10 Heróis que já lutaram contra o nazismo

Capa da Publicação

10 Heróis que já lutaram contra o nazismo

Por Chris Rantin

Ainda que atualmente muita gente torça o nariz para discussões políticas presentes nos quadrinhos, as HQs sempre foram politizadas. Diversas vezes, as histórias serviam para estimular a população sobre quais valores deveriam ser seguidos, e mostrar quem eram os inimigos que deveriam ser combatidos.

Assim, Hitler e sua corja nazista apareceu diversas vezes nas HQs, sendo combatidos – e humilhados – pelos heróis. Confira nossa lista com 10 heróis que já enfrentaram o nazismo.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Um dos maiores símbolos de justiça, verdade e igualdade da DC Comics, a Mulher-Maravilha já enfrentou nazistas diversas vezes e nas mais variadas mídias. Na série clássica de 1976, a heroína vivida por Lynda Carter já enfrentava nazistas.

Nos quadrinhos, a amazona já enfrentou os nazistas em diversas realidades alternativas, como podemos ver em Terra-Um, com seu embate contra Fausta no volume 2 da HQ escrita por Grant Morrison; Ou na terra alternativa Skartaris, vista na edição 184 da revista solo escrita por Phil Jimenez, onde a heroína lutou ao lado de sua mãe contra nazistas que ameaçavam destruir o mundo.

Na cronologia oficial da DC, a heroína também enfrentou os vilões diversas vezes, sendo um desses exemplos a sua luta contra o Capitão Nazi na edição 15 da sua revista solo, assinada por Gail Simone.

Imagem de capa do item

Capitão América

Quando falamos de heróis contra o nazismo, imediatamente pensamos no Capitão América. isso porque o Vingador é conhecido por ter o Caveira Vermelha, grande líder nazista da HIDRA, como principal inimigo.

Steve Rogers já enfrentou o nazismo diversas vezes, seja atacando as fileiras do Caveira Vermelha, os capangas da HIDRA ou comandando as forças americanas contra o regime fascista.

A imagem mais icônica do personagem, no entanto, é quando o Capitão América é visto socando Hitler na cara, conforme visto na capa de Captain America Comics #1 de Joe Simon e Jack Kirby, estimulando os leitores americanos a se posicionarem contra o nazismo.

Imagem de capa do item

Superman

Só de analisarmos o que o Superman representa já fica claro que ele é a antítese do nazismo. Sendo um símbolo de esperança, igualdade e fraternidade, Clark também já enfrentou os fascistas inúmeras vezes nos quadrinhos.

Após os Estados Unidos declararem guerra contra os nazistas, os quadrinhos foram inundados com os vilões que seguiam Hitler, sendo combatidos com severidade pelos heróis da DC Comics.

A capa de Superman #17, de Jerry Siegel e Joe Shuster, por exemplo, mostra o Homem de Aço segurando Hitler e o General Hideki, o primeiro ministro do Japão pelo colarinho. A partir disso, diversas edições mostraram o herói combatendo soldados nazistas, Hitler e seus aliados, sempre levando a melhor nesses confrontos.

Mas o combate contra essas forças não ficou apenas no passado. Recentemente, em Superman Smashes the Klan, história de Gene Luen Yang publicada em 2019, vimos o herói enfrentando os supremacistas brancos da Ku Klux Klan, socando nazistas e derrotando fascistas.

Imagem de capa do item

Magneto

Por muito tempo, Magneto foi um dos grandes vilões dos X-Men, por não compartilhar a visão pacifista de Xavier e acreditar que a humanidade precisava ser derrotada para que parasse de perseguir mutantes. Sua história de origem é diretamente conectada ao nazismo, uma vez que ele cresceu em um dos campos de concentração e viu toda sua família ser morta ali. Há muito anos, no entanto, Magneto se tornou um dos maiores aliados dos X-Men, assumindo uma postura mais heroica.

Após os eventos de Vingadores vs X-Men, em Fabulosos Vingadores #25 de Rick Remender e Daniel Acuña, o Mestre do Magnetismo é confrontado pelo Caveira Vermelha, que havia conquistado alguns poderes mentais. Ao descobrir que o vilão criou um campo de concentração para mutantes, Magneto, decide combater o nazista sem utilizar seus poderes. Dizendo que o vilão morreria de forma pura, Magneto desfere uma série de socos contra o Caveira Vermelha, antes de esmagar sua cabeça com um tijolo.

Imagem de capa do item

Batman

Completando a Trindade da DC Comics, Batman é outro herói que já enfrentou o nazismo. Além de brincar de tiro ao alvo com os nazistas - junto do Superman e Robin - em Action Comics #9, o herói já utilizou uma suástica para bater nos vilões.

Em “Suástica na Casa Branca”, história presente em Batman #14 de Don Cameron, Batman e Robin precisam enfrentar os nazistas que se infiltraram no governo americano. Os dois são pegos em uma armadilha, mas utilizando a sua engenhosidade - e a própria suástica do grupo como uma arma - eles conseguem prender todos os bandidos.

Na Terra-2, conforme visto em DC Special #29, de Paul Levitz, Joe Staton e Bob Layton, descobrimos que o Batman foi o grande fundador da Sociedade da Justiça, tendo como primeira missão impedir a invasão dos nazistas. Tudo culmina em uma luta dos heróis contra Hitler, que possui a Lança do Destino e ameaça reescrever a história. Felizmente, apesar das dificuldades, Batman e seus amigos conseguem vencer e estabelecer a Sociedade da Justiça.

