Capa da Publicação

Harry Potter – Tudo que você precisa saber sobre a Sonserina!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Etimologia

Sonserina (do original, Slytherin) é uma palavra criada já para mostrar a natureza errante e não-confiável de seus membros. Sly significa algo como traiçoeiro, e isso foi adaptado na tradução, com Sonso.

Além disso, vale ressaltar que o nome de seu fundador, Salazar Slytherin foi inspirado por um famoso ditador português.

Imagem de capa do item

Símbolo

A Sonserina é representada por uma grande cobra, o que faz todo sentido se lembrarmos que o fundador da casa criou um Basilisco na Câmara Secreta. Além disso, vem de uma tradição frequente dos membros da casa, como seu fundador e Tom Riddle, a ofidioglossia, ou seja, a habilidade de se comunicar com cobras.

As cores da casa são verde e prateado, e isso tem a ver com o fato dela representar o elemento da água, seja dos rios e lagos onde vivem as cobras ou dos dias chuvosos.

Imagem de capa do item

Características dos Sonserinos

Os Sonserinos são lembrados por uma série de qualidades peculiares. Delas, podemos citar como principais a ambição, destreza, astúcia e por uma forte capacidade de liderança. Além disso, Sonserinos tendem a ser tradicionalistas ao extremo.

Além disso, conforme dito por Dumbledore, Salazar Slytherin valorizava em seus estudantes, qualidades como inteligência, desenvoltura, determinação e um certo "desprezo pelas regras."

Imagem de capa do item

Fundador

Salazar Sonserina (ou Salazar Slytherin) era um bruxo puro-sangue, co-fundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Era reconhecido como um dos melhores amigos de Godric Gryffindor, até que seus ideais a respeito de aceitar apenas alunos puro-sangue foram de encontro com os outros fundadores, de modo que ele deixou a escola, mas não antes de criar uma câmara secreta com um monstro que pudesse limpar a escola de todos aqueles que não tinha sangue "puro".

Ele era extremamente talentoso e astucioso, com grandes habilidades em Legilimência - a habilidade de "ler" mentes -, além de ser um dos primeiros ofidioglotas de que se tem notícia.

Imagem de capa do item

Objeto de valor

O Objeto de Valor de Salazar era seu famoso medalhão, que chegou a passar de geração em geração para os descendentes de bruxo, até chegar nas mãos de Marvolo Gaunt. Sua filha, Mérope, roubou o medalhão e o vendeu para um contrabandista, e desde então, o objeto circulava no mundo bruxo, até ser encontrado pelo filho de Mérope, Tom Riddle - também conhecido como Lord Voldemort.

Voldemort, em sua busca por poder, resolveu transformar os objetos pertencentes aos fundadores de Hogwarts em horcruxes - receptáculos para pedaços de sua alma - e só não obteve sucesso com a Espada de Grifinória. O Medalhão de Sonserina foi usado pelo bruxo, e só viria a ser destruído anos depois, pelas mãos de Rony Weasley, graças à Espada de Grifinória.

Imagem de capa do item

Fantasmas e Diretores de Casa

O fantasma da Sonserina é o Barão Sangrento. Ele se apaixonara por Helena Ravenclaw, a filha da fundadora da Corvinal, e foi incumbido da missão de resgatá-la na Albânia. Quando Helena recusou voltar com ele, o Barão teve um ataque de raiva e a assassinou. Percebendo o que fizera, ele se matou ali mesmo, coberto com o sangue de sua amada.

Durante o progresso da saga, o Diretor da Sonserina é Severo Snape, que também foi um Sonserino durante sua época em Hogwarts. Outro diretor relembrado ao longo da série é Horácio Slughorn.

Imagem de capa do item

Sala Comunal

A Sala Comunal e os dormitórios da Sonserina são localizados nas masmorras do castelo de Hogwarts, logo abaixo do Lago Negro. Por causa de sua localização, a luz nos cômodos é verde e a temperatura sempre está fria.

Harry e Rony já entraram na Sala Comunal da Sonserina, disfarçados como Crabbe e Goyle. Para entrar, basta murmurar uma senha na frente de uma parede úmida.

Imagem de capa do item

Membros famosos

A Sonserina é reconhecida por ser o lugar de onde saiu a maior parte dos antagonistas de Harry Potter. O principal deles é Voldemort, mas outros personagens importantes também possuem suas origens aqui, como a família Malfoy e a família Black (com exceção de Sirius).

Além disso, temos Severo Snape, Dolores Umbridge, Horácio Slughorn e o Mago Merlin.

Imagem de capa do item

Legado

A casa está longe de ser a dona da melhor reputação de Hogwarts. É de entendimento comum que a maior parte dos bruxos malignos surgiu da Sonserina, principalmente Voldemort e seus Comensais da Morte.

Além disso, a casa se tornou um refúgio puritano contra todos os nascidos trouxas, ainda que ela aceite mestiços e alguns membros sejam contra a discriminação, como Horácio Slughorn e Andromeda Tonks.

Imagem de capa do item

Curiosidades

É notável que grande parte dos Sonserinos tenha como forte o preparo de Poções. Além disso, vale ressaltar que a casa abrigou mestiços como Severo Snape e Tom Riddle, o que significa que, com o passar dos anos, o tradicionalismo da casa foi sendo quebrado aos poucos. Como dito pela própria J.K. Rowling, a partir de 2017 a Casa não é mais feita exclusivamente para puro-sangues.

Além disso, grande parte dos estudantes da Sonserina é versado nas artes da Legilimência. Também vale notar que a Casa é a primeira e a última citada na série de livros.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux