Dobby: Tudo sobre o Elfo Doméstico de Harry Potter

Capa da Publicação

Dobby: Tudo sobre o Elfo Doméstico de Harry Potter

Por Equipe Legião dos Heróis

Um dos personagens mais icônicos do Mundo Bruxo, Dobby, o Elfo Doméstico é um grande queridinho dos fãs. Tendo feito sua primeira aparição em Harry Potter e a Câmara Secreta, o personagem foi uma peça crucial na jornada do bruxinho, e sua trajetória é marcada por momentos emocionantes e trágicos.

Com boas intenções e atitudes um tanto quanto questionáveis, o elfo se tornou um baita aliado para Harry e seus amigos, e salvou a vida do menino mais de uma vez. Mas você sabe tudo sobre um dos personagens mais queridos desse mundo mágico? Aqui, listamos tudo que você precisa saber sobre Dobby!

Imagem de capa do item

Quem é Dobby?

Dobby é um elfo doméstico que passou boa parte de sua vida servindo à Família Malfoy. Após descobrir um complô para acabar com a vida de Harry Potter, ele interfere e tenta impedir o menino de ir até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em seu segundo ano letivo. Posteriormente, a trama é descoberta e Dobby é liberto por Harry, que o presenteia com uma meia velha.

O personagem então retornou ao longo da franquia esporadicamente, quase sempre ajudando Harry em tarefas difíceis e complicadas. O personagem teve sua última aparição em Harry Potter e as Relíquias da Morte, e acaba se sacrificando para salvar a vida do bruxo. Até hoje, sua morte é uma das mais trágicas e emocionantes de toda a franquia.

Imagem de capa do item

Aparições de Dobby

Nos livros, a história de Dobby é bem mais complexa que nas adaptações para o cinema. Ele fez sua primeira aparição em Harry Potter e a Câmara Secreta, mas apareceu novamente em O Cálice de Fogo (no livro, é ele quem dá guelricho para Harry competir na Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo). Além disso, ele também dá as caras em A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte.

Nos filmes, seu papel foi substancialmente reduzido, e ele aparece apenas em Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1. Muitos fãs reclamam da falta de profundidade dada ao personagem nos filmes, que aparece apenas para morrer no final e salvar o Menino Que Sobreviveu.

Imagem de capa do item

Dobby e outros Elfos Domésticos

A questão dos Elfos Domésticos no Mundo Bruxo sempre foi complicada. Em tese, eles foram criados para servir as famílias bruxas, como escravos, e muitos deles gostam disso - tanto que, quando Hermione Granger funda o Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos no quarto livro, muitos ficam revoltados com ela.

Dobby, por sua vez, interage com dois outros elfos importantes ao longo da saga. A primeira delas é Winky, elfa que servia à Família Crouch e que, após ser demitida, acaba se entregando ao alcoolismo. Depois, Dobby também tem várias interações com Monstro, o elfo que servia na Mansão Black.

Diferente dos demais de sua espécie, Dobby sempre apreciou a liberdade e era visto com maus olhos por outros elfos. Ao ser liberto, ele se dedicou a trabalhar na cozinha da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas por receber um salário, ele era visto como uma aberração por outros elfos.

Imagem de capa do item

A morte de Dobby

Tanto no último livro quanto no penúltimo filme, Dobby exerce um papel importantíssimo. Quando os heróis são sequestrados e levados para a casa da Família Malfoy, onde são torturados pelos Comensais da Morte, é o elfo quem surge para libertá-los. Para isso, ele se volta contra seus antigos mestres e acaba provocando a ira deles.

Dobby consegue se segurar nos heróis e usa seus poderes mágicos para aparatá-los para perto do Chalé das Conchas, onde mora um dos irmãos de Rony Weasley. Porém, Belatriz Lestrange atira uma faca pouco antes do feitiço ser completo, e Dobby acaba morrendo por conta da perda de sangue, bem nos braços de Harry.

Imagem de capa do item

Poderes de Dobby

Como outros elfos domésticos, Dobby possui uma série de dons mágicos, graças às suas origens. Embora sua magia não seja tão forte quanto a de um bruxo, ele pode realizar uma série de feitos - e como outros elfos domésticos, ele emprega boa parte dessas habilidades enquanto serve a outras famílias de bruxos.

Entre suas capacidades, ele pode aparatar, fazer objetos levitarem e até mesmo disparar rajadas mágicas de suas mãos. Ele também pode afetar outros objetos com sua magia, como fez durante Harry Potter e a Câmara Secreta, quando impediu Harry e Rony de atravessarem a plataforma para o trem de Hogwarts, ou quando mexeu no Balaço Errante para afetar o próprio Harry durante uma partida de Quadribol.

Vale mencionar: apesar de não serem tão poderosos quanto os bruxos que usam varinhas, Dobby possui no sangue um tipo de magia muito antiga. É dito que os elfos domésticos não conhecem toda a escala de seu poder, em grande parte por serem maltratados e escravizados. Por outro lado, vale dizer que eles são um dos poucos seres mágicos capazes de fazer magia sem precisar do auxílio de uma varinha.

Imagem de capa do item

Um memorial controverso para Dobby

A morte de Dobby provocou um grande impacto não apenas no Mundo Bruxo, mas também no mundo real, entre os fãs da franquia. Tido como um verdadeiro herói, o elfo ganhou um memorial próprio em uma praia do País de Gales, onde foi filmada a cena de sua morte e onde seu túmulo é erguido pelo próprio Harry Potter.

Todos os anos, centenas de visitantes chegavam na praia e deixavam os seus próprios "tributos" para o elfo, o que incluía pares de meias e outros itens de vestuário (lembrando que a única forma de se libertar um elfo doméstico é dando a eles roupas novas). No entanto, os tributos deixados pelos fãs foram se tornando um verdadeiro problema ambiental, com autoridades do País de Gales pedindo às pessoas que parassem de deixar meias no local.

Em um comunicado oficial, o National Trust Wales disse: "O memorial de Dobby continuará na praia Freshwater West para que as pessoas possam aproveitá-lo. O Trust só pede que os visitantes tirem apenas fotos quando visitarem o memorial, para proteger a vida silvestre. Itens como meias, penduricalhos e conchas pintadas podem entrar no meio-ambiente marinho, causando problemas na cadeia alimentar e colocando a vira aquática em risco."