Capa da Publicação

Harry Potter: As frases mais marcantes da franquia

Por Gus Fiaux

Uma das sagas mais queridas e importantes para uma verdadeira legião de fãs, Harry Potter deixou ensinamentos importantes e muito pertinentes. A história do Menino Que Sobreviveu seguiu uma geração, nos acompanhando em nossos melhores e piores momentos.

Toda a franquia de livros e filmes trouxe várias frases e diálogos muito marcantes, que até hoje são lembrados e repetidos pelos fãs ao redor do mundo. E pensando justamente nessas frases, nós separamos aqui as 15 citações mais marcantes de Harry Potter

Imagem de capa do item

Convite à aventura

"Você é um bruxo, Harry"

A frase é dita por Rúbeo Hagrid logo no comecinho de Harry Potter e a Pedra Filosofal e é um dos momentos mais memoráveis da franquia até hoje. Os fãs se lembram muito bem do senso de aventura e esperança que essas palavras inspiraram no jovem bruxo.

Imagem de capa do item

Espertinha

"É leviÔsa, e não leviosÁ!"

Você provavelmente já repetiu essa frase dezenas de vezes. É um dos momentos mais divertidos de Harry Potter e a Pedra Filosofal e também é uma excelente apresentação de quem é Hermione Granger no começo de sua estadia em Hogwarts - tão inteligente que até tinha problemas para se enturmar.

Imagem de capa do item

O segredo de Ojesed

"Não vale a pena viver sonhando, Harry, e se esquecer de viver..."

Alvo Dumbledore é um bruxo sábio e muito importante, e não será a única vez que o veremos nesta lista. Durante o ano letivo de A Pedra Filosofal, Dumbledore encontra Harry Potter fascinado com o Espelho de Ojesed e o alerta para os perigos de viver na fantasia e esquecer do mundo real.

Imagem de capa do item

Coisas mais importantes

"Livros... e inteligência. Há coisas mais importantes, como amizade e bravura."

Ao fim de todas as aventuras do primeiro livro/filme, Harry Potter e Hermione Granger conversam enquanto estão nas masmorras de Hogwarts. Harry lembra como Hermione é inteligente e, em resposta, a bruxa mostra como livros não são tudo e como sentimentos e amizades também são muito importantes.

Imagem de capa do item

Aviso sombrio

"A Câmara Secreta foi aberta. Inimigos do herdeiro, cuidado!"

No segundo ano letivo de Harry, Rony e Hermione, nós somos apresentados a uma ameaça sinistra quando a Câmara Secreta é aberta após cinquenta anos. Logo, alunos nascidos trouxas são transformados em alvos, e o misterioso aviso pintado em sangue aparece na parede...

Imagem de capa do item

Hermione e suas sábias palavras

"O medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa"

Ainda durante a história de Harry Potter e a Câmara Secreta, vemos Hermione Granger se impondo quanto a um costume bem popular no Mundo Bruxo - o receio de se falar o nome de Voldemort. Ela então nos lembra que o medo do nome é só uma forma de aumentar a reputação e o temor pelo próprio sujeito.

Imagem de capa do item

O poder da escolha

"Não são as nossas habilidades que revelam quem realmente somos. São as nossas escolhas"

Porém, depois de todos os eventos de seu segundo ano letivo, Harry Potter descobre sua ligação com Lord Voldemort e começa a temer pelo que isso significa em seu futuro. Contudo, Alvo Dumbledore faz questão de lembrá-lo que o nosso caráter está nas nossas escolhas e não em nossos talentos e habilidades inatas.

Imagem de capa do item

Senha dos Marotos

"Juro solenemente que não farei o bem" / "Malfeito feito"

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, somos apresentados a outro elemento bem importante da saga: o adorado Mapa do Maroto, que revela todos que estão na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Para revelar seu conteúdo, é necessário falar a emblemática frase. E para escondê-lo? Basta dizer "Malfeito feito".

Imagem de capa do item

Basta lembrar de acender a luz

"Como sabem, pode se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz"

No começo de O Prisioneiro de Azkaban, sabemos que o perigoso Sirius Black está à solto e os Dementadores estão fazendo rondas nos terrenos de Hogwarts. Alvo Dumbledore não gosta da presença dessas criaturas, mas lembra aos alunos como eles podem combater o sentimento de tristeza e depressão causado pelos guardas de Azkaban.

Imagem de capa do item

Sonhos

"Porque nos sonhos entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano ou flutue na mais alta nuvem"

Depois, Alvo Dumbledore mergulha no mundo onírico. Tudo acontece quando os alunos da Grifinória precisam dormir no Grande Salão depois que Sirius Black invade os terrenos do colégio. Ele apela para que Severo Snape deixe os alunos (em especial Harry) dormirem em paz, para que possam ter uma noite de sonhos libertadores.

Imagem de capa do item

Uma bruxa sensacional

"Das bruxas da sua idade, você é a mais inteligente"

Muitas pessoas falam essa frase ao longo dos livros e filmes de Harry Potter. E não há maior atestado à inteligência e à sabedoria de Hermione Granger que isso. A bruxinha é uma das protagonistas da franquia não por acaso, mas por ser uma das feiticeiras mais geniais que já existiu no Mundo Bruxo.

Imagem de capa do item

Dualidade humana

"O mundo não se divide entre gente boa e Comensais da Morte. Todos temos luz e trevas dentro de nós, o que importa é o lado do qual decidimos agir"

Quando Sirius Black é revelado como um herói injustiçado ao fim de Prisioneiro de Azkaban, ele desenvolve um grande laço com seu afiliado. Harry Potter e a Ordem da Fênix nos mostra como essa relação se constrói, quando Harry começa a duvidar de si mesmo por seus sonhos e visões. Aqui, Sirius nos dá uma aula sobre como o mundo não é dividido de forma tão unidimensional.

Imagem de capa do item

A nada humilde opinião de Dumbledore

"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também remediá-los"

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, sabemos que Alvo Dumbledore está morto - mas isso não impede o professor de aparecer em uma espécie de "pós-vida", para onde Harry é mandado depois que Voldemort destrói a Horcrux que vivia nele. Nesse breve encontro no limbo, Alvo nos dá mais palavras de sabedoria, lembrando inclusive do poder que as palavras têm.

Imagem de capa do item

Sábio conselho

"Não tenha pena dos mortos. Tenha pena dos vivos. E acima de tudo, daqueles que vivem sem amor"

Ainda nessa cena, temos outro diálogo que ficou marcado eternamente na cabeça dos fãs, justo quando Harry Potter encontra o "fragmento" da alma de Voldemort que vivia nele e começa a demonstrar pena. Alvo Dumbledore então o lembra que faz mais sentido ter pena dos vivos e não daqueles que já partiram.

Imagem de capa do item

A redenção do Príncipe Mestiço

"Depois de todo esse tempo?" / "Sempre"

Severo Snape talvez seja uma das figuras mais trágicas de toda a saga - e isso só nos é revelado em Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando descobrimos todo o seu amor secreto por Lílian Evans. Um diálogo em especial entre ele e Alvo Dumbledore acabou marcando os fãs e tornando-se uma das frases mais populares da saga, quando o Mestre das Poções revela que nunca deixou de amar a mãe de Harry.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux