entre corporações.

Por enquanto, a única forma de jogar Crisis Core é no PSP (ou emulação), mas o game ganhará uma remasterização em breve para PC, Nintendo Switch e os consoles Xbox e PlayStation. Pela primeira prévia, tudo está tão bonito que vale até jogar o original antes só para ver o tamanho das mudanças do novo.

Imagem de capa do item

God of War: Chains of Olympus e God of War: Ghost of Sparta

Desenvolver algo com qualidade de console para um portátil de hardware inferior é um desafio enorme, mas a Ready at Dawn fez parecer fácil quando desenvolveu dois excelentes God of War para o portátil. Os jogos seguem o mesmo estilo dos clássicos de PS2, com ação frenética e um Kratos raivoso, e não deixa a desejar em mecânicas, trama e nem gráficos.

Os jogos se tornaram alguns dos mais bem avaliados do PSP, e mais tarde foram portados para o PlayStation 3 e PS Vita com uma remasterização em HD.

Imagem de capa do item

Persona 3 Portable

Hoje em dia, Persona se tornou praticamente uma franquia blockbuster, conhecida por seus jogos expansivos e estilosos. Lá no PSP, porém, foi o port de Persona 3 que ajudou a franquia a se transformar em um clássico cult. Com uma trama marcada por temas sombrios de luto e morte, o game é perfeito para o portátil com seus combates por turno, missões secundárias para desenvolver afinidades com outros personagens e, claro, excelente trilha sonora.

Por enquanto, Persona 3 só pode ser jogado no PSP ou no PS2, mas uma versão de Switch, PC, PlayStation e Xbox já foi anunciada para 2023. O game, inclusive, estará no catálogo do Xbox Game Pass quando for lançado para as plataformas da Microsoft.

Imagem de capa do item

Patapon

Igualmente fofo e desafiador, a trilogia Patapon pode enganar quem vê de primeira, mas são facilmente alguns dos melhores jogos do PSP. Com um exército de pequenas criaturas marchando, é preciso resolver puzzles e combates sem perder o ritmo. Se você já jogou, pode ter certeza que as músicas estão na sua cabeça até hoje.

O primeiro game da trilogia, lançado no PSP em 2008, ganhou remasterização em 4K para PlayStation 4 em agosto de 2017.

Imagem de capa do item

Lumines: Puzzle Fusion

Falando em puzzles que enganam, é fácil desmerecer Lumines por seu visual aparentemente simples. O game, na real, é um espetáculo de cores e sons, altamente viciante, que é um dos jogos mais bem avaliados e mais vendidos de toda a história do PSP, com suas mecânicas que dão um twist musical à jogabilidade típica de Tetris.

O game original foi lançado em 2005 no PSP, e depois ganhou versão de PC em 2007. Melhor ainda, uma remasterização foi lançada em 2018 para PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch.

Imagem de capa do item

Tekken 5: Dark Resurrection

Jogos de luta são um gênero que funciona com perfeição no portátil, e Tekken 5: Dark Resurrection prova isso com maestria. Port do game de PS2, a versão de PSP trouxe uma das versões mais divertidas da excelente franquia de porradaria com um monte de conteúdo adicional e gráficos e desempenho impressionantes para o pequeno portátil.

O jogo se tornou um sucesso tão grande no PSP que, mais tarde, foi portado como download digital para o PlayStation 3.

Imagem de capa do item

Syphon Filter: Dark Mirror

Fazer jogos de ação para o PSP era um desafio imenso. Não só a capacidade reduzida do hardware era um problema, como também a falta de um segundo analógico provava ser um desafio que pedia por soluções criativas. Assim, é admirável que a Bend Studios (Days Gone) tenha criado um excelente game de tiro em terceira pessoa, com toques de espionagem e uma versão portátil párea com a de PS2.

Dentre os muitos títulos da lista, esse é um que infelizmente só pode ser jogado via emulação - ou pelo menos por enquanto, visto que em 2022 houve registro do game (e outros títulos da franquia) para PS4 e PS5.

Claro que 10 itens é muito pouco para a excelência da biblioteca do PSP. Qual o seu jogo favorito do portátil? Deixe nos comentários abaixo!