Capa da Publicação

10 heróis sem poderes mais fortes da Marvel

Por Gus Fiaux

O universo de heróis da Marvel Comics é muito vasto e cheio de possibilidades. Aqui, você pode ter poderes que vieram do espaço, habilidades mutantes escritas no seu DNA, a magia mais poderosa do universo na ponta dos seus dedos… mas você também pode não ter nenhuma habilidade especial e ainda assim ser um super-herói!

Não é novidade, a editora adora trabalhar os mais variados personagens com grande potencial, mesmo aqueles que não possuem nenhum tipo de dom sobre-humano. Até mesmo os zé-ninguém tem espaço nos Vingadores e nos vários grupos heroicos. Aqui, listamos os 10 heróis sem poderes mais fortes da Marvel Comics!

Para esta lista, no entanto, consideramos heróis e anti-heróis que possuem habilidades atléticas ou experiência com vários tipos de armas — além disso, também temos personagens que trajam roupas ou armaduras especiais. Por fim, nós também levamos em conta alguns personagens que possuem variantes do soro do super-soldado, desde que suas habilidades não sejam conquistadas apenas através disso.

Imagem de capa do item

Ka-Zar

Um dos heróis mais antigos da Marvel, mas infelizmente desconhecido de boa parte do público, Ka-Zar é, na verdade, Kevin Plunder. Nascido em uma família nobre da Inglaterra, ele acabou se perdendo quando criança no coração da Terra Selvagem, uma ilha esquecida pelo tempo e habitada por dinossauros e seres fantásticos.

Criado por um tigre dentes-de-sabre chamado Zabu, com quem ele desenvolveu um forte laço, Ka-Zar nunca teve poderes especiais (ao menos, na maior parte de suas histórias). Ele é um homem atlético, que fez da natureza o local ideal para treinar táticas de sobrevivência. Entre suas armas de preferência, não falta uma faca e o arco-e-flecha.

Imagem de capa do item

Elektra

Uma personagem com a moralidade bem ambígua, a bela e letal Elektra é a clássica femme fatale das HQs. No entanto, sua história passou por muitos percalços desde que foi criada - ela morreu e ressuscitou diversas vezes, e atualmente adotou o manto de seu namorado, tornando-se a Demolidora.

Na grande parte de suas histórias, Elektra é apenas uma ninja com exímio treinamento em diversos tipos de artes marciais, além de um grande domínio do sai, sua arma favorita. Em algumas tramas, ela recebe dons especiais do Tentáculo, a organização de ninjas que venera um ser demoníaco, mas ela nunca precisou desses poderes para provar sua letalidade!

Imagem de capa do item

Harpia

Bobbi Morse começou sua carreira no mundo dos heróis como agente da S.H.I.E.L.D., treinada em várias formas de combate. Aos poucos, ela foi subindo nos ranques da agência, tornando-se uma grande lutadora e uma espiã ainda mais eficiente. Adotando o codinome Harpia, ela é uma das melhores agentes especiais da Marvel.

Bobbi passou boa parte da sua vida sem nenhum tipo de poder ou melhoria genética. Na verdade, ela se tornou bem conhecida por seu estilo de combate, que envolve o uso de bastões. Ela também tem um PhD em biologia, o que a torna uma das maiores conhecedoras desse campo no universo da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Justiceiro

Após testemunhar o assassinato de sua esposa e filhos para criminosos, Frank Castle deixou fluir o lado mais brutal e violento de sua alma, tornando-se o Justiceiro. Armado até os dentes, ele encontra bandidos em seus covis e os faz pagar com a vida, enquanto é malvisto pela própria comunidade heroica.

Veterano dos fuzileiros navais, o Justiceiro possui um vasto conhecimento de armas de fogo e equipamento bélico - e faz de tudo para ter um arsenal gigantesco. Ainda que caminhe mais como um anti-herói do que como um herói propriamente dito, ele já ajudou diversos seres sobre-humanos a solucionar crimes, como o Homem-Aranha e o Demolidor.

Imagem de capa do item

Gaviã Arqueira

Quando os Vingadores debandaram por conflitos internos, uma nova geração de heróis surgiu para assumir o lugar da equipe. Entre os Jovens Vingadores, um nome sempre se destacou - o de Kate Bishop, que mesmo sem ter nenhum tipo de dom especial, se aventurava para resolver crimes e se arriscava para salvar seus amigos.

