Por que esse nome? 10 histórias por trás dos nomes de bandas famosas

Capa da Publicação

Por que esse nome? 10 histórias por trás dos nomes de bandas famosas

Por Jaqueline Sousa

No universo da música, o nome de uma banda pode ser determinante para a maneira como ela se posiciona na indústria. Muitos títulos, como The Beatles, The Rolling Stones e ABBA, apenas para citar alguns, são tão icônicos que é difícil não reconhecê-los imediatamente, mesmo que você nunca tenha escutado algo do grupo. Mas você já parou para pensar no que existe por trás de nomes de bandas famosas?

Nesta lista, selecionamos 10 histórias sobre títulos de grupos musicais populares que você provavelmente não conhecia!

Imagem de capa do item

Daft Punk

Formada em 1993, a dupla francesa chamada Daft Punk é um dos grupos musicais mais influentes do house music e do gênero eletrônico. Mesmo com o fim do duo, em 2021, o conceituado álbum Random Access Memories, lançado em 2013, segue como um dos discos mais importantes da história da música, mas você conhece o que está por trás do nome da banda?

O nome Daft Punk vem de uma reportagem depreciativa da revista Melody Maker sobre o duo, que descrevia a música Cindy So Loud, lançada no início da carreira da dupla francesa (que usava o nome Darlin’ naquela época), como “daft punky trash” (“um lixo de punks idiotas”, em tradução livre). Assim, eles gostaram tanto do termo que acabaram mudando o nome da banda para Daft Punk logo depois.

Imagem de capa do item

30 Seconds to Mars

Toda banda tem uma história por trás de seu nome, e com o 30 Seconds to Mars, grupo de rock composto pelos irmãos Jared e Shannon Leto, não é diferente. No caso do grupo conhecido por canções como The Kill e Closer to the Edge, a ideia para o título veio a partir da tese de um antigo professor de Harvard que sugeria que a espécie humana está a 30 segundos de Marte no que diz respeito ao crescimento exponencial da tecnologia.

Imagem de capa do item

Fall Out Boy

A história por trás do nome da banda Fall Out Boy é bastante peculiar porque o título vem diretamente da popular série animada Os Simpsons. A sugestão foi feita por um fã em um dos primeiros shows da banda, enquanto Pete Wentz e Patrick Stump, os fundadores do grupo, lutavam para encontrar um nome legal para a banda.

Quando eles ouviram da plateia a ideia para Fall Out Boy tudo se encaixou. A figura é um personagem de Os Simpsons (em português, o nome é Caidaço Boy) que servia como parceiro do super-herói Homem Radioativo.

Imagem de capa do item

Weezer

A banda Weezer foi uma grande expoente do cenário alternativo, conquistando uma legião de fãs desajustados ao redor do mundo. Mas você sabia que o nome do grupo vem de um apelido da infância do vocalista Rivers Cuomo?

Weezer nada mais era do que a maneira como Cuomo era conhecido na época da escola. O apelido surgiu porque o artista tinha asma quando era criança, o que levou seus “colegas” a criarem um “novo nome” para ele. A título de curiosidade, em português, weezer pode ser traduzido como chorão.

Imagem de capa do item

The Velvet Underground

Uma das bandas mais importantes e influentes da história da música, o The Velvet Underground também tem uma história curiosa por trás de seu nome. A ideia para o título veio através de um estudo publicado em 1963 pelo jornalista Michael Leigh que analisava a contracultura sexual.

O nome do artigo era justamente The Velvet Underground, e ele chegou até as mãos de John Cale, um dos fundadores da banda, por meio de um amigo. Os integrantes da banda gostaram tanto do título que decidiram usá-lo como nome da banda.

Imagem de capa do item

System of a Down

O System of a Down é uma das bandas mais populares do cenário metaleiro, mas você sabia que o nome do grupo foi inspirado em um poema escrito pelo guitarrista Daron Malakian? Intitulado Victim of a Down, o poema foi apresentado por Daron a seus colegas de banda, que decidiram adotá-lo como nome do grupo com a troca de Victim por System, pois achavam que esta última era uma palavra mais forte para gerar impacto.

Imagem de capa do item

Coldplay

Outra banda cujo nome também recebeu inspiração do universo literário foi o Coldplay. No caso da banda liderada por Chris Martin, o nome vem de uma antologia de poemas para crianças chamada Child’s Reflections: Cold Play.

Uma história curiosa por trás do nome, além de sua inspiração, é que, antes de se chamar Coldplay, a banda de Chris Martin era chamada de Starfish. A mudança ocorreu depois que um amigo do vocalista, cujo grupo musical cunhou o nome Coldplay originalmente, decidiu acabar com a banda. Assim, Martin trocou o nome Starfish pelo qual eles ficaram mundialmente conhecidos.

Imagem de capa do item

Avenged Sevenfold

O Avenged Sevenfold buscou inspiração na bíblia para criar o nome da icônica banda de heavy metal. O título vem de uma passagem sobre a história dos irmãos Caim e Abel que consta no livro de Gênesis, no Velho Testamento, onde Deus diz que Caim deveria ser vingado sete vezes, caso ele fosse assassinado pelo que aconteceu com Abel.

O nome da banda vem justamente do vingado sete vezes, que em inglês nada mais é do que “avenged sevenfold”.

Imagem de capa do item

Bring Me the Horizon

Não é só você que usa a ficção como inspiração para nomes: a banda Bring Me The Horizon também recorreu ao universo ficcional para criar o título do grupo. O nome vem diretamente de uma fala do personagem Jack Sparrow da franquia Piratas do Caribe, no filme A Maldição do Pérola Negra (2003), quando ele diz “bring me that horizon” (me traga aquele horizonte, em tradução livre).

Imagem de capa do item

My Chemical Romance

O universo literário também serviu de inspiração para o My Chemical Romance, a banda queridinha dos emos. A ideia para o nome surgiu depois que o baixista Mikey Way, que trabalhava em uma livraria, viu um livro intitulado Ecstasy: Three Tale of Chemical Romance. O pessoal gostou tanto do Chemical Romance que decidiu abraçá-lo como nome oficial do grupo.