Imagem de capa do item

As Tartarugas Ninja

Não foi só a DC Comics e Marvel que combateram o nazismo, As Tartarugas Ninja, da Archie Comics, também entraram nessa luta. Na edição 64 de Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures, feita por Chris allan, Leonardo, Donatello e Raphael usam um aparelho para voltar no tempo.

Chegando na Segunda Guerra Mundial, eles encontram Hitler, que criou um grande robô que está destruindo tudo. As tartarugas seguem em uma missão lutando contra um bando de nazistas, Hitler e sua versão robótica. É ai que temos a icônica cena de Raphael dando um belo soco na cara do nazista, nocauteando o crápula.

Imagem de capa do item

Hellboy

Se você se lembra do filme estrelado por Ron Perlman, você sabe que o Hellboy foi invocado por nazistas que queriam trazer o fim do mundo. Nos quadrinhos isso é melhor explorado, uma vez que o demônio - que é criado pelo Professor Trevor Bruttenholm, longe das garras dos nazistas - enfrenta vários inimigos desse regime.

Uma das histórias mais interessantes desse conflito acontece em Batman/Hellboy/Starman #1 de James Robinson e Mike Mignola, onde um crossover que une os três heróis para bater em nazista. Na HQ, uma organização neonazista tenta invocar uma divindade na Amazônia, e acaba sequestrando o Starman original em Gotham City. Isso faz com que Hellboy, Batman e o novo Starman se unam para pôr um fim nos planos dos vilões.

Imagem de capa do item

Miss América Chavez

Logo na primeira edição de America #1 de Gabby Rivera e Joe Quinones, a heroína Miss América Chavez acaba no passado, dando de cara com Hitler e o Capitão América. Antes que o herói pudesse agir - repetindo a icônica imagem que conhecemos -, América avança e soca o nazista na cara.

Após isso, Peggy Carter aponta que, ainda que socar nazistas seja importante, o gesto da heroína impediu que eles conseguissem as informações necessárias para desmantelar essa ditadura fascista. Peggy explica, no entanto, que se ela auxiliar o Capitão América e seu grupo, América vai ter muitos nazistas para socar.

Imagem de capa do item

Meia-Noite

Conhecido por sua violência, o Meia-Noite também já enfrentou o nazismo em suas histórias. Logo na primeira edição da sua HQ solo, de Garth Ennis e Chris Sprouse, vemos o anti-herói em uma caçada temporal para matar Hitler.

Ameaçado com uma bomba, Meia-Noite é obrigado a voltar no tempo e assassinar o nazista quando ele ainda era um soldado, impedindo que ele ascenda ao poder e estabeleça seu regime no mundo. O anti-herói é impedido de concluir sua missão pela força policial que o persegue, mas consegue dar um belo chute entre as pernas do nazista, antes de ser obrigado a fugir.

Imagem de capa do item

Tocha-Humana Original

Como sabemos, o Tocha-Humana do Quarteto Fantástico não é o primeiro herói a assumir essa alcunha. Em 1939, a Timely Comics, o nome da Marvel na época, tinha Jim Hammond, um androide capaz de voar e ficar em chamas.

Em 1990, anos após ter Johnny Storm como o Tocha-Humana, a editora lançou a história “A Saga do Tocha-Humana Original”, de Roy Thomas e Rich Buckler, que na segunda edição mostrou o herói lutando contra os nazistas. Jim derrotou o Barão Sangue, Caveira Vermelha e até mesmo o Thor, que durante a Segunda Guerra Mundial havia sido enganado para lutar pelos nazistas.

Recebendo ordens de capturar Hitler vivo, o Tocha-Humana invade o esconderijo do nazista instantes antes do crápula se suicidar, mas acaba sendo obrigado a queimar o líder nazista vivo, uma vez que o vilão tentou escapar.

Imagem de capa do item

Menção Honrosa: Todas as heroínas da DC Comics

Na realidade alternativa que vemos em Bombshells, todas as heroínas - e anti-heroínas - da DC Comics formam uma frente contra o nazismo e fascismo. As mulheres combinam seus poderes e habilidades para derrotar os vilões, enquanto lidam com seus próprios dramas e jornadas pessoais, que por vezes são bem diferentes das histórias que conhecemos no universo tradicional da DC.

Mulher-Maravilha, Mera, Hera Venenosa, Arlequina, Supergirl, Grande Barda, Mulher-Gato, Zatanna, Batwoman e tantas outras se unem em uma história bastante interessante, usando trajes baseados no estilo pin-up, e socando nazistas.

Imagem de capa do item

Bônus:

Diversos outros heróis já lutaram contra o nazismo. Shazam teve grandes batalhas contra o Capitão Nazi; o Átomo já chutou Hitler na cara; O Capitão América Isiah Bradley (que lutou quando Steve Rogers estava congelado) também enfrentou nazistas; Besouro Azul, Besouro Verde, Bucky e Asa Noturna também tiveram suas lutas contra os vilões.

Além disso temos os Combatentes da Liberdade, na Terra X da DC Comics, que enfrentam as versões nazistas dos principais personagens da editora. Algo que vimos no crossover Crise na Terra X, com os heróis do Arrowverso.

Mas até mesmo o Coringa, um dos vilões mais insanos dos quadrinhos, se posicionou contra o nazismo. No crossover Batman e Capitão América de John Byrne, o Príncipe Palhaço do Crime se alia ao Caveira Vermelha para enfrentar os vilões, mas ao descobrir que seu parceiro era um nazista, ele o ataca.