Kate teve aulas de defesa pessoal desde pequena, quando teve que lidar com um trauma. Desde então, ela se tornou uma grande especialista no uso do arco-e-flecha. Depois, ela ainda recebeu treinamento de grandes heróis como o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra, sem contar que é uma excelente detetive particular e já ajudou a própria Jessica Jones a resolver alguns casos.

Imagem de capa do item

Máquina de Combate

Fale o que quiser de Jim Rhodes, mas ele não é só o "amigo do Homem de Ferro que ganhou uma armadura de presente". Na verdade, o herói que conhecemos como Máquina de Combate é um valoroso guerreiro, que inclusive já assumiu o manto de Vingador Dourado quando seu melhor amigo estava passando por problemas severos relacionados ao alcoolismo.

Ainda que sua armadura tenha sido criada originalmente por Tony Stark, Rhodes aprendeu a usá-la de uma forma que só ele poderia. Um verdadeiro tanque de guerra, ele possui todo tipo de armas à sua disposição, desde canhões com projéteis explosivos a metralhadoras giratórias arrasadoras.

Imagem de capa do item

Soldado Invernal

Diferente de sua contraparte cinematográfica, que ganhou uma versão soviética do soro do super-soldado, o Bucky Barnes dos quadrinhos nunca teve acesso a isso. Todas as suas habilidades foram fruto de anos de treinamento, seja quando ainda era um jovem aliado do Capitão América ou uma arma sob o controle dos russos.

A única coisa "especial" sobre o Soldado Invernal é o seu braço mecânico - mas mesmo isso não tira o peso de suas conquistas, que envolvem um dos estilos de combate mais letais dos quadrinhos, além dos dons de espionagem e uso de armas de fogo. Não é à toa que, há alguns anos, ele próprio se tornou o Capitão América -- e não tinha nenhum poder especial enquanto enfrentava seus vilões.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Clint Barton pode ser visto com desprezo por quem não o conhece, já que é apenas um homem comum que usa um arco-e-flecha. Porém, ele não é um dos membros mais valorosos dos Vingadores à toa, uma vez que sua força de vontade o faz ser um herói completo, mesmo sem nenhum tipo de superpoder.

Todas as habilidades que Clint aprendeu ao longo dos anos vieram de sua experiência no circo, para onde ele fugiu junto de seu irmão. Lá, ele aprendeu não apenas a manejar arco-e-flecha, mas também espadas e lutar no combate corpo-a-corpo. Assim, o Gavião Arqueiro é um dos maiores combatentes dos quadrinhos, tendo já dado trabalho para o Hulk e o Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Natalia Romanova teve uma infância bem difícil, já que desde cedo foi treinada pela Sala Vermelha para ser a assassina perfeita. Como uma Viúva Negra, ela virou o pesadelo dos Estados Unidos, até que passou por sua própria jornada de redenção e começou a lutar ao lado dos heróis que um dia jurou destruir.

Nos quadrinhos, a Viúva Negra possui uma variante do soro do super-soldado, mas os únicos "poderes" que isso lhe conferiu foram uma maior longevidade e resistência. De resto, ela nunca precisou disso, sempre foi certeira no combate corpo-a-corpo e no uso de armas de fogo e táticas de espionagem. Não é pra menos que ela é uma das Vingadoras mais queridas dos fãs da Marvel.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Um dos heróis mais populares da Marvel, Tony Stark tem, antes de qualquer coisa, um dos intelectos mais geniais dos quadrinhos. Porém, ele teve que superar sua arrogância para finalmente se transformar em um grande líder, usando seu conhecimento para criar uma armadura e se tornar o poderoso Homem de Ferro.

Acontece que, desde sua criação, Tony já desenvolveu bem mais do que apenas uma armadura. Ele é um gênio tecnológico que usa e abusa do poder mais "realista" das HQs da Casa das Ideias: o dinheiro. Com isso, ele é capaz não apenas de financiar suas próprias empreitadas, mas também oferecer recursos para os Vingadores e suas várias outras equipes heroicas.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux