As figuras históricas que fazem parte do universo de Harry Potter

Capa da Publicação

As figuras históricas que fazem parte do universo de Harry Potter

Por Gus Fiaux

Ainda que seja ambientado em um mundo fantástico repleto de magia, o Mundo Bruxo que engloba as sagas de Harry Potter Animais Fantásticos compartilha de várias  semelhanças e particularidades com o nosso universo – na realidade, existe uma barreira invisível entre o “mundo bruxo” e o “mundo dos trouxas”, mas algumas personalidades e figuras histórias são conhecidas por ambas as comunidades.

Dentro dos sete livros de Harry Potter, os filmes de Animais Fantásticos, além dos textos publicados no PottermoreJ.K. Rowling fez questão de povoar sua saga não apenas com personagens fictícios, mas também com pessoas reais que possuem um dedo na política da Inglaterra ou até mesmo no ocultismo. Aqui, listamos 8 figuras históricas que são citadas no Mundo Bruxo

Imagem de capa do item

Rainha Vitória

Regente do Reino Unido de 1837 até sua morte, em 1901, a Rainha Vitória deixou um vasto legado cultural para o mundo, já que foi durante seu reinado que tivemos uma proliferação do gótico na literatura, além de muitos eventos que ditaram o curso da história da humanidade. E ela também é mencionada no Mundo Bruxo, graças ao Pottermore.

No site oficial de Harry Potter e seus derivados, Vitória era uma amiga bem próxima de Evangeline Orpington, que foi Ministra da Magia de 1849 a 1855. As duas eram bem próximas, mas Vitória jamais sequer desconfiou do envolvimento de Evangeline com magia. Além disso, o site ainda revela que Vitória tinha uma família cheia de bruxos escondidos.

Imagem de capa do item

Frederick North

Ainda falando de figuras políticas da Inglaterra e Grã-Bretanha, outra pessoa citada é Frederick North, que foi o primeiro ministro do reino entre 1770 a 1782. Ele foi o responsável por liderar o Reino Unido durante a mítica Guerra de Independência dos Estados Unidos - que como sabemos, terminou com a derrota dos britânicos e a emancipação total da colônia americana.

Segundo o Pottermore, Frederick teve que pedir ajuda ao Ministro da Magia Porteus Knatchbull, para encontrar uma variedade de soluções mágicas e poções para curar o Rei George, que sofria de graves doenças mentais. O ministro foi tirado do poder assim que o povo britânico começou a suspeitar de seu envolvimento com bruxaria.

Imagem de capa do item

Angus Buchanan

Nem sempre figuras muito famosas são citadas nesse universo. Muitas vezes, J.K. Rowling decidiu honrar pessoas mais desconhecidas e dar a elas um curioso histórico no Mundo Bruxo. Foi assim com Angus Buchanan, um jogador de rúgbi e críquete escocês - que por sua vez, era conhecido por ter jogado no primeiro time de rúgbi da Escócia.

De acordo com o Pottermore, Angus era um aborto - ou seja, um bruxo que nasceu sem a capacidade de praticar magia. Ele teria escrito um livro bem influente chamado "Minha Vida Como um Aborto", no qual descreve a luta contra o preconceito na comunidade bruxa e como acabou achando um lar entre os trouxas.

Imagem de capa do item

Paracelso

Além das figuras políticas, Harry Potter e seus derivados possuem várias menções a pessoas envolvidas com ocultismo, bruxaria e alquimia na vida real - e um caso bem famoso é Paracelso, um médico renascentista conhecido por seu trabalho nos campos da alquimia e da teologia. Considerado o pai da toxicologia, ele foi uma figura importantíssima na revolução médica alemã.

No Mundo Bruxo, o personagem possui sua própria carta nos Sapos de Chocolate, sendo uma figura histórica muito influente no meio mágico. Dos seus grandes feitos, o maior é ter descoberto a ofidioglossia - ou seja, a habilidade de conversar com cobras. Há inclusive um busto em homenagem a ele na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Imagem de capa do item

Cornélio Agrippa

Outro importante filósofo que também existe no mundo de Harry Potter é Cornélio Agrippa, que foi matemático, teólogo, físico, professor e até soldado, além de ter sido contemporâneo de Paracelso. Agrippa teve forte participação na ascensão do ocultismo moderno, tendo escrito o compêndio Três Livros de Filosofia Oculta.

No Mundo Bruxo, essa proximidade com o estudo da maria fez com que ele fosse perseguido e aprisionado pelos trouxas. Isso o transformou em um mártir para a comunidade bruxa, e ele também ganhou sua própria carta nos Sapos de Chocolate - inclusive, essa é uma das duas cartas que faltava para que Rony Weasley completasse sua coleção...

Imagem de capa do item

Cláudio Ptolomeu

A outra carta pertencia a Cláudio Ptolomeu, um matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e músico grego. Suas teorias e estudos foram essenciais para a filosofia durante o Império Bizantino e a Idade Média. Entre os feitos mais memoráveis do cientista, está a separação do campo científico e místico dos estudos dos astros, já que até então ambos eram considerados o mesmo.

Embora o personagem também ganhe destaque nos Sapos de Chocolate, pouco se sabe sobre o seu envolvimento no Mundo Bruxo. Se levarmos em conta que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts possui toda uma disciplina de astronomia, é provável que esse campo tenha sido desbravado por Ptolomeu na comunidade mágica assim como no mundo trouxa.

Imagem de capa do item

Nicolau Flamel

Esse é um nome importante pois, de todos os da lista, é o único que apareceu em um filme do Mundo Bruxo - mais precisamente o polêmico Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Mais que isso, ele também é citado em Harry Potter e a Pedra Filosofal (tanto o livro quanto o filme) por ter sido o criador dessa pedra mística.

Nicolau Flamel também era um alquimista no mundo real. Ele era escritor e havia nascido na França, mas só alcançou popularidade após sua morte, já que vários textos seus começaram a ser descobertos (e outros ainda foram atribuídos a ele, ainda que não se tenha certeza de sua autoria). Para muitos, ele de fato havia descoberto a Pedra Filosofal e alcançado a imortalidade.

Imagem de capa do item

Merlin?

Boa parte das Lendas Arthurianas e os personagens que as protagonizam ainda são motivo de incansáveis debates no meio histórico e acadêmico. Por mais que não haja registros concretos sobre Rei Arthur, Merlin e diversos desses seres míticos, não há provas de que eles também não existiram, além da possibilidade de terem sido inspirados por figuras reais.

No caso de Merlin e outros personagens mágicos como Morgana, há várias citações nos livros de Harry Potter e em outras obras do Mundo Bruxo. Merlin foi aluno de Hogwarts e estudou na Sonserina, tendo sido um dos bruxos mais importantes da história. Já Morgana le Fay possuía vasto conhecimento das artes das trevas e era um Animago capaz de virar pássaro.