Hobie Brown: Origem, Poderes e tudo sobre o Punk-Aranha de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Capa da Publicação

Hobie Brown: Origem, Poderes e tudo sobre o Punk-Aranha de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Por Junno Sena

Não é novidade que Hobie Brown, o Spider-Punk, roubou a cena em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Com voz de Daniel Kaluuya, conhecido por Corra! e Pantera Negra, o personagem lembrou o público do que é ter um herói contra o sistema. 

Mas, mais do que confrontar figuras de autoridade, um belo visual e muita ironia, Hobie tem muito o que contar. Oriundo de um universo tomado por um regime totalitário, o personagem tem uma longa história nos quadrinhos. Nessa lista, separamos tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Criado por Dan Slott e Olivier Coipel, Spider-Punk (Punk-Aranha na tradução oficial da Panini) apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em novembro de 2014, na edição The Amazing Spider-Man #10 (O Espetacular Homem-Aranha). A mesma fazia parte do arco Aranhaverso, onde reunia diferentes Aranhas do Multiverso contra a ameaça dos Herdeiros, um clã de caçadores que se alimentam da força vital de Totens, seres que conectam os reinos animal e humano.

A princípio, o Punk-Aranha seria chamado de Spider-UK, porém, Slott descartou a ideia, uma vez que, para o escritor, seu design era “todo punk”. Mesmo seu visual indo contra um “Homem-Aranha Britânico”, Slott gostou tanto da arte de Coipel que o manteve no Aranhaverso, mas sob o nome de Spider-Punk.

Imagem de capa do item

Origem

Assim como os demais Aranhas, a história de Hobie começa após ser mordido por uma aranha radioativa. Mas, diferente de seus sósias do multiverso que precisam enfrentar versões alternativas do Doutor Octopus, Duende Verde e Kraven, Hobie luta contra um sistema opressor. Isso porque a Terra-318 se trata de um mundo controlado por um regime totalitário americano.

Para lutar contra esse regime e seu líder tirânico, o Presidente Norman Osborn, Hobie utiliza do punk rock e de seus poderes de Homem-Aranha. Na luta contra Osborn e seu exército de policiais simbiontes, Hobie não apenas reuniu uma série de rebeldes sob o nome de Exército Aranha, como utilizou sua guitarra como principal arma. Com sua música, ele foi capaz de afastar os simbiontes e, com sua guitarra, decapitou o Presidente Osborn.

Imagem de capa do item

O Aranhaverso

Após os eventos que marcaram sua origem, Hobie precisou se reunir com outro exército de Aranhas, mas desta vez do multiverso. No arco escrito por Dan Slott, diversas versões do Homem-Aranha precisaram enfrentar os Herdeiros. A escolha para Hobie se juntar a equipe veio do Homem-Aranha Superior, pelo simples motivo do Punk-Aranha ser “raivoso, imprevisível e um agitador”.

Imagem de capa do item

A Spider-Band

Quando retornou para sua terra, Hobie percebeu que ainda precisava de uma equipe para fazer parte. Foi então que a volta da cabeça de Osborn o fez reunir uma série de variantes do universo Marvel, entre elas o Capitão Anarquia (Karl Morningdew), Hulk (Robbie Banner), RiotHeart (Riri Williams), Kamala Khan e o Demolidor Baterista de Philly (Mattea Murdock).

Sob o nome de Spider-Band (Banda-Aranha em tradução literal), eles foram responsáveis por derrotar Osborn, a Onda de Aniquilação, a Igreja da Verdade Universal e, até mesmo, uma versão de Kang do futuro.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Os poderes de Hobie não são muito diferentes dos do Peter Parker da Terra-616. Além de atirar teias, o Punk-Aranha é capaz de escalar paredes, possui o famoso Sentido Aranha, além de reflexos e força aprimorados. O que se destaca na história de Hobie é sua guitarra, objeto que foi imprescindível para a derrocada de vários vilões.

Já em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, sua relação com a música foi adaptada para um novo poder: bioeletricidade. Assim como o Miles Morales, Hobie é capaz de gerar e manipular energia, podendo descarregá-la através da palma de suas mãos.

Imagem de capa do item

As adaptações do Spider-Punk

Alguns podem achar que a versão de Hobie Brown em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso foi a primeira a chegar em outra mídia além dos quadrinhos, mas não é bem assim. O personagem, assim como outros Aranhas, já deu as caras em Ultimate Homem-Aranha no episódio 19 da quarta temporada, O Retorno ao Aranhaverso Parte 4.

Já no mundo dos games, o uniforme de Hobie apareceu algumas vezes, como no jogo do Homem-Aranha para PlayStation. Também já esteve presente em jogos para celular como Spider-Man Unlimited e Marvel Strike Force.

Imagem de capa do item

Quem é o Spider-Punk no Aranhaverso?

Interpretado por Daniel Kaluuya em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Hobie Brown é o membro da Sociedade Aranha, equipe formada por Miguel O’Hara. Porém, Hobie mostra desde o início que não possui grande apreço por equipes ou figuras de autoridade.

Além de seus poderes de bioeletricidade, o que chama atenção nessa versão é sua animação. A equipe criativa utilizou a estética de zinesrevistas independentes e não profissionais — e pôsteres clássicos do punk rock. Outro destaque foi a taxa de quadros utilizada para a animação do personagem, consistindo em cada parte do corpo se movendo em um tempo diferente, tornando sua movimentação única.

Imagem de capa do item

Onde ler os quadrinhos do Spider-Punk?

Pelo Punk-Aranha ser um personagem recente da Marvel, encontrar quadrinhos solo do personagem não é uma tarefa fácil. Atualmente, Hobie possui duas séries. A primeira se chama Homem-Aranha: Aranhagedom, publicada no Brasil pela Panini, onde temos o primeiro encontro do herói com o Capitão Anarquia e o Hulk de Robbie Banner.

Já a outra série possui cinco edições e foi compilada em um único livro chamado de Punk-Aranha. O mesmo segue Hobie, a formação da Banda-Aranha e algumas de suas principais aventuras.

Para ir além da Terra-318, você pode encontrar o personagem em algumas edições de Aranhaverso, arco também publicado pela Panini.