Capa da Publicação

Harry Potter – Tudo que você precisa saber sobre a Corvinal!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Etimologia

De todas as casas de Hogwarts, a Corvinal (Ravenclaw) é a mais fácil de decifrar o nome: Raven significa corvo e Claw, garra.

Contudo, essa escolha de palavras, nos livros, não reflete muito bem no símbolo do casa...

Imagem de capa do item

Símbolo

Há, basicamente, dois símbolos da Corvinal: o dos livros e o dos filmes. Nos livros, a casa é representada por uma águia e suas cores são azul e bronze, uma vez que a casa seria o ar dos quatro elementos.

Já nos filmes, há duas alterações consideráveis: as cores da casa passaram a ser azul e prata e o animal que a representa virou um corvo.

Imagem de capa do item

Características dos Corvinais

A Corvinal é uma casa conhecida pela inteligência de seus membros. Ela valoriza a aprendizagem, sagacidade, sabedoria e intelecto.

Além disso, os Corvinais podem ser bem excêntricos, originais e criativos. É comum para eles utilizarem feitiços ou procurarem magias que alunos de outras casas não possuem conhecimento.

Imagem de capa do item

Fundadora

A fundadora da Corvinal foi Rowena Corvinal (ou Rowena Ravenclaw), uma bruxa escocesa conhecida por seu intelecto e criatividade, e relembrada como uma das maiores bruxas de sua época.

Sempre descrita como "bonita, porém intimidadora", Rowena morreu após ficar repentinamente doente. A lenda diz que sua morte surgiu em decorrência do coração partido, após ver sua filha - que se tornaria a fantasma da Corvinal - fugir e morrer nas mãos do Barão Sangrento.

Imagem de capa do item

Objeto de valor

O principal objeto de valor de Rowena Ravenclaw é o Diadema. Reza a lenda que o utensílio, quando utilizado, aumentava a sabedoria de seu usuário, o que faz completo sentido, relembrando o fato dele ter pertencido à fundadora da Corvinal.

O objeto foi roubado por Helena Ravenclaw, a filha de Rowena, e escondido em uma árvore oca, onde passou anos sem ser encontrado. Séculos depois, Tom Marvolo Riddle conseguiu convencer o fantasma de Helena a contar a localização do objeto. Uma vez descoberto, Riddle - futuro Voldemort - o utilizou para fazer uma Horcrux, e o escondeu na Sala Precisa de Hogwarts, até ele ter sido destruído por Vincent Crabbe com Fogomaldito.

Imagem de capa do item

Fantasmas e Diretores de Casa

A fantasma da Corvinal é a única a ter relação direta com a fundadora da casa. Trata-se de Helena Ravenclaw, filha de Rowena. Invejando a atenção dada para sua mãe, Helena fugiu para a Albânia com o Diadema Perdido de Corvinal. Rowena, doente, resolveu mandar um nobre para buscá-la. Esse nobre, que viria a se tornar o Barão Sangrento da Sonserina, em um momento de ira, assassinou Helena, que virou a Dama Cinzenta. Percebendo o que fizera, ele se matou logo em seguida, ainda coberto do sangue de sua amada.

Já o Diretor da Corvinal, na época em que Harry e seus amigos frequentaram Hogwarts, foi Filio Flitwick. Pouco se sabe a respeito de como ele chegou ao posto de Diretor de Casa, mas é de conhecimento geral que ele foi professor de Feitiços desde 1971.

Imagem de capa do item

Sala Comunal

A Sala Comunal e os dormitórios da Corvinal são, assim como os da Grifinória, localizados em uma das torres do castelo de Hogwarts. Ela é espaçosa e circular, e possui janelas arqueadas graciosas. As paredes são recobertas com seda nas cores azul e bronze.

O teto é pintado com estrelas, e perto da entrada dos dormitórios, há uma estátua de Rowena Corvinal. Diferente das outras Casas, não há senha para entrar na Sala Comunal da Corvinal. Para isso, deve-se responder a um enigma lançado por um batente em forma de águia.

Imagem de capa do item

Membros famosos

A Corvinal possui alguns membros bem interessantes ao longo da série. Dos que participaram do círculo de amizades de Harry, podemos destacar Cho Chang e Luna Lovegood.

Além disso, podemos lembrar de Gilderoy Lockhart, Quirinus Quirrell, Sibila Trelawney, além da Murta-Que-Geme.

Imagem de capa do item

Legado

Corvinais são conhecidos por sua competitividade e sabedoria. Assim sendo, a casa formou alguns dos bruxos mais inteligentes do mundo, ou quando não, bruxos espertos e astuciosos o suficiente para conseguirem o que querem através de esquemas - como é o caso de Quirrell e Lockhart.

Apesar disso, a casa não é conhecida por formar muitos bruxos malignos - com exceção de Quirrell -, e não possui grandes rivalidades com outras casas - com exceção no Quadribol, onde a casa é bastante competitiva, especialmente com a Lufa-Lufa.

Imagem de capa do item

Curiosidades

A Corvinal, assim como a Lufa-Lufa, é uma casa comumente esquecida por quem não é fã da série ou só conhece da história "por cima". Contudo, os fãs da série admiram bastante as duas casas.

O Chapéu Seletor considerou colocar tanto Hermione Granger quanto Minerva McGonagall na casa, mas as duas foram selecionadas para a Grifinória.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux