12 heróis que já “se demitiram” dos Vingadores

Capa da Publicação

12 heróis que já “se demitiram” dos Vingadores

Por Gus Fiaux

Criados em 1963 por Stan Lee Jack Kirby, os Vingadores logo se tornaram uma das principais equipes heroicas da Marvel Comics, reunindo vigilantes e heróis com origens e histórias completamente distintas, unidos para deter as ameaças que eles não conseguem enfrentar sozinhos. Assim, nasceram os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Entrar para os Vingadores soa como um sonho para vários heróis da Casa das Ideias. É a comprovação final de que seus anos de esforço heroico deram resultado – porém, não é de hoje que alguns heróis acabam deixando a equipe, seja por discussões ideológicas ou até por problemas pessoais. Aqui, reunimos 12 heróis que “se demitiram” dos Vingadores!

Imagem de capa do item

Hulk

Um dos membros mais importante da formação original dos Vingadores, Bruce Banner e seu alter ego monstruoso sempre foram incompreendidos dentro da comunidade heroica. Devido à falta de controle do Hulk, ele chegou a integrar a equipe em sua primeira missão, por um completo acaso do destino.

Porém, pouco tempo depois, já na segunda missão da equipe, o Gigante Esmeralda deixou a equipe (para a segurança de seus colegas), mas devido a uma série de infortúnios, se tornou um inimigo dos Vingadores por um breve tempo, aliando-se ao - também vilão na época - Namor, o Príncipe Submarino.

Imagem de capa do item

Thor

Um membro essencial dos Vingadores desde sua formação, Thor foi em parte "responsável" pela fundação do grupo, já que foi seu meio-irmão adotivo o primeiro vilão da equipe. Porém, ainda que seja um super-herói e se preocupe imensamente com a Terra, Thor tem um lar em Asgard e toda uma vida por lá.

Tendo dito isso, o herói já deixou os Vingadores diversas vezes, sempre dando um tempo da equipe sem necessariamente abandoná-la. Porém, sua primeira e mais impactante saída da equipe se deu com a entrada da segunda formação de Vingadores, estrelada pelo Capitão América, Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Assim como o Thor, o Homem de Ferro - que foi um dos fundadores da equipe - também deixou seu posto vago para abrir espaço para a segunda formação de Vingadores - ainda que tivesse se mostrado disponível para qualquer necessidade. Contudo, essa foi apenas uma das muitas "demissões" de Tony Stark.

Por mais que sempre se mantivesse como aliado e financiador da equipe, o Homem de Ferro já deixou os Vingadores para viver suas próprias aventuras, ou então quando perdeu tudo que tinha para o alcoolismo e teve de passar a armadura para James Rhodes. Um exemplo recente é a saga EIXO, em que Tony se tornou vilão e deixou a equipe para viver uma vida de luxúria.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga (Hank Pym)

Hank Pym é um caso curioso. Um dos membros originais da equipe nos quadrinhos, ele sempre foi jogado de lado por diversas polêmicas, e por já ter se tornado um "vilão" na forma do Jaqueta Amarela. Por conta disso tudo, ele nunca se viu bem como super-herói, e chegou a deixar os Vingadores de lado diversas vezes.

Sua persona científica sempre falou bem mais alto e fez com que ele tivesse vários conflitos internos a respeito de qual era seu papel no grupo. Após criar Ultron e agredir sua esposa, a Vespa, ele foi expulso da equipe e, quando foi readmitido, anos depois, passou um breve tempo e saiu de novo, sabendo que seu gênio científico é mais importante para ele que o heroísmo.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

A Viúva Negra é um caso à parte, já que, quando ela se demitiu do grupo, sequer fazia parte dele - ao menos, não oficialmente. Originalmente uma vilã a serviço da KGB, ela acabou recrutando o Gavião Arqueiro em suas várias missões secretas, e eventualmente ele acabou cansando da vida de vilão e se tornou um herói, juntando-se à segunda formação dos Vingadores.

Nesse período, Natasha Romanov passou a agir como aliada da equipe, sobretudo em missões que demandavam de espionagem. Eventualmente, ela foi chamada para compor o grupo, após participar de uma missão ao lado de seus amigos - mas acabou recusando a proposta, por não se sentir como uma heroína completa. Claro que, anos depois, isso acabou mudando.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel (Carol Danvers)

Carol Danvers foi protagonista de uma das histórias mais chocantes das HQs, ao se ver controlada mentalmente por um homem chamado Marcus, que a sequestrou para outra dimensão, a violentou e a forçou a dar luz ao seu filho. Mas, para seu horror, ela descobriu que esse bebê era ninguém menos que o próprio Marcus. E o pior: tudo isso aconteceu embaixo do nariz dos Vingadores, que acharam toda a história de amor normal, sem se dar conta de uma possível manipulação mental em jogo.

Ao retornar para a Terra e lidar com o choque desses acontecimentos, Carol teve um grande momento de desabafo com toda a equipe, deixando claro o quanto se sentia vulnerável e destruída, e o quanto estava decepcionada com seus colegas por não fazerem nada. Isso fez com que ela deixasse a equipe por um tempo e fosse ter aventuras com os X-Men no espaço.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Sempre essencial para a equipe, Wanda Maximoff entrou na segunda formação e se tornou possivelmente o membro mais poderoso dos Vingadores em menos de cinco décadas. Seus poderes tornaram-se tão potentes que, ao se apaixonar pelo Visão, a heroína conseguiu "criar" filhos a partir de construtos mágicos.

Porém, quando ela perdeu seus filhos, passou por um terrível processo de depressão, que resultou em uma das piores fases dos Vingadores - A Queda -, onde ela teve um colapso e acabou com a equipe (obviamente abandonando o grupo também). Porém, uma década depois, quando retornou e passou a reparar seus erros, Wanda foi readmitida na equipe mas também preferiu deixar o grupo para poder reencontrar seu caminho e lidar com seu passado.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Quando Jessica Jones foi apresentada para o público, em Alias, o escritor Brian Michael Bendis fez questão de inserir a personagem dentro da história do Universo Marvel. Ela conhecia os Vingadores desde o início, e inclusive chegou a fazer parte da equipe, adotando para si o codinome Jewel (ou Joia, em tradução livre).

Mas então veio o Homem Púrpura e todo o caso de abuso físico e mental com a heroína, o que a fez desistir da vida heroica e se tornar uma detetive particular. Após enfrentar seus demônios, ela chegou a ser convidada para voltar aos Vingadores e aceitou o convite. Porém, quando sua afiliação pôs em risco a vida de sua filha com Luke Cage, ela não pensou duas vezes em se retirar da equipe.

Imagem de capa do item

Capitão América

Apesar de não fazer parte da formação original, o Capitão América definiu o conceito dos Vingadores quando entrou para a equipe e trouxe novos membros. Seus ideais e sua honra sempre foram motivadores para vários heróis no Universo Marvel. Por conta disso, vê-lo deixando o grupo sempre foi algo chocante.

E o momento mais impactante disso, foi na Guerra Civil, quando, ao ver que sua ideologia se desencontrava com a do Homem de Ferro, precisou abandonar a equipe e formar sua própria célula clandestina, já que todos os heróis que se recusaram a apoiar a Lei do Registro, assim como ele, eram perseguidos e vistos como criminosos.

Imagem de capa do item

Tempestade

Ainda que seja bem mais conhecida por fazer parte dos X-Men desde a segunda formação da equipe, a Tempestade já se aventurou por diversos cantos do Universo Marvel, inclusive integrando os Vingadores por um curto período de tempo. A heroína se juntou à equipe durante a Era Heroica - um momento brilhante e esperançoso para os heróis da Casa das Ideias.

No entanto, ela viu suas alianças sendo postas à prova com Vingadores vs. X-Men. Durante a saga, ela foi confrontada pelos Heróis Mais Poderosos da Terra, que exigiram seu comprometimento na luta com os mutantes. Sem querer deixar sua família para trás, ela abandonou os Vingadores, mesmo não concordando com Ciclope e o Quinteto Fênix.

Imagem de capa do item

"Homem-Aranha"

Otto Octavius sempre foi um dos mais fervorosos inimigos do Homem-Aranha. Contudo, quando ele trocou de corpo com Peter Parker, suas atitudes mudaram, beneficiando e atrapalhando o Amigão da Vizinhança de maneiras diferentes. Foi nesse período que o herói assumiu o título de Homem-Aranha Superior, tornando-se muito mais violento e agressivo.

Por conta dessas novas atitudes suspeitas, ele foi colocado contra a parede pelos Vingadores, chegando a combater os membros da equipe fisicamente. Considerando todos os heróis "criaturas inferiores" a ele, o vilão no corpo do herói resolveu deixar a equipe... ainda que já tivesse sido demitido antes.

Imagem de capa do item

Campeões

Após as Guerras Secretas, os Vingadores se tornaram um espaço de convivência entre o clássico e o moderno, com a geração de heróis adultos e três jovens superpoderosos - a Ms. Marvel (Kamala Khan), o Homem-Aranha (Miles Morales) e o Nova (Sam Alexander). Juntos, os três logo se tornaram membros valorosos para a equipe.

Contudo, devido aos eventos de Guerra Civil II, os jovens heróis acabaram se decepcionando com seus mentores, e por conta disso, deixaram a equipe e formaram seu próprio grupo de combatentes do crime, os Campeões, que receberam também como membros Viv, a Filha do Visão, o jovem Ciclope e o Hulk Amadeus Cho.