10 heróis que já mataram nas HQs

Capa da Publicação

10 heróis que já mataram nas HQs

Por Gus Fiaux

Quando falamos dos grandes super-heróis da Marvel e da DC Comics, logo nos vêm à mente os grandes bastiões da justiça e da verdade, que fazem de tudo para salvar vidas e impedir super-vilões de realizarem grandes catástrofes.

E por mais que isso seja verdade na maior parte dos casos, também temos heróis que passaram dos limites. São heróis que nunca imaginaríamos manchando as mãos de sangue – e em alguns casos, sangue inocente ainda por cima.

Aqui, listamos 10 super-heróis das HQs que já mataram a sangue frio – sejam personagens que perderam o controle de seus poderes e atacaram seus aliados ou até mesmo heróis que precisaram recorrer ao assassinato para impedir seus inimigos.

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Hulk

Que o Hulk é um monstro capaz de cometer atos terríveis, isso não é segredo para ninguém. O Gigante Esmeralda já foi responsável por muita devastação e destruição, a ponto de ter sido enviado para outro planeta apenas para não causar mais catástrofes na Terra, no arco Planeta Hulk.

Porém, o que muitos não sabem é que, muito antes dessa persona surgir, Bruce Banner já era um assassino. O cientista passou sua infância sendo agredido pelo pai, Brian Banner. Certa vez, Brian tentou atacar seu filho na frente do túmulo de sua esposa e Bruce revidou, rachando a cabeça do pai na lápide.

Imagem de capa do item

Dr. Manhattan

No universo de Watchmen, vemos personagens que são, antes de tudo, moralmente ambíguos - e isso inclui o próprio Dr. Manhattan, um ser semi-onipotente capaz de realizar atos milagrosos. Durante toda a série, vemos como ele usa seus poderes a serviço do governo americano, dizimando soldados na Guerra do Vietnã.

Porém, um ato realmente frio e calculista do "herói" se dá ao fim da graphic novel. Depois que os outros vigilantes descobrem o plano do Ozymandias, o Dr. Manhattan é visto pulverizando o Rorschach para que ele não revelasse a verdade ao mundo, o que geraria um caos ainda maior.

Imagem de capa do item

Ciclope

Não faria o menor sentido, para esta lista, elencar personagens como o Wolverine ou o Justiceiro (que são assassinos natos). Porém, é bem desolador ver um herói que sempre teve fama de escoteiro cedendo aos impulsos mais sombrios. Pois bem, isso aconteceu com o Ciclope em Vingadores vs. X-Men.

Na saga, o maior pupilo dos Filhos do Átomo acaba se voltando contra seu mestre, Charles Xavier, matando-o em meio a um grande conflito com os Vingadores. Na época, Scott Summers estava possuído pela poderosa Força Fênix - mas ainda assim, foi uma cena trágica e que mostrou como Ciclope se tornou um líder radical.

Imagem de capa do item

Batman

Mesmo que seja considerado o Cavaleiro das Trevas, o Batman é uma figura bem benevolente nas HQs, conhecido por sua regra de não matar vilões ou inimigos - porém, nem sempre isso acontece. O herói já foi retratado matando bandidos em universos alternativos e sagas da linha Elseworlds.

Mas no universo padrão da DC Comics, ele também já foi visto exterminando diversos inimigos - e um caso bem peculiar disso envolve o assassino KGBesta. No arco As 10 Noites da Besta, Batman prende o vilão em um esgoto, deixando-o para morrer sem água e sem comida. O assassino acaba escapando, mas isso prova que o Batman está disposto a cruzar todos os limites.

Imagem de capa do item

Demolidor

No lado da Marvel, o Demolidor pode até assustar com seu traje de demônio e sua postura sombria. Ainda assim, o Homem Sem Medo é uma figura benevolente que está sempre tentando fazer o certo a qualquer custo. Isso, no entanto, não acontece na saga Terra das Sombras.

No arco, Matt Murdock acaba sucumbindo ao poder do Tentáculo e da Besta-Fera (o demônio adorado pelo culto de ninjas). Ele se torna um assassino calculista e sanguinário, matando o Mercenário da mesma forma que o vilão havia assassinado a Elektra há vários anos.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Uma guerreira milenar e sempre ávida para o combate, a Mulher-Maravilha tem uma postura bem mais agressiva que seus colegas da Liga da Justiça, o que significa que ela vez ou outra compreende que matar é a única opção. Isso acontece, por exemplo, no prelúdio para a saga Crise Infinita.

No arco, o vilão Maxwell Lord decide mostrar ao mundo como os heróis são ruins, manipulando mentalmente o Superman para causar atos terríveis. Sem ter escolha, Diana Prince decide encerrar essa questão, quebrando o pescoço de Lord em rede nacional, livrando o Homem de Aço do controle mental do vilão e salvando incontáveis vidas.

Imagem de capa do item

Capitão América

O Capitão América sempre é visto como um grande e belo ícone moral para os heróis da Marvel Comics. Um veterano da Segunda Guerra Mundial, ele é sempre visto como o maior "escoteiro" da Casa das Ideias, disposto a ajudar a todos e sempre comprometido com a verdade, a justiça e o jeito americano de viver.

O que muitos não percebem é que Steve Rogers não têm uma regra de "não matar". Na realidade, o herói já foi visto incontáveis vezes eliminando inimigos, ainda mais no período da guerra - o que faz todo o sentido, já que ele estava caçando e enfrentando vilões nazistas e soldados aliados ao exército de Hitler.

Imagem de capa do item

Superman

Já quando falamos no Superman, temos de fato um grande escoteiro para a DC Comics - um herói puro e cheio de esperança, que representa o que pode haver de melhor na humanidade. Alguns roteiristas e cineastas tentam subverter o personagem, transformando-o em um assassino, mas essa não é sua natureza.

Ainda assim, o personagem tem lá seus momentos de descontrole nas HQs. Um bom exemplo disso está no universo alternativo de Injustice, onde ele acaba atravessando o peito do Coringa com suas próprias mãos ao descobrir que o Príncipe Palhaço do Crime tinha matado Lois Lane.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Wanda Maximoff talvez seja uma das heroínas mais poderosas do Universo Marvel. Contudo, na editora, mais poder significa mais problemas.

A Feiticeira Escarlate sempre foi retratada como uma mulher com vários distúrbios psicológicos, como depressão. E tudo isso chega ao ápice em Vingadores: A Queda.

No arco, ela descobre que os Vingadores - sua família - estiveram mentindo e alterando sua mente em relação à morte de seus filhos. Completamente ensandecida, ela acaba se voltando contra a equipe, assassinando vários membros - como o Gavião Arqueiro, o Visão e o Homem-Formiga (Scott Lang).

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

Por falar em heróis que perderam o controle, jamais poderemos esquecer de Hal Jordan, o primeiro Lanterna Verde terráqueo. Embora seja um herói extremamente justo e honrado, Jordan já teve sua fase sombria nas HQs, logo quando assumiu o manto de Parallax, tornando-se um grande vilão.

Possuído pela energia do medo que dá poderes à Tropa Sinestro, Jordan acabou enfrentando vários colegas da Tropa dos Lanternas Verdes, matando diversos heróis e exterminando alguns dos Guardiões de Oa. Essa fase foi bem importante na história do personagem, mostrando sua completa queda e loucura.