10 jogos de luta recentes que todo fã do gênero deveria jogar

Capa da Publicação

10 jogos de luta recentes que todo fã do gênero deveria jogar

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Jogos de luta, apesar de não terem grandes vendas como FPS e outros gêneros, ainda chamam muita atenção. Seja por pelo modo história cinematográfico popularizados pela NetherRealm em Mortal Kombat 9, ou por trazer uma experiência divertida para uma reunião de amigos, o gênero agrada a um público variado.

Nesta lista você confere 10 jogos de luta recentes que todo fã do gênero deveria dar uma chance, seja você um jogador mais competitivo ou casual.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat 11

A franquia Mortal Kombat ressurgiu com a nona edição do jogo lançado pela NetherRealm, que apresentava um modo história onde o jogador na maior parte do tempo só assistia a narrativa avançar, e em alguns momentos tomava controle do personagem em lutas. Nesse modo cada capítulo tinha um personagem em destaque e diferente do modo arcade não apresentava um final para cada um. A pegada cinematográfica fez um grande sucesso, a ponto de outros jogos adotarem a ideia.

Muitos anos depois em 2020 a NetherRealm lança Mortal Kombat 11 encerrando a trilogia iniciada em 2011, começando exatamente ao final do jogo anterior com Raiden matando Shinnok e sendo corrompido. A história lida com viagem no tempo e mostra alguns encontros como a Sonya do passado vendo sua filha Cassie Cage.

Além da história o jogo traz um sistema de combate um pouco mais simples que a versão anterior, e um sistema de barras novo, onde cada jogador tem duas barras ofensivas e duas defensivas. A de ataque serve para amplificar os golpes especiais, enquanto as de defesa servem para quebrar o combo do inimigo, ou rolar para longe após ser jogado no chão. Devido à sua simplicidade, o jogo é uma ótima opção para quem quer começar a jogar jogos de luta um pouco mais a sério.

Imagem de capa do item

The King of Fighters XV

Desde o seu auge no final dos anos 90 e início dos anos 2000 a franquia The King of Fighters tem tentado atrair novos jogadores com seus lançamentos, mas sem muito sucesso. Agora em 2022 um novo jogo da franquia foi lançado, prometendo consertar muitos dos problemas do título anterior, que foi duramente criticado.

No décimo quinto jogo da franquia a desenvolvedora SNK entregou um combate com tudo que define a franquia, como o MAX Mode, e algumas novidades como o Shatter Strike, um golpe poderoso que pode absorver um ataque inimigo, e se utilizado no momento certo pode abrir espaço para muitos combos. Assim como os King of Fighters anteriores, ele é bem complicado para jogadores iniciantes em jogos de luta, e também não apresenta muito conteúdo para jogadores casuais.

Imagem de capa do item

Super Smash Bros. Ultimate

Super Smash Bros. Ultimate foi lançado em 2018 e traz a versão definitiva do jogo de luta da Nintendo. O jogo foi responsável por criar o estilo de jogo onde o jogador precisa derrubar o adversário para fora do cenário ao invés de reduzir sua vida à zero. Além disso, os comandos simples de ataques e golpes especiais o tornam um ótimo jogo para quem não gosta de aprender combos complexos e gigantes.

O jogo traz o maior elenco de personagens de todos os jogos dessa lista com 89 lutadores que envolvem todas as franquias queridas da Nintendo e também de várias outras dos videogames, como Street Fighter, Castlevania, Final Fantasy entre vários outros. Para quem não curte jogar online, o jogo ainda tem um modo história gigantesco e modos de jogos diferentes, como o cada um por si para até 8 jogadores simultâneos.

Imagem de capa do item

Street Fighter V

Street Fighter V é a adição da franquia mais recente até agora, lançada em 2016. Seu lançamento foi conturbado e muito criticado com diversos problemas como poucos personagens e sobre ter um foco muito grande no competitivo, sem apresentar modos de jogo esperados como Arcade, modo história e outros para serem jogados por apenas um jogador.

Com mais de 5 anos de atualização a Capcom conseguiu resolver a maior parte dos problemas, com uma grande variedade de personagens, novos sistemas e novos golpes para os personagens, e um modo história cinematográfico similar ao de Mortal Kombat, tornando o jogo uma ótima experiência para quem quer adentrar no universo de Street Fighter.

Imagem de capa do item

Skullgirls 2nd Encore

Skullgirls é um jogo de luta indie que foi lançado inicialmente em 2012, e em 2015 recebeu uma grande atualização chamada de 2nd Encore, mas seu destaque mesmo só chegou por volta de 2020 durante a pandemia. Enquanto muitos jogos de luta grandes apresentavam uma conexão online deprimente, Skullgirls oferece uma das melhores experiências em termos de conexão, sendo capaz de fazer batalhas entre jogadores de países diferentes ficarem estáveis.

O jogo traz personagens originais e tem um sistema de batalha diferente onde cada jogador pode escolher jogar com 1, 2 ou 3 personagens, quanto mais personagens menos vida cada um tem. Para jogadores mais experientes em jogos de luta, o game é um deleite com uma variedade imensa de estratégias e combos se comparado à jogos mais complexos como Blazblue. Para os iniciantes, o tutorial é extremamente detalhado ensinando desde os comandos mais simples, até os mais complexos.

Imagem de capa do item

Tekken 7

Tekken 7 foi lançado inicialmente só para Arcades em 2015, e teve sua versão de consoles e PC lançada alguns anos depois em 2017. Ele é o único jogo da franquia lançado para a geração do PS4 e Xbox One e também traz um modo história cinematográfico, explorando mais uma vez os conflitos entre Heihachi, Kazuya e Jin.

O combate 3D do jogo foi aprimorado com o passar dos anos, com novas funcionalidades e novos golpes para os personagens com cada atualização grande lançada, mas seu grande destaque são os crossovers. Em Tekken 7 é possível jogar com Akuma de Street Fighter, Geese Howard de The King of Fighters, Noctis de Final Fantasy XV e Negan de The Walking Dead. No caso dos personagens que vieram de outros jogos de luta, eles mantiveram as características do jogo que vieram, como as barras de especial de Akuma, e a possibilidade de utilizar o Max Mode com Geese.

Imagem de capa do item

Power Rangers: Battle For the Grid

Power Rangers: Battle For The Grid foi lançado em 2019, e em seu ano de lançamento não chamou muita atenção com um combate meio desengonçado e com falta de dublagem. Um ano depois ele recebeu uma grande atualização que adicionou novos Rangers e melhorou seus aspectos mais problemáticos.

O jogo foi desenvolvido pela nWay e trazia alguns jogadores profissionais de jogos de luta para o projeto para tentar criar um combate fácil de começar e difícil de se aprimorar. Com isso os golpes especiais são feitos com um botão (similar ao Smash Bros), e os combos também podem ser feitos utilizando um só botão -- assim, resta ao jogador combinar tudo para vencer seus inimigos. Além disso, ele tem um modo história que adapta as HQs Mighty Morphin Power Rangers: Shattered Grid.

Imagem de capa do item

Them Fighting Herds

Them Fightin' Herds foi lançado em 2020 e pode chamar a atenção por ter personagens bem parecidos com os pôneis de My Little Pony. Essa similaridade existe porque os designs dos animais do jogo foram feitos por Lauren Faust, que foi responsável pelo desenho My Little Pony: Friendship Is Magic.

O jogo traz 7 animaizinhos jogáveis, cada um bem distinto dos outros e com seu próprio estilo de combate, seja focado em fazer combos com golpes corpo a corpo, ou à distância arremessando projéteis. Para os jogadores mais casuais ele ainda apresenta um modo história com elementos de RPG onde o jogador pode explorar diversos locais diferentes e enfrentar chefes em batalhas eletrizantes.

Imagem de capa do item

MultiVersus

MultiVersus, lançado este ano, segue a mesma linha de jogos de luta como Smash Bros, onde o jogador precisa expulsar o seu oponente do cenário. Aqui, ao invés de termos os personagens queridos da Nintendo, podemos jogar com heróis e vilões de diversas franquias da Warner, seja em animação como Finn e Jake de Hora de Aventura, da DC com Arlequina e Batman ou até mesmo de filmes com Gizmo de Gremlins.

Mas além do elenco, o grande diferencial é em seu foco 2x2 onde seus personagens são divididos em classes diferentes, cada um com uma função -- assassinos focados em arremessar seus inimigos para longe com facilidade, pugilistas com facilidade em fazer combos ou suportes que focam em auxiliar seu companheiro. Atualmente, o jogo apresenta 5 classes e 22 personagens. A desenvolvedora Players First Games pretende manter atualizações periódicas com pelo menos 2 personagens novos por mês.

Imagem de capa do item

Guilty Gear Strive

A franquia Guilty Gear é conhecida por ser bem difícil de aprender, como a maior parte dos jogos da Arc System Works, e também por sua trilha sonora marcante e suas referências a estrelas do rock, como um personagem chamado de Axl Low, bem parecido com Axl Rose do Guns n’ Roses. Em Strive, jogo lançado em 2021, a desenvolvedora busca trazer o game para um público novo, simplificando um pouco seu combate mas mantendo tudo o que torna a franquia única.

As lutas em Guilty Gear Strive não são muito longas, já que os combos do jogo são devastadores, o que faz com que os jogadores precisem pensar mais antes de começar uma investida, e reduz a dificuldade de aprender, já que combos simples também causam um estrago. Outro ponto que chama muita atenção é sua arte, fazendo com que ele seja o jogo de luta mais bonito atualmente. Infelizmente Strive não tem um modo história muito interessante, sendo somente um pequeno filme que o jogador pode assistir a qualquer momento.