Capa da Publicação

Harry Potter MBTI: Descubra quais personagens da franquia tem a sua personalidade

Por Nick Narukame

Descobrir que compartilha aspectos da personalidade com aquele personagem favorito é sempre uma grande surpresa para os fãs de qualquer saga como Harry Potter. Seja o signo do zodíaco, o tipo sanguíneo ou qualquer coisa do tipo, é sempre uma satisfação se sentir representado em uma obra da qual se gosta.

Sendo a classificação de personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) a mais comentada da vez, é claro que ela também não poderia ficar de fora desse grupo e, abaixo, você poderá ver um personagem para cada uma das 16 personalidades da tipologia de Myers-Briggs na saga Harry Potter.

Imagem de capa do item

Lilian Potter – ESFJ

Pessoas com a mesma tipologia comportamental que Lily costumam conseguir fazer amizades com muita facilidade. São daquele tipo de pessoa que reúne todas as tribos – das mais variadas possíveis – em sua festa de aniversário.

Mas não são apenas “colecionadores de amizades”, eles realmente são como “ímãs sociais” e sua luz atrai as pessoas naturalmente. São também muito apegados aos seus valores e irão proteger aqueles que lhe são importantes com todas as forças que possuem, exatamente como Lilian.

Imagem de capa do item

Severo Snape – ISTJ

As pessoas ISTJ costumam ser bastante racionais e introvertidos, não tolerando brincadeiras tidas por eles como “inúteis” e preferindo sempre concluir seus trabalhos sozinhos. Essa descrição, sem dúvidas, os deixa próximos de Severo Snape.

O professor de Poções de Hogwarts sempre se manteve muito quieto, sendo mais racional do que qualquer outro personagem da saga. Executou seu objetivo de proteger Harry com maestria mesmo isso lhe custando a vida, se mostrando alguém focado e perfeito exemplo de um ISTJ.

Imagem de capa do item

Rúbeo Hagrid – ISFP

Assim como as pessoas ISFP, Hagrid conquista as pessoas com facilidade, apesar de ser introvertido. Ele prefere não ser o centro das atenções e está sempre buscando ver o melhor lado tanto das pessoas quanto das criaturas com as quais lida.

Pessoas como Hagrid tendem a ser amigos extremamente leais e estão sempre dispostas a enfrentar qualquer desafio em prol daqueles que são importantes para eles.

Imagem de capa do item

Dobby – INFJ

Pessoas como o elfo doméstico mais querido de toda a saga costumam ser extremamente fiéis aos seus ideais. Mesmo sendo introvertidos, não hesitam em apostar todas as suas fichas nas questões que acreditam valer a pena.

Podemos notar essa característica em Dobby diversas vezes, mas principalmente quando ele dá a vida para salvar Harry e seus amigos, mostrando que confiava plenamente nele para salvar o mundo bruxo e derrotar Lorde Voldemort.

Imagem de capa do item

Fred e Jorge Weasley – ESFP

Dizer que a energia de um ESFP é caótica pode parecer uma ofensa em primeira análise, mas, na verdade, quando se coloca em algumas perspectivas, esse pode ser o melhor dos elogios. Assim como os gêmeos Weasley, duas representações exatas de ESFPs, pessoas com essa tipologia comportamental tendem a fazer de tudo para que as pessoas à sua volta se divirtam e também adoram transformar a vida de seus inimigos em um verdadeiro inferno.

São naturalmente o centro das atenções por onde passam e gostam bastante disso, não possuindo problemas em fazer e manter amizades. Uma festa jamais será monótona se tiver os gêmeos Weasley na lista de convidados.

Imagem de capa do item

Alastor Moody – ENTP

Conhecido como um dos maiores aurores de todos os tempos, Alastor Moody é um exemplo perfeito de alguém com uma personalidade ENTP. Pessoas dessa tipologia tendem a ser questionadoras e não muito favoráveis a seguir costumes tradicionais. Não é à toa que são eles os conhecidos como os “inovadores” entre os demais tipos, sempre buscando formas mais “fora da casinha” para realizar suas tarefas.

Uma prova de que Moody era adepto de formas não tradicionais seria o fato de que, mesmo demonstrando imperdoáveis em sala de aula enquanto lecionava para alunos do quarto ano, ninguém desconfiou que quem estava fazendo aquilo era o Comensal da Morte Bartolomeu Crouch Jr e não o próprio Moody. Isso faz com que fosse algo esperado dele uma atitude como essa.

Imagem de capa do item

Dolores Umbridge – ESTJ

Pessoas dessa tipologia comportamental tendem a ser administradores excelentes, sendo conhecidas como os “executivos” entre os demais. Possuem um apego às leis e normais fora do comum e dificilmente se verá um deles quebrando alguma regra, muito pelo contrário: irão lutar pela ordem acima de qualquer coisa.

Essa descrição te lembrou de alguém? Sim. Dificilmente se verá entre os personagens de Harry Potter alguém mais apegado ao tradicionalismo e às normais sociais que Dolores Umbridge. Embora ela use tudo isso de forma maldosa, seu talento nato para administração merece alguma nota.

Imagem de capa do item

Luna Lovegood – INFP

Luna Lovegood se mostra uma pessoa bastante sensível e, talvez por viver com a cabeça “nas nuvens” muitos acabem se esquecendo do quão racional ela pode vir a ser. Inteligente como poucos, ela vê os diversos lados de uma situação e consegue dar conselhos muito instrutivos sobre coisas das mais diversas.

Acredita em coisas lúdicas sem precisar de provas concretas para isso e se mostra firme em defender suas crenças. Isso faz com que as pessoas a sua volta a tenham como alguém excêntrico, mas é toda a sua excentricidade que faz com que ela seja tão divertida.

Imagem de capa do item

Neville Longbottom – ISFJ

Neville é um dos melhores exemplos de alguém ISFJ que poderá se encontrar na franquia Harry Potter. Tidos como os “Defensores” entre os demais tipos, as pessoas ISFJ possuem um nível de empatia muito forte e podem se transformar em feras para defender aqueles que são importantes para eles.

Na série, vemos Neville se transformar do menino quieto e assustado no mesmo que empunhou a espada de Grifinória para matar Nagini, uma das horcruxes de Lorde Voldemort. Mas, isso não quer dizer que ele deixou de sentir medo, ele apenas aprendeu a trabalhar seus defeitos e enfrentá-los uma vez que o destino de pessoas amadas dependia dele, colocando a proteção em primeiro lugar, mas não querendo fazer questão de nenhuma glória para si, ou de ser o centro das atenções de alguma forma, afinal, ele ainda era introvertido.

Imagem de capa do item

Gina Weasley – ESTP

Muitos podem pensar em Gina como alguém introvertido se tiver apenas a experiência proporcionada pelos filmes, mas aqueles que leram os livros sabem que ela só se mostrou assim no início, quando próxima a Harry. Com o tempo, a mais nova dos irmãos Weasley mostra a pessoa extrovertida que era, tendo várias pessoas ao seu redor e também alguns romances.

Ela se mostra uma pessoa decidida e firme, assim como todos os de mesma tipologia que são conhecidos como os “realizadores”, que gostam de resolver problemas dos mais difíceis, sendo práticos e analistas. Ela é o “porto seguro” de Harry nos últimos livros e lhe garante a força necessária para conseguir realizar suas tarefas com seu apoio e presença forte.

Imagem de capa do item

Voldemort – INTJ

Estrategistas natos, pessoas INTJ costumam ser muito inteligentes e tem plena noção disso. Sua autoconfiança, no entanto, pode até intimidar algumas pessoas. Geralmente não gostam muito de falar, sendo mais do tipo que age. Mas não agem sem pensar e ver todas as possibilidades que suas ações podem gerar antes de concretizá-las.

Tom Riddle, antes de se tornar o Lorde das Trevas, se mostrou bastante calculista e todos os seus passos foram muito ensaiados até ter a possibilidade de concretizar seus objetivos. Uma pena ter usado toda essa sabedoria para o mal, uma vez que seu poder mental natural poderia ser muito bem aproveitado para o bem também.

Imagem de capa do item

Alvo Dumbledore – ENFJ

Mesmo que Dumbledore seja reservado e bastante quieto na maioria das vezes, seu magnetismo pessoal é indiscutível fazendo com que o diretor consiga silenciar uma sala inteira com apenas uma palavra. Ele é dotado de uma empatia digna de nota e está sempre pronto para tentar fazer de Hogwarts – e do mundo – um lugar melhor para os outros.

Oferecendo conselhos úteis e conversando com as pessoas quando elas mais precisam, Alvo é um dos personagens mais humanos da franquia, mostrando que consegue ver através da dor e dos sentimentos dos outros, entendendo como estão e o que precisam. Exatamente como um bom representante dos ENFJ.

Imagem de capa do item

Minerva McGonagall – ENTJ

Uma líder nata, Minerva McGonagall pode facilmente se encaixar como uma ENTJ, os “Comandantes” entre os demais tipos. Ela é o tipo de pessoa que faz com que as pessoas a sigam naturalmente, sem questionar suas ordens.

Ela é justa em seu julgamento e jamais dá qualquer tipo de ordem com base em seu julgamento pessoal, fazendo dela uma líder ainda mais formidável. Mesmo enquanto Dumbledore ainda era o diretor da escola, as ordens de Minerva jamais eram questionadas por alunos ou colegas de trabalho, exceto por Umbridge, é claro.

Imagem de capa do item

Hermione Granger – INTP

Tidos como os “Pensadores” entre as demais personalidades, os INTPs tendem a ser individualistas e se darem menos a interações sociais. No primeiro livro em específico é notório esse lado de Hermione. Ela é uma pessoa racional, lógica e cheia de pensamentos dos mais diversos, sempre mostrando uma teoria pronta quando os problemas surgem.

Sem ela, com certeza, Harry e Rony não teriam chegado tão longe, uma vez que a menina é todo o cérebro do grupo. A maior representante dos INTPs da saga.

Imagem de capa do item

Rony Weasley – ENFP

Se Hermione pode ser considerada o cérebro do trio principal, Rony com certeza seria o coração. O rapaz é caloroso, alegre, talentoso e imaginativo, exatamente como os membros da tipologia comportamental ENFP.

Dotados de um espírito livre, eles gostam de cultivar as relações que estabelecem com os outros. Costumam se dar bem na posição de líder, embora não estejam exatamente interessados nela. Rony pode ser atrapalhado e não dar ideias funcionais todas as vezes, mas, sem sombra de dúvidas, ele é parte importante dos planos, ajudando a montar a linha de raciocínio usada pelo grupo muitas vezes no decorrer da história.

Imagem de capa do item

Harry Potter – ISTP

O protagonista da série pode ser facilmente encaixado como um ISTP. Aqueles que, mesmo introvertidos, ainda conseguem moldar as pessoas a sua volta, convencê-las de seus ideais e se transformar em verdadeiro exemplo a ser seguido

Conhecidos como os “Virtuosos” ou “Artesãos” entre os demais tipos, os ISTPs geralmente são impulsivos e não temem a quebra das regras se julgarem que esse seria o caminho certo a ser percorrido. Preferem não planejar as coisas e, por isso, sua vida está sempre em constante movimento causado pelas reações de suas ações impulsivas.

Imagem de perfil
Nick Narukame

Graduada em Letras pela UFF, moradora do fim do mundo, escritora amadora e cosplayer sem talento. Dotada com o superpoder de fazer as piadas mais sem graça da face da terra. Se quiser alimentar, dê chocolate. || @narukamenick